Dia das Mães: “Shoppertaiment” como ferramenta para potencializar vendas
*Por Lyana Bittencourt, CEO do Grupo BITTENCOURT - consultoria com mais de 3 décadas de mercado especializada no desenvolvimento, gestão e expansão de redes de negócios e franquias
Em um cenário de comércios fechados e incertezas causadas pela pandemia, as empresas têm se reinventado e buscado alternativas para continuar vendendo seus produtos e serviços. E apesar do “boom” das vendas por redes sociais e lojas funcionando como mini centros de distribuição, ainda há muitas ferramentas e modelos a serem explorados.
Com o Dia das Mães chegando, uma das principais datas para o varejo, os empreendedores têm um grande desafio nas mãos: manter a conexão com o consumidor e continuar estreitando laços, sem cair no senso comum. É preciso sim aproveitar que o consumidor já está habituado aos cliques e a conveniência do delivery. Mas como fazer isso de forma diferente para fidelizar o cliente e continuar vendendo mesmo de portas fechadas?
Uma grande aposta, que vem do mercado chinês, é o “Shoppertainment”, que é a soma de comércio, conteúdo e entretenimento. O fenômeno traz senso de comunidade ao reunir pessoas que podem interagir em tempo real enquanto compram e torna o ato de comprar mais divertido.
Live Commerce
Algumas marcas já tem apostado no chamado “live commerce” e tem conseguido resultados consistentes, inclusive os pequenos e médios negócios.
Essa modalidade tem se mostrado tanto uma ferramenta de engajamento quanto de resultados. Muitas marcas têm usado plataformas de live streaming para fazer tanto eventos abertos ao público quanto consultorias e atendimento 1to1. Por meio dessa tecnologia, a empresa consegue em meio à transmissão ao vivo direcionar o cliente para comprar o produto ao vivo, na mesma plataforma. E como a construção de conteúdo é conjunta – marca e consumidor – a conexão real é imediata. É a humanização do e-commerce - algo muito desejado pelas marcas em tempos de pandemia.
Capital Social
Outro ponto é que alguns aprendizados importantes vieram com o fechamento do comércio ou redução do período de funcionamento das lojas associado a uma das datas comemorativas mais importantes para o varejo como por exemplo utilizar o capital social que as equipes têm em suas redes de relacionamento. Nesse sentido, estou falando de toda a capacidade de multiplicação de catálogos, promoções e ações exclusivas que o time pode proporcionar para a empresa ao utilizar a força da sua rede de contatos. Além disso, nas redes sociais é possível ter uma comunicação mais leve, menos imperativa e até fazer certas brincadeiras.
Além disso, toda essa interação promove um estreitamento do relacionamento do consumidor, com o vendedor e também com a marca. Hoje em dia, nada melhor do que ter seus próprios clientes como promotores. E uma entrega consistente, com atendimento de excelência e com um adicional de um produto bem embalado, com detalhes que encantam fazem toda a diferença e podem gerar recomendações e até mesmo posts nas redes sociais.
Discovery Shopping
Outra tendência que evidencia ainda mais a necessidade de presença digital e de forma que chame a atenção do consumidor é o “discovery shopping”, ou seja, um varejo de descobertas que acontece nas redes sociais. Nos últimos meses algumas marcas, antes desconhecidas, passaram a ganhar relevância justamente por uma presença digital mais intensa. As vendas pelas redes sociais giram em torno de guiar a jornada e fazer com que a empresa esteja onde os consumidores procuram por descobertas e pesquisam inspirações.
Busca por Conexão
A distância física fez com que a busca por conexão ficasse mais latente nas pessoas e isso fica ainda mais forte quando se trata das mães. Então produtos mais pessoais e voltados ao bem estar devem estar em alta. Até mesmo porque as pessoas têm buscado algo para se sentirem melhor, mais conectadas emocionalmente.
Num momento de restrições de circulação, levar conexão e diversão para os consumidores pode ser a diferença entre a sobrevivência e a decadência de uma marca. Qual opção você vai escolher?
Sobre o Grupo BITTENCOURT
Consultoria especializada no desenvolvimento, gestão e expansão de redes de negócios e franquias. Com mais de três décadas de história, o Grupo se consolidou no mercado como referência em ressignificação de negócios, atuando em diversos canais e com empresas de todos os portes e segmentos. Com operações no Brasil e na Europa, a empresa oferece soluções que vão desde desenvolvimento de novos conceitos de negócios até a gestão completa de uma rede. Arezzo, Reserva, Vivo, Danone, Todeschini, Adcos, Dunkin Donuts, Coca Cola, Google, Samsonite, Porto Seguro, Adidas e Heliar são alguns players de peso que tiveram seus negócios impactados pelo trabalho da consultoria. Site: https://bittencourtconsultoria.com.br/
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário