Brasil,

Como fica o animal de estimação no divórcio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tania Brunelli de Oliveira / Enviado por Eduardo Sehnem Ferro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Como fica o animal de estimação no divórcio

Com o passar dos tempos houve um aumento explosivo da presença de animais de estimação nas famílias brasileiras. Sendo que inclusive encontramos o animal de estimação no papel de legítimos membros das famílias, pois é cada vez mais comum termo famílias que tratam seus pets como verdadeiros parentes.

Assim, surgem algumas questões que precisam ser pensadas pelos operadores do Direito das Famílias, sendo que numa eventual ação de divórcio/dissolução de união estável caberia pedido para ficar com a “guarda” do animal? Poderia haver definição de visitas? Na fixação do valor de pensão alimentícia, já caberia a inclusão das despesas com o pet?

Para responder a estes questionamentos, temos que adentrar no mérito do enquadramento do animal de estimação. Atualmente, os defensores dos animais buscam reconhecer que os animais não devem receber o mesmo tratamento de coisas ou objetos, pois não se pode desconsiderar todo o vínculo amoroso constituído entre o animal e sua família, mas também importante frisar que aqui não requer igualar ou equiparar os animais de estimação aos filhos. Inclusive a jurisprudência já vem reconhecendo os animais como seres sencientes.

Muitos casais passam tranquilamente por essa situação e resolvem sem maiores problemas, ocorre que atualmente o que temos presenciado em nossos tribunais são disputas acirradas para verificar quem ficará com a guarda do pet quando o casal não consegue entrar em um consenso.

Assim, geralmente quando não há consenso entre as partes cabe ao judiciário decidir como será a guarda, podendo ela ser compartilhada, alternada ou unilateral, pautado sempre no equilíbrio dos interesses das partes e também do animal levando em consideração que muitas das vezes trata-se de um procedimento difícil e traumático para todos os envolvidos. Aqui neste momento também poderá ficar fixado visitas bem como valores para despesas com o pet.

Cabe ainda ao operador de direito sempre prezar pela resolução pacífica, pois é certo que a boa-fé, o bom senso, a boa vontade e a sensibilidade devem primar na solução de qualquer conflito, visando sempre o bem-estar do animal e lembrando que o mesmo tem sentimentos, afinal animais de estimação não se partilham, mas sim compartilham.

Tania Brunelli de Oliveira, OAB/SC 30.414, advogada responsável pela área de direito das famílias do Escritório de Advocacia Giovani Duarte Oliveira.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar