KPMG: maioria das executivas entrevistadas aponta que sofreu com a síndrome da impostora
De acordo com a pesquisa "Acelerando o futuro das mulheres nos negócios", produzida pela KPMG, para 77% das executivas entrevistadas, a diferença entre o que elas esperavam da vida pessoal ou da carreira e a realidade que elas realmente conquistaram pode ter desencadeado a síndrome da impostora. O levantamento indicou ainda que 56% das entrevistadas que atuam em cargos de liderança temem que as pessoas ao redor não acreditem que elas são capazes quanto o esperado. A síndrome da impostora é a incapacidade persistente de crer que o sucesso é merecido ou alcançado com trabalho duro, habilidades e capacidades destacadas, acreditando que o êxito ocorre por outros meios como sorte ou estar no lugar certo e na hora certa.
Segundo o estudo, 57% das mulheres entrevistadas disseram que experimentaram a síndrome da impostora quando assumiram um novo papel de liderança ou ascenderam ao nível de executivas. Já outras 47% relataram que sofrem com a síndrome da impostora devido ao fato de nunca esperaram atingir o nível de sucesso que alcançaram.
"Existe a percepção que a síndrome da impostora se infiltra com maior intensidade durante os tempos de transição, como começar um emprego novo, alcançar um nível maior de sucesso mais rápido que se espera ou mesmo enfrentar as mudanças exigidas pela pandemia. Há relatos de executivas que a sensação de impostora apareceu em situação em que foram desafiadas por não corresponder às expectativas que outros stakeholders tinham sobre idade, gênero e cor do ocupante daquela cadeira", explica a sócia-líder do Comitê de Inclusão e Diversidade da KPMG no Brasil e América do Sul da KPMG, Patrícia Molino.
A pesquisa também mostra que 74% das entrevistadas não acreditam que os líderes homens sofram da síndrome do impostor na mesma amplitude, embora saibam que os executivos também tenham dúvidas. Além disso, 81% das mulheres que atuam em cargos de liderança afirmaram que, diferente dos homens, colocam mais pressão sobre si mesma para não fracassar.
"Há exemplos culturais e modelo de comportamento para explicar o motivo pelo qual os executivos não demonstraram que também sofram da síndrome do impostor. No caso das mulheres, as pressões e autocríticas são os principais fatores que contribuem para as dúvidas e incertezas. Existe uma margem de erro muito menor do que os homens em posições de liderança semelhantes", afirma a sócia.
Por fim, o levantamento indica que 47% executivas citam ter um líder solidário como principal fator para reduzir a síndrome da impostora no trabalho. Já 28% identificaram o fato de sentirem-se valorizadas e recompensadas de forma justa como fator essencial de um ambiente de trabalho positivo. Outras 25% apontaram que fazer parte de uma equipe colaborativa ajuda a criar um sentimento de pertencimento que se opõe à síndrome da impostora.
Para ler o estudo na íntegra, acesse: Sindrome-da-Impostora.pdf (assets.kpmg)
Sobre a KPMG
A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 154 países e territórios, com 200.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 4.000 profissionais, distribuídos em 22 cidades localizadas em 13 Estados e Distrito Federal.
Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, a KPMG tornou-se uma empresa referência no segmento em que atua. Compartilhamos valor e inspiramos confiança no mercado de capitais e nas comunidades há mais de 100 anos, transformando pessoas e empresas e gerando impactos positivos que contribuem para a realização de mudanças sustentáveis em nossos clientes, governos e sociedade civil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário