Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

A vacina e o ambiente de trabalho

A vacina e o ambiente de trabalho

Conforme a vacina contra a Covid-19 vai ser necessária para retomar a economia, empregadores podem exigir de seus funcionários que se vacinem.

A vacina contra Covid-19 já está disponível no sistema público de saúde. Conforme vai descendo a fila dos grupos prioritários para a vacinação, vai enfraquecendo o medo contra essas novas vacinas. Mas ainda existem pessoas receosas contra tomar a imunização.

Seja como for, a vacinação vai além de um problema de saúde pública. Ela também é essencial para a economia conforme muitas empresas foram obrigadas a fechar ou perder público na pandemia. Assim, empregadores podem exigir de seus empregados que se vacinem para retomarem devidamente ao trabalho.

A exigência passa por tornar a empresa segura em vários sentidos. De um lado um ambiente de trabalho sustentável para o bem-estar dos funcionários. Por outro, que não faça os clientes temerem pela sua própria saúde.

Portanto, a vacinação é essencial para voltar direito ao ambiente de trabalho. Mas há o problema que alguns empregados possam estar resistentes a tomar a vacina. Algo que pode fazer com que empregadores temam em contrair algum encargo trabalhista.

Entretanto, como é uma medida para proteção da saúde coletiva, o empregador pode exigir a contrapartida dos funcionários. Na verdade, o necessário mesmo é que a empresa esteja com seu corpo de funcionários imunizado. É o que defende o advogado trabalhista Fernando Ximenes.

“Como regra o empregado tem a obrigação de se vacinar no momento em que lhe for disponibilizada essa possibilidade tendo em vista que o interesse coletivo prevalece sobre o individual”, argumenta Ximenes sobre o que deve valer a partir de então.

Quanto a possíveis ações trabalhistas, o advogado identifica que a excepcionalidade da situação serve para justificar a exigência aos empregados. “Eventuais recusas devem ser apreciadas casuisticamente podendo resultar, alternativamente, em uma dispensa por justa causa, em um afastamento não remunerado ou mesmo em uma dispensa sem justa causa”, propõe Ximenes.

Recentemente foi aprovada a lei para que empresas privadas possam comprar vacinas próprias. Mas, por enquanto, a lei exige que a totalidade das vacinas sejam doadas para o SUS. Logo, o ambiente de trabalho fica dependente da fila de vacinação do sistema de saúde público.

Algumas categorias de trabalhadores estão incluídas entre grupos prioritários. Caso de trabalhadores da saúde, dos meios de transporte, de portuários e industriais. Caminhoneiros e profissionais de educação também foram incluídos entre os prioritários.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo