Brasil,

Baskets surge para aproximar o pequeno produtor de seus clientes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marina Lapietra
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Baskets surge para aproximar o pequeno produtor de seus clientes

Plataforma foi criado durante a pandemia com a proposta de funcionar como um mercado de alimentos e bebidas artesanais brasileiros

"A Baskets coloca o melhor dos pequenos produtores a um clique da sua mesa", é como descreve o projeto Kim Machlup, que criou a plataforma durante a pandemia do coronavírus. O site funciona como um mercado online especializado em produtos artesanais e nasceu no momento em que os empórios - até então os principais fornecedores desse tipo de alimento -, tiveram suas operações limitadas e a quantidade de lojas virtuais que ofertavam esses itens também era bastante restrita.

Consumidora assídua de produtos artesanais de pequenos produtores, Kim conta que durante a pandemia teve dificuldade para encontrá-los: "A compra direta do produtor nem sempre é simples. É um processo de muitas fricções, fretes altíssimos, disponibilidade de pagamento somente via transferência bancária e, como são produzidos em locais diferentes, as datas de entregas também não coincidiam, além da gestão exaustiva de compra em diversos canais, etc.".

Entre a idealização do projeto e o início efetivo da Baskets, foi um período de um mês. "Procuramos os melhores e mais cuidadosos pequenos produtores do Brasil e os colocamos em uma plataforma única para uma compra fácil, rápida e com um só frete. Nossa expectativa era a de que pelo menos 20 produtores topassem o convite de trabalhar conosco. E, para a nossa surpresa, foram 34 logo de cara. Hoje, já temos no portfólio mais de 450 itens de mais de 50 produtores. E tem mais vindo por aí", celebra.

O consumo de produtos artesanais feitos por pequenos produtores tem crescido muito nos últimos anos. Isso parte de um desejo cada vez maior por uma vida menos industrializada e pela adoção de hábitos mais saudáveis. Melhorar a qualidade da nossa alimentação, levando em conta benefícios para a nossa saúde, para o nosso paladar, o bem-estar de quem produz e os cuidados com o meio ambiente, contudo, não é um tema tão novo assim.

Na década de 1980, por exemplo, surgiu o movimento Slow Food, na Itália, com o intuito de incentivar uma alimentação mais equilibrada e que respeitasse os sabores dos alimentos, um tempo mais demorado e prazeroso de degustação, o processo de produção, bem como a cultura regional de onde ele foi produzido.

E essas são as premissas nas quais Kim se baseia para se alimentar. "Sempre me interessei por alimentação, ela já mudou muito quem sou. Tenho uma relação muito próxima com o que como, adoro explorar novos sabores. Já havia pensado em outras frentes para empreender em gastronomia, mas foi a Baskets que realmente me cativou. Além de gastronomia, gosto muito de poder levar para as pessoas essa filosofia e sinto que consigo fazer isso por meio desse novo projeto: mostrar esse mundo maravilhoso dos pequenos produtores brasileiros para um número cada vez maior de pessoas", conta.

A curadoria de produtos é feita por Kim e uma equipe. Tudo o que vai ao ar é provado por eles para um rigoroso controle de qualidade, que leva em conta o sabor, a história daquele alimento, a apresentação - como ele vai chegar ao consumidor final - e os processos de produção. "Para a seleção, fiz uma pesquisa tentando entender o consumo, o que as pessoas buscam. Comprei diversos tipos de produtos de diferentes produtores e experimentei até achar os de melhor qualidade. Tento buscar produtos que não tenham um acesso tão fácil e duas características não podem faltar: ser artesanal e brasileiro", relata a curadora.

A Baskets oferece pães, cafés, queijos, geléias, méis, kombuchas, cookies, cervejas, vinhos, chocolates, entre outros tantos itens. Os produtos podem ser comprados de forma avulsa, para consumo no dia a dia. Também estão disponíveis no site cestas pré-montadas como ideias fáceis e práticas para presentear.

A empresa tem como intuito trazer visibilidade para os pequenos produtores brasileiros, fazendo com que todos conheçam as maravilhas produzidas em solo nacional, além de valorizar esses produtores e seus produtos, abrindo um novo mercado para eles que, de outra forma, teriam muita dificuldade de chegar a esses consumidores. A ideia é facilitar a jornada de compra, para que seja tão fácil comprar de um pequeno produtor quanto de uma grande marca no supermercado. "Queremos ajudar a mudar o perfil de consumo, mostrando que além de brasileiros e de pequenos produtores, esses produtos são de mais qualidade, mais saudáveis, sem conservantes".

Além de fundadora da Baskets, Kim Machlup é diretora do GVAngels e membro do Conselho do Instituto C e do Cenpec. Foi Líder de Home Planning e Impacto Socioambiental na Loft. Foi sócia da MOV Investimentos, fundo brasileiro de venture capital para impacto. Anteriormente, trabalhou na International Meal Company e no Morgan Stanley. É formada em Administração de Empresas pela EAESP-FGV e possui Mestrado em Liderança no Terceiro Setor pela University of Pennsylvania.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar