Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Profissionalizar a gestão é o caminho para a perenidade das empresas

Luiz Marcatti, presidente da MESA Corporate Governance, ensina cinco dicas para as empresas enfrentarem a crise - Divulgação Luiz Marcatti, presidente da MESA Corporate Governance, ensina cinco dicas para as empresas enfrentarem a crise - Divulgação

Luiz Marcatti, presidente da MESA Corporate Governance, ensina cinco dicas para alavancar os negócios em tempos de crise

Empresas de todos os setores e portes atravessam períodos de turbulência diante da crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus. Muitos negócios precisaram se reinventar, avançar na transformação digital e investir na profissionalização da gestão para garantir a competividade e a sobrevivência. Para Luiz Marcatti, presidente da MESA Corporate Governance, o momento pede que os administradores analisem o cenário com muita cautela e segurança antes de tomar qualquer decisão.

“É como enfrentar tempestades durante o voo. O piloto precisa ter segurança de que possui visibilidade e informações corretas para seguir adiante e transmitir confiança aos passageiros e tripulantes. O mesmo vale para os administradores que precisam ter sistema de informações e indicadores confiáveis, sem o que a empresa terá mais dificuldades para atravessar períodos de incertezas”, ensina o consultor.

Para garantir o desenvolvimento e a profissionalização do negócio, Marcatti ensina cinco dicas de gestão que podem ser aplicadas em empresas de diversos segmentos, independentemente do tamanho e do nível de maturidade.

1- Informações precisas

Em momentos de tempestade, principalmente por não sabemos quanto tempo vai durar, é muito importante que os administradores das empresas tenham um sistema de informação o mais preciso e atualizado possível. Isso ajudará a tomar decisões com mais segurança, principalmente nos momentos críticos.

2 – Caixa em dia

Se o piloto acha que vai demorar para chegar ao aeroporto, precisa checar se tem combustível suficiente. A mesma lógica vale para o caixa da empresa. Muitas organizações não têm clareza e nem segurança do quanto gastam e quais são seus custos. Ficam concentradas na venda e no faturamento. Em períodos de crise é extremamente importante ganhar dinheiro dentro de casa, racionalizar os recursos e avaliar a situação econômico-financeira, especialmente quando a necessidade leva a buscar recursos com agentes financeiros.

3- Equipe competente

O administrador precisa ter a certeza de que tem pessoa certa no lugar certo, ou seja, profissionais com a competência adequada para ocupar posições de acordo com a necessidade da empresa. Se o time não é competente, o gestor se sobrecarregará e, fatalmente vai enfrentar riscos e problemas.

4- Profissionalização da equipe

Colaboradores despreparados comprometem resultados e estragam a relação da empresa. Muitos não sabem o tamanho do prejuízo que um profissional despreparado pode acarretar à empresa. Se os empresários ainda duvidam da importância de ter equipes qualificadas, lembrem-se de Henry Ford, empresário americano que revolucionou a indústria automobilística. Há 100 anos o fundador da Ford Motor Company disse que o pior é não investir em treinamento e depois perder o funcionário, mas não treinar e o funcionário ficar na empresa.

5- Investir em tecnologia

Uma empresa não se torna digital pelos recursos tecnológicos, e sim pelo modelo mental e pela cultura implementada. Os administradores precisam estar mais abertos para o mundo dos negócios aliado à tecnologia. A pandemia acelerou a transformação digital das companhias que precisarão manter o modelo para continuar atendendo as demandas e necessidades dos clientes.

Sobre a MESA Corporate Governance

A MESA Corporate Governance trabalha a governança corporativa e familiar na dimensão humana do poder, dinheiro e afeto. A empresa é constituída por uma equipe de consultores especialistas e experientes que atendem às necessidades nos diferentes momentos de modernização de empresas de origem familiar ou multissocietárias, quer sejam de capital fechado ou com ações listadas em bolsas de valores. Também é filiada às seguintes entidades e instituições: AMCHAM Brasil, IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, ICGN – International Corporate Governance Network, FBN – Family Business Network e NACD – National Association of Corporate Directors.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo