Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

As mulheres e a tecnologia: uma relação cada vez mais próxima

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Viviane Melém
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

As mulheres e a tecnologia: uma relação cada vez mais próxima

Estudo aponta que hoje elas já representam cerca de 20% dos profissionais que atuam no setor e a tendência de crescimento se torna realidade. Empresas do ramo que apostam no conhecimento e na perspicácia feminina ganham destaque no mercado

Algoritmos, Inteligência Artificial, Data Science. Um universo de palavras complexas, que até outro dia fazia parte de um setor dominado pelos homens e que hoje começa a ser conquistado por elas também, o da tecnologia. É o que revela a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do IBGE, que aponta que as mulheres representam cerca de 20% dos profissionais atuando no mercado de TI no Brasil.

São milhares de mulheres que dedicam suas horas entre bytes, gigas, teras, como a desenvolvedora de TI da Plataforma A+, Carolina Cervela Freire. Aos 31 anos, a profissional foi descoberta pela equipe de gestão da edtech no mundo virtual. "Os líderes da área de tecnologia da Plataforma A+, encontraram meu perfil no Linkedin e me convidaram para uma entrevista, feita, aliás, por quatro homens. Claro que fiquei nervosa, porque sei que ainda existe um certo preconceito na área, mas ainda na entrevista, eles me deixaram super à vontade e conseguimos fazer uma conexão super bacana", relata a jovem.

Carol, conquistou assim seu primeiro emprego na área. "Eu era da área da saúde (fisioterapia), mas com a pandemia, me vi sem muitas oportunidades e como a área de tecnologia me atraia de alguma forma, resolvi me arriscar e embarquei em um bootcamp. Um mês e meio depois, eu estava sendo empregada pela Plataforma A+", comemora e conclui "Tive a sorte de entrar em uma empresa que soube valorizar minha trajetória e enxergar em mim um potencial, fez muita diferença pra mim e para o meu processo".

À frente da Plataforma A+, que hoje conta com quase 30 de colaboradores, Bruno Mota, CEO da edtech acredita que promover o aumento da participação feminina no setor não é apenas sobre pessoas. "É sobre negócios também! Aqui na Plataforma A+, engajamos práticas que favoreçam realmente o encontro de ideias dos mais diversos colaboradores. Acreditamos na troca de conhecimento promovida dentro de um cenário cada vez mais igualitário para expandirmos nosso potencial e contribuirmos com a nossa missão de construir gerações apaixonadas pelo saber. Temos uma equipe multidisciplinar atuante para entregar soluções que otimizem o dia a dia de escolas, aproximem o relacionamento com as famílias e aumentem o engajamento e o aprendizado dos alunos", declara.

A equipe do hub atende no total 56 instituições de ensino que apostaram no modelo de negócios oferecido pela plataforma para conectar estudantes por meio da tecnologia inovadora, seguindo as diretrizes e metodologias disponíveis, como ensino híbrido, sala de aula invertida e aprendizagem adaptativa. "Somos uma startup. Nascemos com o propósito de derrubar as barreiras e para isso apostamos numa cultura mais inclusiva e diversa. Por isso, trazer à tona esse debate é uma forma contribuir positivamente para o protagonismo feminino na construção de um mundo mais sustentável na era digital", finaliza.

Superar os desafios do mercado também está entre as missões delas

"Acho que o principal desafio para muitas mulheres que querem embarcar nesta jornada digital é o medo da discriminação de gênero. É uma área que exige um pouco mais de esforço delas para conseguir ser notada como alguém realmente preparada para o trabalho. Existem estatísticas que apontam que mulheres ganham menos do que homens, mesmo quando apresentam maior entendimento sobre o assunto em questão. Acredito que já avançamos muito nessa pauta, mas ainda há muito a ser feito. É preciso dar mais oportunidades e promover igualdade no setor. É uma transformação que não acontece de uma hora para outra, já que existem conceitos adquiridos de forma cultural e estrutural que precisam ser vencidos", declara.

A afirmativa de Carol se reflete em números. O estudo divulgado pelo IBGE mostrou também que a participação feminina no mercado de trabalho brasileiro aumentou nos últimos 5 anos, mas elas continuam ganhando menos que os homens e ocupando poucos cargos de liderança. "Precisamos mudar esta realidade e reduzir o gap de gênero no setor de tecnologia, por isso, aqui na Plataforma A+ abraçamos esta causa de impacto positivo para mudar este cenário", declara Mota.

Sobre a Plataforma A+:

Desenvolvida a partir das transformações da educação, a Plataforma A+ é a edtech que aplica tecnologia para oferecer soluções de gestão escolar e de ensino e aprendizagem. A eliminação de etapas burocráticas no processo de matrícula e rematrícula é um dos benefícios da plataforma. Por meio da Plataforma A+, em apenas 7 minutos é possível inserir os dados dos alunos, assinar contrato, gerar o boleto ou definir outra forma de pagamento. Além disso, o sistema permite que cada gestor personalize relatórios e indicativos, além da navegação, integrando com a identidade visual da escola. "Pensamos em todas as alternativas de diversificação do nosso portfólio de produtos, para que ele atenda aos diversos envolvidos na rede. Foram meses dedicados a elaborar um modelo de negócio que seja seguro e resolutivo, que garanta entregar valor à educação privada no País", assegura Bruno.

Diante de um mercado de startups cada vez mais aquecido, outro diferencial do hub é a diversidade dos serviços ofertados e a possibilidade de expansão para atender os diferentes públicos e suprir as principais necessidades das lideranças educacionais. Segundo o CEO, a estratégia da Plataforma A+ é se manter atenta às transformações e exigências que o mercado exige para fornecer às instituições processos de gestão cada vez mais eficientes, garantindo a perenidade de suas marcas e sua sustentabilidade econômica.

"Dentro da plataforma, as vantagens são inúmeras. Os alunos têm acesso a conteúdos elaborados por especialistas e podem criar e organizar os materiais escolares. Na biblioteca online, oferecemos um acervo de milhares de títulos, crônicas, jornais e tirinhas. Além disso, no ambiente virtual, aplicamos simulados e provas a partir de um banco de dados com milhares de questões, todas com correção automática. Outro diferencial é o espaço de relatórios de uso e desempenho com distinção por série, turma, aluno, professor ou disciplina e, como espaço multiplataforma, a leitura dos alunos pode ser feita independente do dispositivo de acesso, com a opção de download para leitura offline. E, para engajar a interação dos nossos alunos, nossa plataforma é gamificada. Por meio de inteligência artificial podem dar sugestões de leitura personalizadas", detalha o CEO.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar