Brasil,

QUIVER : Como fazer sua corretora de seguros gerar mais resultados

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  QUIVER
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação

Quando tratamos de gestão para corretoras de seguros, gerar mais resultados é um objetivo muito comum. Mas o que exatamente é “resultado”? Não há uma resposta exata, pois tudo depende das metas traçadas dentro de cada corretora.

O mais importante, é justamente traçar essas metas e saber onde a corretora quer chegar, para então reconhecer que o “resultado” foi conquistado com sucesso. Os objetivos podem ser diversos, algumas corretoras querem crescer, expandir e abrir filiais. Já outras, estão contentes com seu porte, mas desejam aumentar a rentabilidade e a qualidade do ambiente de trabalho. Todos esses propósitos podem ser considerados como “resultado” e compartilham de fatores em comum, que guiam a gestão de uma corretora.

Como começar a gerar mais resultados?

Antes de tudo, é necessário planejamento. Inicie analisando o que está errado nos processos da corretora e, a partir daí, defina o que precisa ser melhorado e como será melhorado. Para buscar resultados, siga a seguinte estrutura de ação:

  1. Diagnosticar o que está errado;
  2. Definir o que precisa melhorar;
  3. Criar ações que irão melhorar / solucionar os problemas

Em qual aspecto de gestão você está errando e isso impede sua corretora de gerar resultados?

Separei os 3 aspectos mais comuns que corretores costumam pecar, se você ainda não sabe onde está falhando, pode ser que encontre o seu erro aqui:

Falta de um objetivo específico definido e ações planejadas

É extremamente necessário ter pelo menos um objetivo definido. Geralmente, existem dois caminhos que uma corretora pode seguir:

1 – Corretoras que desejam crescer: A corretora de seguros que busca se tornar cada vez maior, isso implica em ampliar a estrutura, aumentar o número de funcionários, criar filiais e atender cada vez mais clientes. Junto a isso, a corretora pode buscar se tornar referência no mercado, seja de seguros em geral, ou em um nicho específico;

2 – Corretoras que querem maximizar os lucros: A corretora está contente com seu porte atual. Busca maior rentabilidade para maximizar os ganhos, manter a estrutura modernizada e tornar o ambiente de trabalho cada vez melhor.

Defina um objetivo e, a partir daí, trabalhe em ações para fazer acontecer. Lembrando novamente que planejamento é essencial para crescer de maneira saudável, pois um crescimento desordenado tem grande chance de se tornar prejudicial no futuro.

Combatendo a baixa produtividade

Para ter boa produtividade, recomendo que você implante procedimentos em diversas áreas da corretora, seja em vendas, financeiro, renovações, etc. Procedimentos não servem apenas para a poupar tempo e aumentar a produtividade, mas também para manter processos padronizados que evitam falhas nas ações dos colaboradores.

Vou utilizar como exemplo o processo de realizar uma cotação. É interessante que a corretora já tenha pré-estabelecido a forma que esse processo irá ocorrer e quanto tempo irá levar. Tendo esse procedimento registrado, todos os colaboradores (até mesmo os mais novos na corretora) saberão de que forma é feita a cotação e qual é o limite de tempo que devem gastar para realizá-la.

Para aumentar a produtividade no momento de realizar cotações, é imprescindível usar um multicálculo. Não digo isso apenas porque a Quiver oferece esse tipo de software, mas sim porque um multicálculo é extremamente necessário para qualquer corretora que queira gerar resultados, pois a economia de tempo é gigantesca.

Ausência de liderança

Não conheço nenhuma empresa de sucesso que tenha evoluído, crescido e gerado resultados sem ter um líder eficaz. Esqueça aquele velho modelo de empresa com chefe ausente, que aparece de vez em quando para dar uma bronca e depois vai embora. Esse tipo de empresa NÃO vai ter resultados, ela pode até sobreviver, mas não vai evoluir.

A figura do líder está ligada a todos os aspectos de evolução que uma corretora de seguros tem. Seja o planejamento, controle de indicadores, elaboração de procedimentos, tudo deve ter sido criado ou testado pelo líder. A figura de liderança deve ser exemplar, se você é o comandante de uma corretora de seguros, saiba que sua equipe espera que você esteja presente em todas as reuniões e esteja acompanhando o dia-a-dia da empresa.

Importante: O líder não precisa ser necessariamente o sócio da empresa. Mas é extremamente necessário ter essa referência para os demais e, claro, é muito melhor se for o proprietário. Lembre-se: o ser humano é um animal gregário (que vive em bando), portanto, ele precisa estar seguindo alguém, por isso o líder é tão necessário.


Imagem: Divulgação

O que um líder precisa fazer?

  • Ser referência;
  • Admitir o erro e dar o braço a torcer;
  • Se desenvolver e evoluir;
  • Tomar a frente, ter atitude;
  • Se comunicar com equipe;
  • E o mais importante, relembrando o primeiro tópico do artigo: Ter um objetivo, saber onde quer chegar.

Siga essas dicas, defina um plano de ação para melhorar os aspectos de gestão, estabeleça um prazo e faça um acompanhamento.

Desejamos que você tenha ótimos resultados!

Quiver Soluções a grande parceira dos Corretores e Corretoras de Seguros
Segurança e eficiência que geram confiança e resultados!
Muito mais do que números: somos um reflexo do sucesso de nossos clientes


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar