Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

É tempo das lideranças assumirem um compromisso inegociável com a sociedade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anna Carvalho
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Créditos: Divulgação Newa Créditos: Divulgação Newa

Por Carine Roos, CEO e fundadora de Newa

Enquanto escrevo esse artigo, me deparo com duas matérias contrastantes: "Fome cresce e, pela 1 vez em 17 anos, mais da metade da população não tem garantia de comida na mesa" e "No ano da pandemia, Brasil ganha 11 novos bilionários na lista da Forbes" somados aos mais 4 mil óbitos de Covid no Brasil. O sentimento de impotência é grande dada a crise social, política e sanitária que o nosso país está vivendo.

O Brasil foi o país que pior gerenciou a pandemia de Covid-19 no mundo, de acordo com um levantamento pelo Lowy Institute, think tank da Austrália. Eles analisaram quase 100 países de acordo com seis critérios, como casos confirmados, mortes e capacidade de detecção da doença.

Somos um país extremamente rico, porém igualmente díspar. O Brasil ocupa o lugar de sétimo país mais desigual do mundo, segundo o último relatório divulgado pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) em 2019, ficando atrás apenas de nações do continente africano: África do Sul, Namíbia, Zâmbia, República Centro-Africana, Lesoto e Moçambique.

É inegável que a covid-19 evidenciou as desigualdades sociais e econômicas no Brasil e no mundo. Por aqui, a falta de políticas públicas e de acesso a serviços básicos, como saneamento e saúde, agravou a situação dos mais pobres.

A agência ONU Mulheres calcula que em 2021 haverá, no mundo, quase 435 milhões de mulheres pobres, 11% a mais do que se não tivesse acontecido a pandemia. Um retrocesso equivalente a quase 30 anos. No Brasil, 8,5 milhões de mulheres saíram do mercado de trabalho ao longo de 2020.

Em relação ao mercado de trabalho, a maior parcela de desempregados é da população negra, são 64,2% do total de 13,7 milhões sem ocupação, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Enquanto 34,6% dos trabalhadores brancos estavam em ocupações informais, entre os pretos ou pardos esse percentual era de 47,3%.

Portanto, dado o nosso contexto histórico, político, social e sanitário, discutir sobre Direitos Humanos no Brasil exige responsabilidade e profundidade e que a base do pensamento neoliberal, - isto é, a limitação do Estado para a consequente ascensão da liberdade individual, dos direitos individuais, da igualdade perante a lei, da proteção à propriedade privada e do livre comércio - precisa ser revisitada dentro do atual cenário de colapso que estamos vivendo.

A partir do momento que eu me entendo como um indivíduo isolado de todo contexto social, político, econômico e cultural e me autorizo a tomar decisões e a fazer escolhas que beneficiem único e exclusivamente a mim mesmo ou ao meu negócio, é evidente que isso levará que aqueles que possuem mais possibilidades de escolhas terão mais liberdades individuais para tomarem suas decisões. E, portanto, serão mais beneficiados e aqueles que possuem menos oportunidades estarão restritos àquela pequena parcela de possibilidades de escolha.

As escolhas individuais não vão nos levar muito longe e temos que pensar em termos de interdependência. Passamos a perceber que todos aqueles ideais liberais pregados em termos econômicos na prática, ao invés de reduzir as desigualdades, as acentuam, caso não exista um olhar sistêmico e crítico para a sociedade.

É tempo das lideranças assumirem o seu compromisso inegociável com a sociedade dado o seu capital social, econômico, político e cultural que ocupam. Independentemente do setor e da posição hierárquica que possuem, líderes que se reconhecem responsáveis pelas funções sociais que carregam, têm engajamento crítico e político com as pautas de Direitos Humanos, reconhecem os seus lugares de privilégio e conseguem servir de forma a beneficiar pessoas que não necessariamente ocupam os mesmos lugares sociais que estas pessoas. Por isso, elas devem, mais do que nunca, se reconhecer como parte inegociável da solução para a crise social, política e sanitária que vivemos, devolvendo e servindo à sociedade com o melhor que puderem.

Hoje não há mais espaço para lideranças que exercem poder sobre as pessoas, mas sim com as pessoas compreendendo que fazemos parte de um todo que é interdependente. Os líderes também precisam entender que o impacto das ações deles reverbera nos demais e que é necessário atender os próprios sentimentos e necessidades sendo responsável com os sentimentos e necessidades dos outros para que as necessidades de todos sejam satisfeitas.

Podemos ser parte de uma solução e de uma cura. E a base dessa mudança tem a ver com uma cultura que a gente tem no mundo corporativo de competição, escassez, assimetria de poder, e que para uns estarem melhores outros necessariamente precisam estar em desvantagem.

O recurso mais abundante que possuímos é a capacidade humana de curar e cuidar. Tiramos os maiores sentimentos de alegria e felicidade a partir desse lugar de cuidar do outro. Mas, a maior parte das empresas não tem a oportunidade de expressar o seu amor e cuidado.

E para isso acontecer, a vulnerabilidade é uma habilidade a ser aprendida por todos, em especial, as lideranças. Se a liderança se expressa de maneira genuína, esse lugar de amor e responsabilidade com os outros muda as organizações. Temos que expressar o nosso amor para o mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar