Brasil,

Automação é aliada na qualidade de vida do colaborador

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carol Cortez
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Diferente do que se pensava no passado, automatizar a operação logística não é sinônimo de demissão, mas sim de novas e mais seguras oportunidades de trabalho

Um mito muito comum, quando se fala de automação logística, é que esse tipo de modernização dos processos tem como consequência, direta e necessária, a diminuição no quadro de funcionários. Porém, com o avanço das tecnologias e os novos projetos desenvolvidos pelos operadores logísticos para atender as demandas específicas de cada cliente, a cada dia isso se torna mais distante da realidade. A automação pode ser, na verdade, uma aliada para a motivação e qualidade de vida dos colaboradores, além de contribuir diretamente no clima organizacional.

“A grande necessidade de automatizar diz respeito aos processos repetitivos, aqueles que normalmente não apresentam nenhum desafio ao colaborador. Com a automação, o que ocorre, na prática, é que a equipe pode assumir funções mais estratégicas, sendo os responsáveis por conferir e analisar informações, além de pensar em formas de desenhar e melhorar o processo. Vemos, com isso, profissionais mais empenhados, com desejo de crescimento”, comenta Ricardo Agostinho Canteras, especialista em logística de cadeia fria.

Novos cargos surgem por meio da automatização. Analista de IoT (internet das coisas), Analistas de Power Bi e Engenheiro de Softwares são alguns deles. Os cargos passam por mudanças em suas nomenclaturas e em suas atribuições, mas o profissional logístico continua presente.

“O que muda é o seu modus operandi. Então, o conferente, por exemplo, tem, a partir da modernização, uma rotina muito mais analítica e baseada no acompanhamento e gestão de informação através de indicadores de performance da operação. Esse profissional precisará desenvolver competências técnicas mais voltadas a análises, softwares, hardwares, e consequentemente tem um ganho profissional e financeiro”, detalha Ricardo.

Além disso, a eliminação do erro causado pelo olho humano, que é o principal benefício da adoção de processos automatizados, também é um ponto a favor para o colaborador. Quando uma falha manual ocorre, há uma necessidade de refação que leva a perdas financeiras e à insatisfação do cliente, isso aumenta o estresse de todo o time.

“Quando falamos de logística de cadeia fria para o mercado farmacêutico, como é o nosso caso, o risco é ainda maior e a responsabilidade pesa para quem precisa fazer conferências manuais, por exemplo. As falhas podem prejudicar a integridade do produto e, consequentemente, afetar a saúde do paciente. Buscamos automatizar todos os processos justamente por isso. Quando alguma das etapas não ocorre de forma automatizada, as chances de falha se tornam maiores. Queremos que as conferências não sejam dependentes do olho humano. Com o computador fazendo as integrações e processamentos, a chance de erro é praticamente zero”, conta Canteras, que também é diretor Comercial e de Operações da Temp Log – Operador logístico especializado nos serviços de armazenamento, fracionamento e transporte para a indústria farmacêutica.

Automação reduz custos e aumenta produtividade

Não é só na relação de trabalho que a tecnologia é benéfica. Otimizar os processos de armazenagem, distribuição e fracionamento, com softwares e equipamentos específicos, é essencial. Mais do que uma vantagem competitiva, a automação é hoje uma necessidade e as empresas que ainda apresentam resistência precisam começar, desde já, a cogitar a modernização.

“O setor logístico deixou de ser uma área complementar na dinâmica empresarial e hoje ocupa um lugar chave para que todo o processo, da fabricação à chegada até o cliente, seja feito com excelência. E para isso, não podemos ficar estacionados em um modelo de negócio que não promove vantagens visíveis para a empresa que nos contrata”, explica Canteras.

Dentre os benefícios principais da automação, estão a agilidade, o controle maior dos processos, a integração entre as diferentes áreas da empresa, a redução de custos e a satisfação do cliente. “A adoção de sistemas automatizados pode ainda potencializar os resultados e a rentabilidade, fazendo com que a empresa se destaque no mercado”, finaliza.

Sobre a Temp Log

Operador logístico especializado nos serviços de armazenamento, fracionamento e transporte para a indústria farmacêutica, a Temp Log atua com cargas frias e produtos especiais. Com quase 30 anos de mercado, é também referência nacional na operação logística de toxinas botulínicas, preenchedores faciais e bioestimuladores. A excelência no manejo de produtos fracionados de alto valor agregado para a saúde humana faz com que, mais de 2.300 municípios brasileiros tenham acesso a esses insumos por meio da Temp Log. Com um modelo arrojado de negócio, tem como principal diferencial o prazo rápido de entrega e o investimento em tecnologias avançadas. Saiba mais em: www.templog.net


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar