Taxa de empreendedorismo registra 38% de crescimento; recorde na história

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thiago Martins de Freitas

Taxa de empreendedorismo registra 38% de crescimento; recorde na história

Camila Silveira explica as estratégias para ser um empreendedor de sucesso e não fechar o negócio nos dois primeiros anos

Com a insegurança dos mercados e mudança da estabilidade empregatícia devido a invasão tecnológica e diversos outros fatores, o mercado empreendedor segue em pleno crescimento e faz cada vez mais parte da busca de realização pessoal e de sustento financeiro único das pessoas. Por outro lado, as estatísticas de insucesso neste caminho continuam, entre eles, 1 entre 4 empresas fecham as portas nos primeiros 2 anos de atividade.

O número de brasileiros que empreendem em seus próprios lares e sem nenhuma cultura empreendedora por não ter outras opções de renda, em 2021 já chega a 16,7% a mais em comparação ao ano anterior.

Ao mesmo tempo que temos um acesso ilimitado a informações e orientações por meios digitais por muitas pessoas que hoje optam por ensinar, a carência de um direcionamento real e discernimento do que é sério e qualificável para um crescimento torna-se cada vez mais escassa. No mundo de hoje, há muitas informações e muitas vezes pouco conhecimento técnico .

Camila Silveira, diretora da Câmara de Comércio Angola Brasil e empreendedora de sucesso desempenhando a liderança de seu grupo de empresas, direcionando colaboradores e sendo mentora de outros empreendedores que mostram um desempenho promissor durante pós últimos meses, evidencia ter iniciado do zero sem recursos financeiros ou habilidades. Ela tornou-se um exemplo de superação por saber exatamente em seu próprio caminho a prática de quais são os erros e como corrigi-los para assim alcançar todo seu crescimento e conquista financeira.

Ela conta que quando iniciou um caminho empreendedor próprio não tinha nenhum dinheiro para investir e, por este motivo, a riqueza que podia contar era a estratégia de um bom plano.

"Há 15 anos, infelizmente, não havia a possibilidade de iniciar algo digitalmente e a única coisa que eu carregava era a experiência de vendas desenvolvida na infância e a pratica dos erros de a cada ano ter que criar algo novo para gerar rendas pela falta de cultura empreendedora familiar onde desde cedo participava da escassez de recursos financeiros e envolvimento de que todos em casa executassem atividades para que o sustento da família pudesse acontecer".

Cansada de viver de recomeços, Camila dedicou anos de sua vida a cursos, procurando desvendar as estratégias para pessoas comuns pudessem se tornar grandes executivos e alcançarem o sucesso. Ela deu algumas dicas essenciais para se tornar um empreendedor bem sucedido.

PONTOS FUNDAMENTAIS E ESTRATEGIAS:

Primeiro ponto é defender sua unicidade e executá-la como a identidade dos valores de seu negocio a ser desenvolvido. Para isto faça uma lista dos valores que deseja expandir e implantar no mercado. A dica de ouro para identificá-las, pode ser estar atento as suas REVOLTAS. Pense naquele serviço que busca e fica indignado com o que recebe nesta busca? Sua indignação e visão revoltada pode estar escondendo o olhar oculto de muitos que você tem claramente noção de como pode executar uma nova atividade promissora, transforme a sua Reclamação em OPORTUNIDADE, lembrado que criar suas oportunidades é a maior arma de um empreendedor.

Com isto, identifique o que realmente gosta de fazer, e faz muito bem dentro das necessidades do mercado que pode ser transformado em rentabilidade financeira, saiba que apenas este sentimento irá impulsionar a criatividade nos momentos que surgirem os obstáculos. Para superar o investimento financeiro entenda que quanto menor for a necessidade de envolver dinheiro inicialmente, mais promissor será seu negocio. Para isto, conte com parcerias, identifique quem são os parceiros que podem agregar valor maior que o dinheiro, que ilusoriamente necessita para começar. Boas parcerias podem gerar produtos para revender ou formas de prestar serviços.

Conhecer seu mercado e analisar a necessidade e competitividade também são pontos que não podem ser ignorados neste plano, olhando claramente dentro de sua identidade qual a de inovação que ira desenvolver.

Crie um comportamento GERENCIAL de seu próprio negócio liderando inicialmente a si próprio, mesmo que comece sozinho:

Ter uma organização plena e comprometimento de enxergar constantemente gastos e rendimentos independente do tamanho inicial fará toda a diferença durante o processo de crescimento. Ou seja, comece pequeno, mas comporte-se do tamanho que deseja que sua empresa atinja, obedecendo os processos de planilhas e clareza de rendimentos desde o primeiro cliente.

Mantenha a auto motivação. Entendendo que o sucesso dura apenas 24 horas. Se ontem seu resultado foi positivo, hoje deve ser maior. Ele não pode ser paralisado pelo êxtase do resultado anterior, causando uma perda de tempo para novas atividades e freando o ritmo de desempenho total de utilizar todos os recursos possíveis e disponíveis para manter a velocidade. Para isto, ter a disciplina e atenção de utilizar todos os meios digitais gratuitos, ou não, farão total diferença. Interprete que hoje pode ter seu negócio em todas as ruas do mundo dedicando o valor do aluguel antes pago para pontos físicos em estratégias de divulgação a ponto do mundo onde necessita de seu trabalho podendo assim resultar em um crescimento comprovado de até 6 vezes mais rápido que antigamente era possível.

E se você já deu a partida inicial em seu negocio e deseja saber quais ações realizar venha participar das comunidades desenvolvidas pela Dra Camila Silveira e assim identificar as atividades diárias importantes para manter este percurso estável e de grande crescimento, integram @camilacriatianeoficial.