Brasil,

Gestão de Documentos acelera transformação digital nas empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Allan Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Marcelo Carreira, Diretor de Marketing da Access

A transformação digital ganhou novos contornos em 2020, com a necessidade das empresas de continuarem operando mesmo sem um espaço físico. No entanto, essa revolução vai muito além da adoção de tecnologias. Ela exige uma nova mentalidade para mudanças dos processos, modelos de trabalho e, principalmente, na coleta e análise de documentos dos clientes.

Se antes, tais informações eram coletadas apenas para fins de cadastro e registro, as tecnologias trouxeram um novo desafio, o de implantar uma gestão estratégica da experiência do consumidor, que tem como objetivo alavancar os negócios e melhorar a competitividade em tempos de adaptação a um novo normal.

Mas, se até há pouco tempo, havia resistência de alguns setores em digitalizar suas operações, em 2020 essa foi a prioridade para 23,7% das empresas, segundo uma pesquisa do CESAR, um dos maiores centros de inovação do país. Os serviços financeiros e de consultoria foram os que mais avançaram nessa revolução.

Os sistemas de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), catalisadores da transformação digital, conseguiram devolver o controle, a produtividade e a competitividade às operações, mas, mais do que isso, foram capazes de ampliar o leque de serviços.

No mundo todo, de acordo com a Association for Information and Image Management (AIM), as tecnologias de Gestão de Documentos devem receber investimentos por parte de 89% das empresas. No Brasil, esse índice será de 72%, mostrando o desejo e a necessidade de melhorar a eficiência operacional.

E essa melhoria vai muito além de um negócio sem papel ou a busca por uma redução de custos, ela garante uma organização dos dados de forma a manter as informações mais relevantes sempre à disposição, armazenadas de maneira estratégica.

Os serviços financeiros, de saúde e educacional encontraram nessa tecnologia a salvação de seus negócios. Enquanto as grandes instituições financeiras estudavam o fechamento de agências, os bancos digitais e as fintechs se proliferaram, ancoradas, principalmente, em um modelo de atendimento totalmente online, possível apenas por conta de soluções de Gestão e Digitalização de documentos.

Já os contratos que antes precisavam ser impressos e assinados de maneira presencial, passaram a contar com recursos de assinatura eletrônica para permitir a formalização e o fechamento de qualquer lugar, impulsionando a oferta de crédito e beneficiando tanto as instituições quanto a população.

Os serviços de saúde conseguiram manter os atendimentos aos pacientes, sem prejuízo pela falta de registros médicos. A educação descobriu outra maneira de ensinar, que tem se mostrado eficaz, e centenas de outros setores também sobreviveram graças à digitalização.

As experiências mostram que as empresas alcançaram uma maturidade digital e essa deve ser uma tendência definitiva, mesmo após a pandemia. Mais do que a facilidade, flexibilidade e economia, a segurança deve exercer um peso significativo. Afinal, com a LGPD, se torna uma questão de sobrevivência.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar