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O real e o virtual: como resolver conflitos entre os perfis de uma mesma pessoa?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabiano de Abreu
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Jennifer de Paula, especialista em marketing digital, dá dicas de como evitar divergências entre posturas assumidas na vida pública e nas redes sociais

De provável vencedora do Big Brother Brasil 21 à inimiga do país. É assim que a participante Sarah passou a ser vista desde que revelou seu apoio ao presidente da república, Jair Bolsonaro no reality, e teve o número de fãs e seguidores despencando nas redes sociais. Diante de uma crise do tipo, como a equipe que gerencia o perfil da participante deve agir?

"O assessor deve sempre estar aliado ao assessorado, repassando a postura, os padrões de comportamento que devem ser seguidos tanto nas redes sociais, quanto na vida real. No caso da Sarah, essas orientações provavelmente foram passadas, mas, como eles sempre dizem, dentro da casa tudo muda”, afirma a especialista em marketing digital Jennifer de Paula.

De acordo com Jennifer, temos nos tornado uma espécie de "contratados" das redes sociais, e, por consequência, seguir suas "regras contratuais" como, por exemplo, não se vincular em polêmicas. Caso contrário, estaremos sujeitos a uma “demissão” ou sofrer o chamado cancelamento, por parte dos internautas.

"No caso da Sarah, sendo ela filha de militar e se comportando como uma das estrategistas da casa, certamente ela teria o perfil de apoiadora do atual presidente. Mas colocar sua opinião política dentro de um jogo não era necessário. Primeiro, pois não mudou nada lá dentro entre os competidores, e segundo que ela não faz ideia de como está a situação do lado de fora”, afirma.

A profissional, que possui ampla experiência na área de assessoria de imprensa e gerenciamento de redes sociais, ressalta a importância de se estudar o mercado em que o cliente está inserido, o público-alvo de seu trabalho, o engajamento, além de analisar quem seu cliente está influenciando verdadeiramente.

A especialista listou alguns dicas para clientes e assessores que podem ajudar na hora de executar o trabalho:

- Evite se envolver em temas que te posicionem de forma muito positiva para um público e muito negativa para outros. Isso fará com que você divida seus seguidores, podendo perder os que não se agradam com sua opinião sobre determinado assunto;

- Se o voto é sigiloso, não se sinta obrigado a expor seus pensamentos políticos;

- Ser neutro não significa não ter personalidade. Passe para o público suas reais intenções sobre tudo. Mas evite responder pelos "erros e acertos dos outros", vinculando sua imagem a terceiros, como no caso da Sarah;

- Ao construir um planejamento de imagem pessoal/digital, verifique-se se ele condiz com seus interesses e índole, evitando conflitar informações entre o que você realmente é com o que está publicando na rede;

- Tenha sempre em mente seu planejamento de marketing. Se ele foi construído, deve ser seguido.

*Jennifer de Paula está disponível para falar mais sobre o assunto.

Em qua., 10 de mar. de 2021 às 15:10, Raquel Penaforte Jornalista Intérprete escreveu:

O real e o virtual: como resolver conflitos entre os perfis de uma mesma pessoa?

Jennifer de Paula, especialista em marketing digital, dá dicas de como evitar divergências entre posturas assumidas na vida pública e nas redes sociais

De provável vencedora do Big Brother Brasil 21 à inimiga do país. É assim que a participante Sarah passou a ser vista desde que revelou seu apoio ao presidente da república, Jair Bolsonaro no reality, e teve o número de fãs e seguidores despencando nas redes sociais. Diante de uma crise do tipo, como a equipe que gerencia o perfil da participante deve agir?

"O assessor deve sempre estar aliado ao assessorado, repassando a postura, os padrões de comportamento que devem ser seguidos tanto nas redes sociais, quanto na vida real. No caso da Sarah, essas orientações provavelmente foram passadas, mas, como eles sempre dizem, dentro da casa tudo muda”, afirma a especialista em marketing digital Jennifer de Paula.

De acordo com Jennifer, para evitar desconformidades entre o profissional e o cliente, em situações mais convencionais, é comum que nos contratos de trabalho estejam especificadas algumas cláusulas que prevêem rescisão em caso de polêmicas pessoais.

"No caso da Sarah, sendo ela filha de militar e se comportando como uma das estrategistas da casa, certamente ela teria o perfil de apoiadora do atual presidente. Mas colocar sua opinião política dentro de um jogo não era necessário. Primeiro, pois não mudou nada lá dentro entre os competidores, e segundo que ela não faz ideia de como está a situação do lado de fora”, afirma.

A profissional, que possui ampla experiência na área de assessoria de imprensa e gerenciamento de redes sociais, ressalta a importância de se estudar o mercado em que o cliente está inserido, o público-alvo de seu trabalho, o engajamento, além de analisar quem seu cliente está influenciando verdadeiramente.

A especialista listou alguns dicas para clientes e assessores que podem ajudar na hora de executar o trabalho:

- Evite se envolver em temas que te posicionem de forma muito positiva para um público e muito negativa para outros. Isso fará com que você divida seus seguidores, podendo perder os que não se agradam com sua opinião sobre determinado assunto;

- Se o voto é sigiloso, não se sinta obrigado a expor seus pensamentos políticos;

- Ser neutro não significa não ter personalidade. Passe para o público suas reais intenções sobre tudo. Mas evite responder pelos "erros e acertos dos outros", vinculando sua imagem a terceiros, como no caso da Sarah;

- Ao construir um planejamento de imagem pessoal/digital, verifique-se se ele condiz com seus interesses e índole, evitando conflitar informações entre o que você realmente é com o que está publicando na rede;

- Tenha sempre em mente seu planejamento de marketing. Se ele foi construído, deve ser seguido.

*Jennifer de Paula está disponível para falar mais sobre o assunto.


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