Brasil,

Procons estão alertas à atuação das empresas de proteção veicular

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/ Sueli Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Mais uma vez o tema “proteção veicular” voltou a ser destacado no evento sobre consumidores organizado pela CNseg. No segundo dia, nesta terça, dia 27, em que o assunto era a importância do diálogo institucional, tanto Filipe Vieira, presidente da Associação Brasileira de Procons, quanto o especialista em direito do consumidor, Ricardo Morishita, abordaram o tema demonstrando preocupação.

Ao apontar a questão do diálogo, Filipe contou que os Procons têm visto empresas dizendo terem atuado conforme as regras. Para ele, o diálogo entre consumidores de seguros e empresas parece ter pouca significância “ao colocar à margem do entendimento a regularidade daqueles que tomam para si pseudos seguros ou supostos seguros no formato de associações de proprietários de veículos”, disse.

Ele afirmou existir o entendimento de que o nome jurídico não é modificado pelo nome de associação, agremiação. “A natureza jurídica é de um seguro e, lamentavelmente, o beneficiário não se beneficia como um regular consumidor de seguro”.

O advogado Ricardo disse ser de “extrema preocupação a existência desses produtos que não são seguros nem proteção”. Segundo ele, é preciso endereçar essa preocupação e o risco que é imenso.

Para Morishita, as associações praticam poupança popular. “Você não pode tomar o dinheiro das pessoas sendo que depois não dá mecanismos e segurança que vai entregar”, disse. Ele completou ainda que a atuação de tais práticas prejudica as instituições. “Cada vez que o cidadão acredita menos nas instituições é o país indo para um caminho que não há saída porque quando o consumidor vai pro Procon e a empresa desapareceu – esse é o relato que temos ouvido de magistrados, juízes”, ressaltou.

O advogado lembrou que toda associação é legítima perante a Constituição, mas o que acontece com as empresas de proteção veicular não é. Para ele, fraudar o objetivo de uma associação para vender e não dar garantia aos consumidores é abusivo e afeta as seguradoras que ficam com a imagem de um seguro que não funciona. “Como fica a sociedade nesse processo? Precisa ter uma solução. Precisa traduzir para a sociedade uma entrega melhor. Nós podemos e devemos mais”, enfatizou.

Solange Beatriz, diretora de relações de consumo da CNseg, disse que a atuação das empresas de proteção veicular tem levantado preocupação. “Temos um setor sólido de empresas. Não há um risco sistêmico desse setor. Essa solidez foi construída com a regulação e há o cuidado do governo na proteção dessa captação”, sentenciou e demonstrou tranquilidade em saber que os Procons estão atentos e enxergam nessa relação, uma relação de consumo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar