Nova resolução da Susep inicia o caminho para autorregulação do setor de seguros de danos
Especialista comenta sobre os benefícios dos pacotes de seguros personalizados, novas ofertas e redução de preços
Com o objetivo de atender a uma série de reivindicações do mercado de seguros, neste mês de março, entrou em vigor uma nova regulação da Superintendência de Seguros Privados (Susep), que amplia o potencial de cobertura das apólices de seguros de danos. A circular 621 traz mais liberdade para a atuação das seguradoras, que passam, agora, a oferecer pacotes personalizados, de acordo com as necessidades apresentadas pelos segurados.
"Essa nova resolução chegou no momento certo, pois é muito importante que o mercado de seguros possa se autorregular. Embora a Susep venha apresentando um comportamento mais liberal do ponto de vista da regulamentação, essa circular veio de maneira mais abrangente, permitindo que as seguradoras criem seus produtos, alarguem coberturas e propostas, de modo que fiquem sob medida para o segurado, com condições particulares e especiais. É um grande passo para o setor", comenta a advogada Ana Rita Petraroli, sócia-fundadora e coordenadora do escritório especializado em seguros Petraroli Advogados.
De acordo com a circular 621, seguros de danos como automóveis, imóveis, computadores, smartphones, seguro fiança, patrimonial, rural e seguro cibernético entram nessa nova regulamentação. "A partir dessas alterações, o segurado pode definir junto à seguradora, o tipo de cobertura que melhor atenda suas necessidades. O documento do seguro de danos é composto por uma apólice principal, onde estão previstas as condições básicas do produto, podendo ter a contratação de cláusulas particulares, que permitem definir coberturas e alterar textos, de forma personalizada. Será possível, por exemplo, que o seguro de automóveis seja parcial, válido somente para os dias úteis ou dias em que o segurado sai com o veículo da garagem, o que consequentemente reduzirá o valor do prêmio", explica Ana Rita.
Além dos seguros parciais e personalizados, fica autorizada a inclusão de mais de um seguro em uma mesma apólice, como do automóvel e da casa, um novo produto que tem sido chamado de "combo". De acordo com a advogada, o papel do corretor vai ser fundamental, porque ele vai facilitar que o segurado faça esse trabalho junto à seguradora, para que ele possa ter, então, um produto que vai dar atendimento àquele risco que está querendo colocar sob o seguro. "Esse é mais um passo no mercado que se autorregula, um setor que já está maduro o suficiente para caminhar sozinho. Vejo essas alterações em um futuro não tão longínquo. Os corretores terão um perfil mais consultivo, mostrarão as diferenças entre os produtos e auxiliarão o segurado na melhor decisão", finaliza Ana Rita.
Sobre o Petraroli Advogados
O Petraroli Advogados é um escritório de advocacia especializado em Seguros e Previdência Privada que, desde 1996, atua tanto no âmbito consultivo como no contencioso, com a entrega de soluções sob medida para empresas ou setores jurídicos. Conta com uma equipe dinâmica e altamente experiente, para propor soluções às diferentes necessidades dos mais diversos segmentos, em especial, seguradoras e fundos de pensão. Site: www.petraroli.com.br
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário