Brasil,

Título de capitalização deve ser declarado no Imposto de Renda

Os clientes que tiveram Títulos de Capitalização contemplados com prêmios em dinheiro, ou que fizeram resgates durante o exercício de 2020, devem informar na declaração de Imposto de Renda de 2021. A Federação Nacional de Capitalização (FenaCap) preparou um passo a passo de como declarar os TC´s.

Todo processo é feito no próprio site da Receita Federal (receita.fazenda.gov.br), onde o contribuinte precisará realizar o download do programa IRPF 2021.

Se o contribuinte ganhou um prêmio no ano passado, o valor deve ser declarado na Ficha RENDIMENTOS SUJEITO A TRIBUTAÇÃO EXCLUSIVA/DEFINITIVA, LINHA 12 – OUTROS. Nesse caso, o documento que deverá buscar é o INFORME DE RENDIMENTOS.

Os resgates também devem ser declarados na ficha RENDIMENTOS SUJEITO A TRIBUTAÇÃO EXCLUSIVA/DEFINITIVA, LINHA 12 – OUTROS, mas, nesse caso, se o valor do resgate foi maior que o valor pago, haverá tributação somente sobre o que excedeu o valor pago.

Caso ainda exista saldo da sua capitalização, o resíduo deve ser informado na Ficha BENS E DIREITOS, CÓDIGO 99. Nesse caso, o contribuinte deverá buscar o EXTRATO DE IR.

O prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda é 30 de abril.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: