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Saiba como corretores podem fechar vendas por meio soluções online

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Saiba como corretores podem fechar vendas por meio soluções online

Tecnologia é aliada da prospecção ativa durante a pandemia

A principal ferramenta de trabalho dos corretores é a comunicação. Porém, por conta das mudanças que a pandemia impôs ao mercado, muitos estão descobrindo que a tecnologia também pode ser uma excelente aliada das vendas.

Não é necessário ter o contato olho no olho para apresentar os produtos e convencer o público do porquê comprá-los. Por meio de encontros virtuais, é possível manter as atividades e o ritmo de vendas. Entenda como!

Momento é favorável para a venda de seguros, principalmente de vidas

Diferentemente de outros setores que sofreram o baque da pandemia, o de seguros, foi impulsionado por este momento. Muitas pessoas, por exemplo, ficaram apavoradas com a situação e, por isso, correram atrás de um seguro de vida.

De acordo com dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e divulgados no Estadão, de janeiro a setembro de 2020 a busca por essas proteções aumentou 11,7%. Vale notar que, antes, o pagamento por morte em caso de epidemias e pandemias não era coberto pelas seguradoras.

No entanto, em maio do ano passado, o Senado aprovou um projeto que impede que as seguradoras deixem de pagar para a família dos clientes vítimas do coronavírus. Isso fez com que o segmento não caísse em descrédito, pois caso não houvesse cobertura para situações assim, os consumidores deixariam de se interessar pelos seguros.

Desse modo, com a aprovação do pagamento em caso de coronavírus, as pessoas passaram a contratar mais os seguros. Afinal, elas queriam proteger a família se viessem a falecer em decorrência da nova doença.

Atendimento online e real

Antes da pandemia, alguns corretores já realizavam os atendimentos de forma remota. No entanto, pela necessidade de distanciamento, mais profissionais podem ter adotado a nova modalidade. Para a Susep,órgão responsável pelo mercado de seguros, esse movimento de digitalização é positivo, pois torna a contratação de seguros mais flexível e até democrática.

Mas, diante dos desafios, como aproveitar a tecnologia para fechar vendas? Há algumas particularidades que os corretores podem prestar mais atenção para prestar um bom atendimento online.

O primeiro é escolher a solução digital. Os e-mails e aplicativos de mensagens de textos, por exemplo, são bastante úteis, porém podem tornar o contato mais frio e distante. Se uma pessoa deseja saber sobre uma apólice e mandar uma mensagem, ela pode não ser atendida de imediato e, por isso, procurar outra seguradora.

Essas ferramentas são melhores para marcar um encontro virtual, enviar documentos e esclarecer dúvidas pontuais. Por sua vez, as vídeo chamadas podem simular uma conversa real, ainda mais se os dois lados estiverem com a câmera ligada.

Durante esses momentos, o ideal é que os corretores prestem atenção aos sinais que o cliente dá sem perceber. Será que a pessoa demonstra realmente interesse no produto? Será que a expressão facial transmite que está em dúvida ou que não gostou de algo?

Dessa forma, não adianta ir para a reunião online apenas com todas as informações decoradas. Para que a conversa transcorra da melhor forma e de maneira convincente, é necessário que haja uma troca entre as duas partes.

Vale perceber ainda quais são as necessidades dos clientes nos dias de hoje. Uma pessoa que antes trabalhava todos os dias de carro, por exemplo, agora que está em home office pode não precisar de um seguro veicular ou com uma cobertura tão abrangente. Por outro lado, uma proteção para os equipamentos de trabalho que usa em casa pode ser o ideal.

Outro detalhe que não pode passar despercebido é testar o que irá usar como ferramenta antes da conversa. Em algumas situações, a plataforma ou internet pode estar indisponível. Então, para evitar desgastes com o público, vale se preparar com alguns minutos de antecedência.

Como visto, ainda que a pandemia tenha prejudicado diversos mercados, o setor de seguros saiu fortalecido dessa situação. Até porque as atividades dos corretores podem ser realizadas de forma remota e o público está cada vez mais em busca de proteção para momentos de imprevisto. Nesse sentido, o que os profissionais podem fazer é aproveitar as soluções online para se conectar com o público e assim vender mais.


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