Quando a Experiência do Consumidor é a Prioridade Empresarial
*Rafael Gianesini
A era digital trouxe muitas mudanças para o relacionamento entre pessoas e empresas. O termo customer success, que traduzido para o português significa sucesso do cliente, tem ganhado espaço nas companhias, trazendo estratégias que visam oferecer a melhor possibilidade de resultados, atendendo às necessidades dos parceiros.
Segundo aponta pesquisa da Startups CX Benchmark , realizada pela Zendesk - empresa de desenvolvimento de software com sede na California - companhias que investem em customer experience nos primeiros estágios crescem e escalam seus negócios de forma mais acelerada que as demais, simplesmente por colocarem o cliente no centro de todos os processos e privilegiarem sua experiência com a marca durante toda a jornada de compra.
Na prática, a variação da atenção para a experiência aconteceu de forma gradual na última década, em paralelo à transformação em como os consumidores eram vistos e reconhecidos, ou seja, saindo de uma figura passiva que comprava para ser o protagonista no processo de vendas. Seus desejos, preferências e o que pensa dos produtos ou serviços passou a ser mais relevante do que a pura persuasão que pairava o pensamento empresarial.
Estratégias de vendas e marketing foram reformuladas, afinal, concorrentes há de monte no mercado, então cabe as empresas que desejam chamar a atenção e fidelizar o consumidor com qualidade, oferecer o "algo a mais": personalização, atendimento 24h, multicanais, exclusividade etc.
Fato é que cultivar um bom relacionamento com a interface é o que tem ditado o destaque de algumas empresas. Em se tratando do processo de tirar cidadania europeia, por exemplo, que é um investimento substancial, oferecer um suporte para dúvidas, atualizações sobre cada passo conquistado ou sobre entraves passam uma sensação de confiança e uma percepção de que o montante investido vale a pena, apesar do cansaço e da expectativa natural de solicitar e esperar a documentação.
Nesse sentido, a estratégia empresarial deve incluir uma mudança interna extensa, que inclui contratação de profissionais especializados no assunto, treinamento de equipe, desenvolvimento de ferramentas de apoio e suporte para atendimento ao cliente e outras ferramentas que estejam alinhadas com o campo de atuação dos negócios.
Os resultados incluem um cliente fiel e propagador de sua marca, diminuindo o "churn" (saída de clientes), expansão dos investimentos e entrega de valor com eficiência. Ainda há dúvidas sobre investir nesse ‘subsetor’ internamente? Lembre-se que se destacam os que saem na frente!
*Rafael Gianesi é sócio fundador da Cidadania4u, primeira empresa brasileira criada com o objetivo de auxiliar usuários a obter a cidadania europeia de forma transparente e prática, em um ambiente 100% online por meio de sua plataforma e aplicativo, disponível no App Store e na Play Store.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário