Brasil,

A era dos dados - como usá-los a favor do seu negócio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isabel Sena
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A era dos dados - como usá-los a favor do seu negócio

CEO da startup Crawly, uma das principais empresas do ramo, aponta os benefícios

Tecnologias de automação, troca/busca de dados, Internet das Coisas, Computação em Nuvem, Inteligência Artificial, Big Data, Machine Learning e Cloud Computing são alguns exemplos de tecnologias que, juntas, dão base à Indústria 4.0. Tudo isso pode e deve ser usado na agilização de processos e por consequência, na geração de negócios. E embora os benefícios pareçam muitos, algumas empresas ainda não têm a ampla compreensão de como usar a tecnologia para trabalhar a seu favor.

Existe um fator hoje em dia, dentro do Business Intelligence, que é a mineração de dados. Essa prática consiste em explorar dados em busca de padrões que possam dar à empresa uma vantagem significativa nas suas estratégias de mercado. Isso pode ser feito manualmente, mas o trabalho seria massante e demorado. Por isso os robôs de busca e coleta de dados têm se popularizado entre grandes empresas. Eles substituem processos manuais, deixando a busca por dados muito mais rápida e prática, além de ajudar nas estratégias e tomadas de decisões.

Um exemplo? É o caso da coleta de preços de forma automatizada. Com a ajuda da mineração de dados, uma empresa consegue precificar seus produtos comparando preços de outras organizações, a tempo de ganhar da concorrência. Mas não para por aí. O uso de dados pode ser usado para monitoramento de preços em e-commerces, busca de informações complementares de produtos de fornecedores, estudo de preços e valorização de imóveis visando expansão de negócios, gestão de risco, verificação de documentos de veículos e motoristas antes de liberar fretes, entre outras métricas, que variam de acordo com a necessidade da empresa.

"Os dados contribuem para tomadas de decisão que impactam no futuro das corporações. Empresas que se dedicam regularmente à inteligência de mercado possuem uma importante vantagem competitiva. A razão para isso é a riqueza de dados obtidos, que resulta em insights essenciais e decisivos para o negócio", observa João Drummond, CEO da startup Crawly, uma das empresas referência no país sobre o tema.

O executivo explica que com a evolução da inteligência artificial, os robôs estão cada vez mais inteligentes, buscando um volume gigantesco de dados em um curtíssimo espaço de tempo.

A tecnologia é hoje capaz de fazer além de coleta de preços, análise de fraudes, levantamento de certidões, processos judiciais, compliance, notícias, serviços, RPA, entre tantas outras possibilidades.

"Depois de coletar conteúdos estratégicos, organizamos e entregamos resultados confiáveis nos formatos mais adequados à necessidade da empresa, inclusive diretamente no seu software de preferência para análise de dados, como Power BI, Cognos, Tableau, e outros. O robô, que trabalha para a captação de dados, pode fazer muito pela sua empresa gerando retorno de investimento, economia de tempo e aperfeiçoamento das tomadas de decisões", explica João.

Um case sobre utilização de dados para geração de negócios é a Loft, plataforma digital que usa a tecnologia para simplificar a venda e compra de imóveis. João explica que para a empresa, a Crawly conseguiu extrair informações de vendas e locações de imóveis, incluindo informações geográficas e análise de áreas com maior volume de imóveis à venda, cruzando com dados demográficos do IBGE, atuando diretamente na estratégia de expansão de mercado.

"Os dados gerados pelos robôs passam da casa das dezenas de milhões, permitindo uma análise muito profunda de como o mercado imobiliário funciona em diversas localidades, buscando não somente entender quantos são os imóveis disponíveis, mas também várias características de cada um, "tempo de prateleira" na venda e aluguel, informações sobre valores de impostos e registro imobiliário", conta joão.

A Crawly possui casos em que conseguiu reduzir em 50% o trabalho de back office para a avaliação de crédito em um dos seus clientes. Principalmente em tempos de pandemia, esse ganho de agilidade é fundamental para manter o nível de performance das empresas, que têm sua demanda crescente, enquanto a capacidade de atendimento tem reduzido.

"A utilização da análise de dados de maneira estratégica, além de trazer melhor desempenho para a companhia ainda gera vantagem competitiva," finaliza João.

Sobre a Crawly: A Crawly foi criada em 2017, na cidade de Belo Horizonte pelos empreendedores João Drummond e Pedro Naroga, focada no desenvolvimento de robôs inteligentes para encontrar dados, onde quer que eles estejam disponíveis. O tipo de dado é o cliente quem define, pode ser uma coleta de preços, notícias, processos judiciais ou outros, a partir daí os robôs personalizados entram em ação para buscar e filtrar os dados. Com as informações coletadas, podem ser ainda aplicadas desde análises mais simples até aplicação de modelos de inteligência artificial, e então o cliente recebe o resultado em diversos tipos de formatos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar