Brasil,

E-commerce no Brasil cresce e torna-se mais fácil investir

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Investir em e-commerce, hoje, é uma necessidade e um desafio para novos comerciantes. Entender o cenário é o primeiro passo para uma ação bem-sucedida.

O e-commerce tem garantido novas possibilidades aos comerciantes de todos os segmentos e faturamentos. O setor já estava em alta há alguns anos, e com o agravamento da pandemia, a necessidade de adaptar-se a um modelo de negócio à distância trouxe novos desafios e possibilidades ao comércio.

Segundo dados do E-bit/Nielsen, em 2020 as vendas do e-commerce brasileiro aumentaram em 70% em relação ao ano anterior, movimentando 86,4 milhões de reais. Muito desse impulsionamento deveu-se à quantidade inédita de compradores online. Na mesma pesquisa, foi constatado que 47% do público consumidor no e-commerce o fez pela primeira vez.

Além do aumento gradativo de vendas e compradores, outras novidades surgiram para os donos de lojas virtuais. Um exemplo é o Pix, nova modalidade de pagamentos que soma-se ao Ted e ao Doc como formas de pagamento em débito, agilizando compras principalmente via aplicativos.

Outro exemplo conhecido é o “comércio conversacional”, modalidade que foi indiretamente por muitos comerciantes de pequenas e médias empresas como medida emergencial às normas de isolamento social. Nele, todo o atendimento, mostruário de produtos e pagamentos são resolvidos não por lojas virtuais, mas por marketplaces presentes em redes sociais. A recente inclusão de pagamentos via apps como WhatsApp, Facebook e Instagram tornaram as medidas ainda mais rápidas para novos comerciantes.

Com um mercado mais atrativo para novos comerciantes, somado à necessidade de uma adaptação aos métodos tradicionais de comércio, a possibilidade de investir em um e-commerce é maior.

Os desafios para os novos empreendedores digitais

Embora tenham várias alternativas para um comerciante investir nas vendas online, essas opções não estão isentas de desafio, a começar por entrar no mercado. Além da alta concorrência, é preciso investir categoricamente nos aspectos logísticos e de usabilidade.

Dentro da mesma pesquisa promovida pela e-bit/Nielsen, uma das maiores reclamações dos usuários, novos e antigos, é quanto às entregas desses produtos. Existem uma série de fatores que podem contribuir para a demora na entrega, entre outros problemas:

falta de um sistema de acompanhamento de pedidos;
limitações de entregas feitas pelos Correios;
distância entre a saída do produto e o local da entrega;
questões gerais de logística.
Essas questões são pertinentes para novos comerciantes nos meios virtuais, e ainda maior para quem já está ativo no mercado, primariamente para garantir o retorno desses compradores.

A usabilidade, por sua vez, é entregar uma experiência de compra intuitiva para os clientes. O que vai desde a escolha de uma plataforma de e-commerce, até o atendimento por intermédio das redes sociais.

O comércio conversacional

Sobre este último aspecto, o comércio conversacional tem recebido maior destaque. Com 83% dos brasileiros utilizando o WhatsApp para compras, segundo dados da Accenture, a ferramenta junto aos recursos recentes de outras redes sociais, tem se tornado a alternativa viável para quem entrou agora no segmento digital.

Com a recente aprovação do Banco Central para transações bancárias dentro do aplicativo de bate-papo, a categoria ganha uma abrangência ainda maior para o e-commerce, uma vez que demanda menos ações para os comerciantes entrarem em contato com seus clientes, ao passo que estes não dependem de vários procedimentos para compras.

Escolha da plataforma de e-commerce é fundamental

A escolha de uma plataforma de e-commerce, que pode englobar vendas por aplicativos de chat e recursos gerais para uma usabilidade adequada ao negócio, pode tornar-se complexa à medida que a variedade de opções, preços e recursos geram muitas dúvidas aos novos investidores.

“Não é incomum que muitos novos empreendedores e vendedores sejam muito calculistas na hora de escolher uma plataforma, com a expectativa de que dê certo.”, pontua Uafa Smaili, uma das criadoras da Orbital Commerce, plataforma de e-commerce direcionada para novos empreendedores.

“O ponto-chave para investimento é garantir que o usuário encontre o vendedor por diversos canais disponibilizados por ele. A integração da sua própria loja online com plataformas de marketplace, além das redes sociais que permitem as transações, garantem mais possibilidades de vendas só pela presença da sua loja, o que a Orbital Commerce”, completa a gestora.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar