Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Você sabe o que é cultura digital em empresas?

Por Rafael Maia, diretor de Marketing e Vendas da Nexxys

A transformação digital avançou a passos largos na última década. E em 2020, a pandemia ainda nos obrigou a pensar em "como fazer as coisas diferentes?", gerando um salto evolutivo até então inimaginável. As organizações, enfim, reconheceram que o big data se tornou um processo fundamental para orientar a tomada de decisões. Porém, os dados, por si só, não são agentes da transformação. Eles são o meio. Uma organização preparada para o futuro também requer a mudança para uma verdadeira cultura digital. Sua empresa está pronta para essa evolução?

O que torna a cultura de uma empresa digital?

Quando falamos em "cultura digital das empresas" logo pensamos em objetos tangíveis: computadores, máquinas e tecnologia por todos os lados. Mas este conceito vai além do que podemos ver externamente. Está relacionado ao não tangível, ou seja, a um mindset que conduz esses modelos de negócios.

Muitas empresas ficaram estagnadas em um paradigma onde os dados não tinham tanta influência nos negócios, mas hoje todas precisam se adaptar. O desafio está em construir essa cultura digital de forma rápida e fluída. Algumas etapas características que conduzem essa transformação são:

- Conhecimento da realidade: o primeiro passo para essa transformação é compreender o seu negócio, suas necessidades, objetivos, processos. Ter clareza sobre si é o que guiará a cultura digital.

- Todos na mesma página: alterar a cultura de uma empresa impacta todos os membros e públicos com os quais ela se relaciona. Por isso, é fundamental que esse processo conte com transparência e compreensão conjunta. Isso também envolve ter pessoas capacitadas para lidar com os novos processos - como os profissionais de dados.

- Digitalização além da virtualização: é importante ter claro que a digitalização está relacionada à geração de dados. A questão é pensar como você pode aplicar novas tecnologias em questões analógicas para tirar proveito dos recursos digitais e gerar informações, não apenas tornar os processos eletrônicos.

- Basear ações em dados: essas organizações utilizam analytics não apenas para a direção estratégica principal, mas em decisões diárias, dando acesso a painéis e ferramentas de visualização que auxiliam a gerar insights diários e a tomar decisões mais precisas.

- Colocar o cliente no centro: as verdadeiras empresas digitais tendem a compreender os clientes melhor do que eles próprios. Busque elementos para entender comportamentos, o que gostam - e principalmente o que não gostam - quais são as necessidades. E a partir disso, ofereça soluções personalizadas e crie conexões verdadeiras.

- Ter sede por inovações: os negócios digitais estão desenvolvendo produtos e serviços que remodelam o mundo. Olhar ao seu redor - empresa, setor, clientes - e pensar o que pode fazer de diferente é o combustível para gerar modelos de negócios disruptivos.

O pensamento que deve permear a cultura digital é a busca por novas maneiras de realizar funções, sempre com base em dados, processos específicos e com pessoas que saibam conduzi-los. O importante é perceber que as características que ascenderam do universo digital não são exclusivas dele. Qualquer empresa pode atuar nessa esfera. Acompanhar e analisar as informações e os resultados de negócios são atividades que fazemos há muito tempo, desde antes da internet. A chave do sucesso está em saber integrar todas as ferramentas que você tem à disposição e produzir dados que façam sentido para otimizar negócios.

Uma cultura verdadeiramente digital muda o jogo

O pensamento que deve permear a cultura digital é a busca por novas maneiras de realizar funções. É importante lembrar que a tecnologia, embora seja um meio poderosíssimo nesta jornada, não é o fim. Sozinha, ela não faz a transformação. Para entregar esta mudança na prática, é preciso integrar tecnologia, processos e pessoas. E isso é a base de uma cultura digital potente.

Quais os benefícios na prática são gerados na cultura digital?

1. Maior velocidade e qualidade na tomada de decisão

2. Mais segurança na gestão das informações da empresa

3. Mais agilidade e valor no desenvolvimento de produtos

Baseados nessa crença, desenvolvemos na Nexxys o conceito Data-Driven Management (DDM), que desenvolve soluções para gestão baseada em dados, proporcionando a empresas a capacidade de capturar, analisar e utilizar dados para elevar o seu patamar de performance. Um suporte na construção de cultura genuinamente digital, independente em qual universo as organizações atuem. Não há outro caminho senão entrar no jogo dessa transformação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo