Brasil,

José Pedro Vianna Fala Sobre as Emoções Como Fator Positivo Para a Vida

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Seguro Gaúcho
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O Clube da Pedrinha do RS realizou seu Encontro Mensal na noite de segunda-feira (12) no canal da entidade no Youtube. "As Emoções a seu Favor" foi o tema da live que teve como convidado especial o especialista em biopsicologia, yoga e meditação, idealizador da Escola das Emoções e facilitador de vivências de autoconhecimento e expansão da consciência, José Pedro Vianna Zereu. O encontro virtual foi mediado pela presidente da Entidade, Suellen Farias.

O convidado iniciou sua participação argumentando que a formação de base da maioria das pessoas não contempla a educação emocional, o que faz com que os adultos fujam, reprimam suas emoções ou não saibam identificar qual o sentimento existente, diante de dilemas e situações problemáticas ou conflituosas. Na avaliação de José Pedro a ditadura da felicidade também é algo prejudicial, pois não permite que o ser humano demonstre sensações de infelicidade: “nas redes sociais todo mundo aparece sorrindo e demonstrando felicidade. Portanto, quem não está feliz pode sentir sensações de desconforto e frustração em relação ao mundo. E isso é muito desgastante para todos nós”.

Facilitador de vivências de autoconhecimento e expansão da consciência, José Pedro falou em ressignificação das emoções, lembrando histórias de pessoas que apresentavam uma vida turbulenta, difícil e que gerava nelas sofrimento, mas que se transformaram e passaram a ter outra compreensão da vida: “acho importante não colocarmos rótulos em nós mesmos e nas emoções”. Diante dessa questão, Suellen perguntou ao convidado se ela é tímida ou se apenas estava apresentando características de timidez. “Tu não é tímida e existiram momentos em que você foi acolhida de forma que não apresentou nenhuma timidez”, respondeu.

O palestrante explanou sobre a função das emoções na vida das pessoas, para que ocorra a compreensão de como os aspectos emocionais podem servir de apoio no processo de vida de cada um. O especialista falou sobre os efeitos mentais e físicos da repressão das emoções, as formas de passar por elas ou invés de escondê-las. Ele enfatizou o quanto é importante escutar as emoções: “muitas vezes a sociedade nos faz negligenciar o sentimento, pois vivemos numa dinâmica social baseada no fazer e no ter. Isso nos prejudica muito em médio e longo prazo. A repressão da emocional pode ter como conseqüência o aparecimento de doenças psicossomáticas”.

Ao responder o questionamento sobre o que são as emoções e para que servem, José Pedro disse que sob o ponto de vista energético, emoções são ondas, freqüências que se movimentam emanando uma energia: “elas são mensageiras de necessidades, servem como alerta e também para que possamos sobreviver. Elas nos enviam informações e a informação não é certa e nem é errada, depende de como você irá receber a informação. A morte de um ente querido pode ser triste, mas também pode ser um alívio devido ao sofrimento a que estava passando quem faleceu”.

José Pedro ainda disse que a proposta não é ter o controle absoluto das emoções, pois o controlar pressupõe o ato de repreender. “A proposta é que possamos perceber todas nossas emoções e lidar com elas de forma proveitosa. Quanto mais nos conhecermos, mais entenderemos a mensagem que está por trás da emoção. Qual é a função do medo? Muitas vezes é proteção”, respondeu o convidado que ainda falou sobre outro sentimento muito comum, a tristeza. Durante todo evento virtual, o palestrante respondeu a diversas perguntas feitas pelo chat.

No final da live José Pedro conduziu uma meditação de dois minutos, que teve a participação virtual da mediadora do encontro, Suellen Farias, e de vários internautas que acompanhavam a atividade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar