Executivo da ALLIANZ explica as vantagens da aquisição das operações de auto e massificados da Sulamérica
Eduardo Dal Ri, diretor executivo Comercial da Allianz (- cred. Túlio Vidal)
Fonte: Seguro Gaúcho
Em uma das maiores aquisições dos últimos anos no mercado segurador nacional, a Allianz adquiriu as operações de Auto e Massificados da SulAmérica. A transação está gerando grande potencial de crescimento para a Allianz e excelentes perspectivas para corretores e segurados.
A unificação tem permitido avanços nos processos de digitalização, aumento substancial da base de corretores, comercialização do portfólio por meio de assessorias de todo o Brasil, crescimento significativo da capacidade de vendas, bem como a harmonização de produtos, entre outros. Os parceiros de negócios e segurados já têm à disposição ofertas unificadas, com amplas coberturas, processos simples, além de serviços completos em todos os planos de assistência.
Para obter informações mais detalhadas a respeito da unificação de carteiras feita pela Allianz, diante da aquisição das operações de Auto e Massificados da SulAmérica, o site Seguro Gaúcho conversou com o Diretor Executivo Comercial da Allianz Seguros, Eduardo Dal Ri. Confira abaixo a entrevista.
Seguro Gaúcho - Por que a aquisição da Allianz, em relação às operações de Auto e Massificados da SulAmérica, traz um enorme potencial de crescimento ao Grupo Allianz no Brasil?
Eduardo Dal Ri - A aquisição das operações de Auto e Massificados pela Allianz é um potencial de crescimento, uma vez que ampliamos as nossas ofertas, o canal de distribuição e a base de segurados, a partir da união de duas companhias. Com isso, a Allianz cresce em marketshare e aumenta a capilaridade no mercado brasileiro.
A empresa passou a figurar como uma das três principais seguradoras em Ramos Elementares, o que reflete em uma participação de mercado de aproximadamente 9%. Em Automóvel, a seguradora saiu da oitava para segunda posição, com aproximadamente 3 milhões de veículos segurados; em Residência, a companhia subiu colocações no ranking e passou a contar com 550 mil imóveis segurados; em Condomínio, alcança a liderança, com cerca de 80 mil apólices; e no segmento de Empresas PMEs são mais de 100 mil contratos.
Nós praticamente dobramos a nossa capacidade de vendas, com cerca de 33 mil corretores e 62 assessorias comercializando os nossos produtos, tendo o suporte de 72 filiais por todo o Brasil. Com esses saltos, estaremos muito mais próximos dos nossos parceiros de negócios. O canal de distribuição terá a oportunidade de trabalhar com uma companhia formada a partir da capacidade técnica, capital e excelência tecnológica de um grupo global combinados ao conhecimento e presença no mercado local que uma empresa nacional possui.
Seguro Gaúcho - Além de avanços nos processos de digitalização, quais outras vantagens e benefícios essa transação trará? A aquisição das operações de Auto e Massificados por parte da Allianz Seguros possibilitou o aumento da base de dados ou o acesso a produtos e sistemas diferenciados. O que isso representa para a companhia?
Eduardo Dal Ri - Com a aquisição, a Allianz Seguros, além de mais do que dobrar a base de corretores, também passou a contar com 62 assessorias, que atuam em todo o território nacional. Este foi um dos atrativos do modelo de negócio que a Allianz adquiriu. A partir do momento que a empresa comprou as operações, ou seja, não somente as carteiras de Automóvel e Ramos Elementares, trouxe também o conhecimento e o desenvolvimento da equipe da SulAmérica Auto e Massificados com as assessorias.
Por meio da disponibilidade dos dados e expertise das duas empresas, foi possível melhorar nossos processos, torná-los ainda mais simples e ágeis, qualificar a precificação, a fim de ofertar melhores opções de serviços e coberturas nos produtos de Automóvel, Residência, Condomínio e Empresarial PME.
Seguro Gaúcho - Devido a unificação de carteiras feita pela Allianz após aquisição das operações de Auto e Massificados como serão efetivadas as renovações ou as novas contratações?
Eduardo Dal Ri - Desde fevereiro, as renovações ou novas contratações são 100% Allianz, ou seja, corretores e segurados que antes operavam por meio SulAmérica Auto e Massificados já têm produtos cotados e emitidos pela Allianz. Desde novembro, nós harmonizamos os produtos e fizemos uma série de inovações e lançamentos em Automóvel, Residência, Condomínio e Empresarial PME, para que as ofertas estejam alinhadas às necessidades dos segurados e correspondam às demandas dos corretores, com coberturas e serviços de assistência 24h abrangentes e completas.
Seguro Gaúcho - Como ficará a cotação dos produtos para aqueles corretores que anteriormente atuavam com a SulAmérica? De que forma eles terão que proceder? Os corretores ainda terão a possibilidade de fazer o processo pelo cotador SulAmérica?
Eduardo Dal Ri - Em questão de sistemas, para os corretores que já trabalhavam com a Allianz Seguros, a cotação dos produtos permanece igual. Para os corretores vindos da SulAmérica Auto e Massificados, o processo no cotador da Allianz Seguros, será bem simples e rápido. As apólices a renovar, tanto da Allianz Seguros quanto da SulAmérica Auto e Massificados, aparecem pré-calculadas, com campos para o corretor alterar ou validar, gerando seis ofertas alinhadas ao perfil do cliente. O mesmo processo vale para a contratação de um novo seguro, sendo que o corretor terá alguns campos a mais de dados para preencher.
Também é possível renovar o seguro no cotador SulAmérica Auto e Massificados. O sistema apresenta a oferta Allianz mais próxima da apólice atual do cliente. Caso o corretor queira alterar alguma cobertura, serviço ou visualizar mais ofertas, é possível consultar o cotador da Allianz e acessar outras ofertas disponíveis ou realizar os ajustes.
Todo o sistema foi automatizado, a fim de simplificar e viabilizar a melhor experiência do corretor na plataforma. O foco da Allianz é proporcionar as melhores opções, sejam em produtos, serviços ou sistemas, aos parceiros de negócios.
Seguro Gaúcho - Em relação ao corretor que estava habituado a trabalhar há muitos anos com a SulAmérica, mas com a Allianz não, quais são as medidas que vocês procuraram tomar para que esse corretor possa sentir-se familiarizado com a Allianz?
Eduardo Dal Ri - A área Comercial da Allianz dobrou de tamanho e ficou ainda mais próxima do canal de distribuição. Desde o primeiro momento, após a aquisição, a prioridade da companhia foi manter os corretores informados de todo o nosso processo de integração por meio de comunicados, canais digitais e lives, com bastante transparência.
A fim de ambientar e apresentar o portfólio de ofertas que a Allianz possui, em outubro, nós promovemos uma série de encontros virtuais entre a rede Comercial – Eduardo Dal Ri, diretor executivo Comercial e os diretores Regionais –, com o apoio da área Técnica, com David Beatham, diretor executivo de Massificados e Vida, e Carla Oliveira, diretora de Automóvel, e Ana Maria Freitas, superintendente de Massificados (Residência, Condomínio e Empresarial PME), e os corretores parceiros.
Para aproximar ainda mais os corretores da companhia, nós lançamos um perfil no Instagram (@allianzcorretor), com conteúdo diário direcionado, diversificamos nossos canais e aumentamos a frequência de comunicação com corretores, fazendo com que eles tenham acesso às informações institucionais e de produtos da Allianz.
Seguro Gaúcho - Em médio prazo, com a aquisição das operações de Auto e Massificados da SulAmérica a Allianz pretende usar a expertise da SulAmérica para criar novos produtos?
Eduardo Dal Ri - A aquisição das operações, desde o começo, permitiu que a Allianz Seguros crescesse sua base de dados e tivesse acesso a produtos, sistemas e processos diferenciados. Isso fez com que a companhia conseguisse analisar e avaliar produtos, processos, preços, praças e uma série de fatores que beneficiam a operação como um todo.
Toda a unificação de produtos foi feita com base nos retornos dos corretores e análises de múltiplos perfis de segurados, tendências de mercado e o que se tem de mais avançado, apoiado na expertise internacional do Grupo Allianz. É possível acompanhar o desenvolvimento e aplicações de novos produtos ou da entrada em novos segmentos de atuação em outros países do mundo, e, dessa forma, tropicalizar ferramentas, processos e produtos para o mercado brasileiro. É um ganho competitivo que uma companhia global proporciona.
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