Investir em si mesmo é o melhor negócio para alavancar a carreira

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mara Andrich

Para auxiliar nesse desafio, a FAE Business School realiza evento on-line com Cris Arcangeli, uma das principais palestrantes da área de carreira e inovação do país

Quem nunca pensou em dar uma guinada na carreira ou na vida pessoal? Em tempos de covid-19, essa necessidade parece ter se acentuado. O Relatório do Futuro do Trabalho, publicado pelo Fórum Econômico Mundial (FEM) no fim de 2020, apontou, por exemplo, que é grande o número de empresas que procuram profissionais com determinadas habilidades, mas não encontram: no estudo, 55,4% delas afirmaram que detectam lacunas de competências nos profissionais em seus respectivos mercados.

A FAE Business School acredita que o investimento em si mesmo é imprescindível para acompanhar essas transformações e vê a mudança como uma necessidade premente. Por isso, pensando em enriquecer esse debate, traz uma palestra totalmente gratuita com um dos grandes nomes nas áreas de business e inovação do país: a empresária e CEO Cris Arcangeli. O tema do encontro é “Seu principal negócio é você. Seja o tubarão que o mercado procura”. A palestra será transmitida no dia 15 de abril, às 20h, pelo canal da FAE Business School no YouTube. As inscrições podem ser feitas no link https://materiais.fae.edu/cris-arcangeli-na-fae-business-school

O relatório do FEM entrevistou 291 empresas ao redor do mundo, com um total de 7,7 milhões de funcionários. Os empregadores ouvidos pelo relatório do FEM relatam que, em média, fornecem cursos de requalificação e qualificação para 62% de sua força de trabalho. No entanto, o engajamento dos empregados nesses cursos não é alto: na média, apenas 42% dos funcionários efetivamente fazem os cursos oferecidos pelas suas empresas.

Para mudar essa forma de enxergar o problema e buscar o sucesso, é preciso, em primeiro lugar, pensar no próprio desenvolvimento e aperfeiçoamento: o que estou fazendo para melhorar como profissional e como ser humano? Investir em conhecimento é crucial para concretizar essas transformações e conquistar espaços de destaque. O primeiro passo para a transformação é constatar a urgência. Paralelamente a isso − ou em um segundo momento − é interessante dedicar um tempo para rever seus objetivos de curto, médio e longo prazos, à luz do seu propósito de vida, identificando lacunas e planejando o preenchimento delas. Para Cris Arcangeli, o importante é estar sempre em movimento, das mais diversas formas. “O primeiro, que eu sempre menciono, é: treino. Acorde uma hora mais cedo e vá treinar. Faça algo de que você goste: dançar, passear com o cachorro, pular corda. Você vai ver como ter mais força e determinação para mudar em qualquer área da sua vida”, avalia Cris.

O diretor da pós-graduação da FAE Business School, José Vicente Bandeira de Mello Cordeiro, avalia que as mudanças são imprescindíveis para uma carreira de sucesso. O conceito do “lifelong learning”, ou seja, nunca parar de estudar, jamais foi tão levado a sério. “A ideia de que me formei e agora vou só colher os frutos está totalmente superada. A mudança é constante, a todo tempo estamos aprendendo novas tecnologias e formas de resolver problemas”, observa. E a pandemia acelerou ainda mais essas transformações. “As ferramentas, estruturas e processos que usávamos no passado demoravam um longo tempo para passar por atualizações. Hoje, essas atualizações são contínuas e as competências que esperávamos serem cruciais para o sucesso profissional e pessoal daqui a cinco ou dez anos já o são hoje”, afirma. De acordo com ele, mais do que aprender novas técnicas e desenvolver novas habilidades, é preciso desenvolver algumas metacompetências, como aprender a aprender e a desaprender, e identificar quais competências são realmente necessárias na vida profissional de cada um.

Perceber onde se está e aonde se quer chegar é importante para pensar no que já foi realizado, se orgulhar dos pontos positivos e definir novas rotas. A autoavaliação, então, pode ir além: vale não só para o momento presente, mas também para os projetos a curto, médio e longo prazo. A FAE oferece soluções como as disciplinas isoladas, que lhe garantem a compreensão e utilização daquele método ou técnica que você precisa aprender agora para desempenhar melhor um projeto novo da sua empresa ou para atender a um requisito de uma oferta de trabalho. Também oferece certificações, formadas por três a cinco disciplinas, que lhe garantem um conjunto mais robusto de competências em determinada área, melhorando o seu desempenho em um amplo conjunto de processos no médio prazo, além dos cursos de pós (especializações) e MBAs, que promovem grandes transformações não só no seu desempenho atual como em aspectos pessoais, incluindo promoções e mudanças de carreira.

Segundo o professor José Vicente, para promover grandes mudanças não é suficiente aprender novas ferramentas e processos. É preciso investir nas habilidades socioemocionais, as chamadas “soft skills”. Sem falar que a formação já não pode mais ser tão específica. “Cada vez mais percebemos que, para continuar crescendo, é preciso uma mudança de mindset. Os arranjos organizacionais estão cada vez mais autônomos e a maior parte das pessoas, independentemente de estarem ou não numa posição de gestão, precisam exercer o papel de líderes com frequência”, ressalta.

Por que não mudar?

Alguns entraves podem acontecer para que essa avaliação seja feita, como o medo de mudar, a estabilidade da zona de conforto, a falta de tempo, de dinheiro, entre outros. Porém, existem diversas formas de investir em si mesmo que podem transpor esses obstáculos: inserir mais leitura nos momentos de folga, fazer cursos gratuitos (remota ou presencialmente), participar de seminários, debates, palestras, investir em atividades físicas e mentais (meditação, técnicas de respiração) e em viagens, praticar o voluntariado. Nos eventos, é possível fazer networking – importante não se esquecer dele para o crescimento profissional.

Para Cris, até mesmo a falta de paciência compõe essa lista de desafios. “Muitas vezes quando não vemos um resultado rápido, acabamos deixando para lá. Pense em longo prazo. Hoje, na era digital, estamos acostumados ao acesso muito rápido a tudo. Não existem shortcuts!, destaca ela.

Porém, existem diversas formas de investir em si mesmo que podem transpor esses obstáculos. Uma delas, segundo Cris, é pensar que outras pessoas podem ser influenciadas pelas suas decisões, como a família e os colegas de trabalho. Inserir mais leitura nos momentos de folga, fazer cursos gratuitos (remotamente ou presencialmente), participar de seminários, debates, palestras, investir em atividades físicas e mentais (meditação, técnicas de respiração) e em viagens, praticar o voluntariado. Nos eventos, é possível fazer networking – importante não esquecer dele para o crescimento profissional.

Os resultados dessas transformações no profissional são muitos. Desde o aumento da autoestima, até o aperfeiçoamento das habilidades técnicas e comportamentais. Assim, os principais núcleos da vida, que são trabalho, família e vida social, podem melhorar, e muito. “A resistência é natural do ser humano. Mas as pessoas precisam buscar elementos que tragam uma mudança na sua visão de mundo. E, muito mais que isso, que tragam propósitos para a vida, não só profissional, mas a pessoal também”, diz o diretor da pós-graduação da FAE.

Palestra com Cris Arcangeli: seu principal negócio é você

“Seu principal negócio é você. Seja o tubarão que o mercado procura”. Esse é o tema da palestra ao vivo, gratuita e on-line de Cris Arcangeli, que será realizada no dia 15 de abril, às 20h, no canal da FAE Business School no YouTube. As inscrições podem ser feitas neste link https://materiais.fae.edu/cris-arcangeli-na-fae-business-school

A empresária, CEO, apresentadora e escritora é uma das palestrantes mais reconhecidas na área de empreendedorismo, gestão e marketing do país. Ela atua no mercado de beleza, bem-estar e alimentos funcionais e com seu espírito empreendedor é responsável pela criação das empresas Phytoervas, Phyta, PH – Arcangeli e Eh. Atualmente é CEO na Beauty’in e sócia do Fundo de Investimento Phenix. É também conselheira da Endeavor e diretora do Comitê de Jovens Empreendedores (CJE) da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp).

Cris também é escritora e apresentadora de rádio: tem três livros publicados, escreve em seu blog de saúde e bem-estar e mantém dois boletins diários no seu programa Manual, na Rádio Alpha FM, há mais de dez anos. Está presente em todas as redes sociais onde gera conteúdo para mais de 1 milhão de mulheres diariamente.

Como palestrante, os temas principais que ela aborda são empreendedorismo, empoderamento feminino, beleza e inovação. Ocupa a cadeira 21 da Academia Brasileira de Marketing e foi reconhecida com 24 prêmios, entre eles: Personalidade do Ano pelo Governo do Estado de São Paulo, Mulher Mais Influente do País e Prix Veuve Clicquot de la Femme d’Affaires.

Sobre a live “Seu principal negócio é você. Seja o tubarão que o mercado procura”, ela deixa um recado: “Aprenda a lidar com a culpa, como atingir sua liberdade e ainda a empreender nesse momento tão desafiador, ambíguo e volátil por que estamos passando”.

AGENDA

Palestra com Cris Arcangeli: “Seu principal negócio é você. Seja o tubarão que o mercado procura”.
QUANDO: 15/04/2021, às 20h.
ONDE: canal da FAE Business School no YouTube
COMO PARTICIPAR: inscrições gratuitas em fae.edu/seuprincipalnegocio