Brasil,

Dia Internacional da Mulher: conheça 10 mulheres que fazem história dentro de empresas de diversas áreas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Larissa Olim
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Da logística, passando pela área da saúde, e-commerce e comunicação: em data marcada pela história da mulher e luta pelos seus direitos, essas executivas se destacaram em suas áreas e transformaram as companhias que atuam

O Dia Internacional da Mulher está próximo e, com ele, lembramos da luta de tantas mulheres para se destacarem no mercado de trabalho, que ainda possui muitos cargos ocupados, majoritariamente, por homens. Além das tarefas para se destacarem na profissão, ainda precisam cuidar da casa, dos filhos, se desdobrarem em mil para darem conta de todas as missões que surgem.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres são 45% da população economicamente ativa no Brasil, índice conquistado através do trabalho de muitos anos das profissionais em conquistar espaço dentro das organizações. O IBGE também mostra que elas dedicam mais tempo aos estudos em comparação aos homens. Mesmo assim, a remuneração média recebida pelas brasileiras no mercado é inferior à ofertada ao público masculino.

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) aponta que apenas 7,2% dos membros dos conselhos são mulheres. Nos comitês fiscais a participação não é muito diferente: menos de 9%. Em relação aos cargos de liderança nas empresas, as desigualdades persistem. De acordo com o Ministério da Economia, as mulheres detêm 42,4% das funções de gerência, 13,9% de diretoria e 27,3% de superintendência. Com os dados é possível perceber que, quanto mais alto o nível dentro de uma companhia, menores são as participações femininas.

Ainda assim, muitas delas nadam contra a maré e se destacam dentro das empresas. Preparamos dez perfis de executivas que atuam em diversas áreas, de alimentação à arquitetura, para se inspirarem. Conheça:

Renata Pocztaruk- Arquiteta e CEO ArqExpress

Envolta em projetos que não saíam do papel, em 2015 a arquiteta gaúcha Renata Pocztaruk, formada em arquitetura pela PUCRS, estava saturada de enviar propostas e os clientes não fecharem por falta de verba ou acharem que o serviço sairia muito além do que poderiam pagar.

Foi assim que a luz do empreendedorismo acendeu e Renata percebeu uma oportunidade que mudaria o destino da empresa e dos projetos sem fim. Depois de doze meses tentando finalizar o projeto de um cliente, sem resultado e com o custo aumentando, definiu um orçamento fechado com o cliente e combinaram que a transformação final seria iniciada e finalizada em um único dia. O cliente adorou o resultado e, desta experiência, nasceu a ArqExpress - startup que inova ao entregar projetos com orçamento total pré-definido pelo cliente e em tempo recorde. Este case virou um vídeo para o YouTube e venderam o serviço para mais de 30 pessoas no mês seguinte.

Filha de pais arquitetos, o sonho de Renata era cursar moda. Depois de algumas conversas com profissionais da área e de analisar a carreira em arquitetura, se encontrou em design e hoje é referência na área. Em seu perfil no Instagram, compartilha antes e depois de ambientes, com mais de 573 mil seguidores.

Mariana Marques- Administradora e CEO da Amarq

Mariana Marques é empresária, CEO da Amarq- consultoria de inteligência em saúde e bem-estar, que surgiu em 2014, na cidade de São Paulo, e assiste hoje uma carteira de 86 mil vidas, na gestão de benefícios de saúde (planos de saúde) e no desenvolvimento de soluções personalizadas dirigidas ao segmento corporativo.

Empreendedora nata, quando tinha oito anos, sua mãe vendia batons e ela prospectava farmácias para a mãe concluir as vendas. Pegava as páginas amarelas das listas telefônicas, ligava e marcava reuniões para a mãe.

Aos 21 anos e na entrevista de emprego para o cargo de vendedora, Mariana falou que sonhava em presidir uma companhia. Dez anos depois de muito empenho e dedicação em vendas, conversou com o presidente da empresa, e falou que queria montar o próprio negócio. Assim ele se tornou seu sócio na Amarq. Em 2016, por questões burocráticas, ele teve de se desvincular, e ela se tornou a única dona da companhia.

Sabrina Torres, Head Of Culture & People no Grupo FCamara

Sabrina Torres é Head Of Culture & People no Grupo FCamara - consultoria de soluções tecnológicas e transformação digital. Responsável pela área de Cultura e Pessoas, na estruturação e criação de novas estratégias da unidade de Omnicommerce do grupo, Sabrina conta com mais de 10 anos de experiência na área de gestão de pessoas e atuou em empresas nas áreas de comunicação, saúde e tecnologia.

Giovanna Zacchi, Head of Sales and Business Development no Grupo FCamara

Giovanna Zacchi é Head of Sales and Business Development no Grupo FCamara - consultoria de soluções tecnológicas e transformação digital. Responsável pela área comercial da unidade de Omnicommerce no grupo, Giovanna possui ampla experiência em gestão de negócios focado em tecnologia e atuação direcionada pelo seu mindset criativo e engajado que permite respostas rápidas às mudanças e atingimento de resultados em curto prazo.

Roberta Peirão, Head of Relationship & Business Development no Grupo FCamara

Roberta Peirão é Head of Relationship & Business Development no Grupo FCamara - consultoria de soluções tecnológicas e transformação digital. Com ampla experiência no mercado, Roberta já atuou nos segmentos de tecnologia, financeiro, e-commerce, varejo, engenharia, entretenimento e saúde. Atualmente, é responsável pela área de Relacionamento e Negócios na unidade de Omnicommerce do grupo com objetivo de levar a transformação digital aos clientes de maneira inovadora, além de ajudar líderes de negócios e times de tecnologia por meio de metodologias inovadoras e disruptivas. Formada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário de Belo Horizonte e com MBA em Gestão Estratégica e de Liderança no Centro Universitário Newton Paiva, Roberta iniciou sua trajetória no grupo como Business Partner, em seguida Business Relationship Manager até ocupar o cargo de Head.

Raquel Cardoso, Head of Branding, Marketing & Communication no Grupo FCamara

Raquel Cardoso é Head of Branding, Marketing & Communication no Grupo FCamara - consultoria de soluções tecnológicas e transformação digital. Com mais de 14 anos de experiência no mercado, tendo a última década focada em planejamento de marcas, comunicação e marketing, Raquel tem MBA pela Universidade de São Paulo (USP) em Gestão de Comunicação e Marketing e MBA em pela Business School São Paulo em Branding, além de experiência em empresas como Itaú e Duratex.

Babi Tonhela, CPO do Ecommerce na Prática

Babi Tonhela é sócia e Gerente de Produtos do Ecommerce na Prática, maior escola de vendas digitais do Brasil. Com mais de 10 anos de experiência, Babi começou sua carreira de empreendedora atrás do balcão varejista, onde aprendeu sobre atendimento ao cliente, logística, gestão e administração. É formada em jornalismo pela PUC Campinas e, atualmente, é responsável pela equipe de sucesso do aluno e cuida de mais de 30 mil empreendedores cadastrados na plataforma.

Stela Torres - Head of Marketing & Partnerships do Melhor Envio

Stela Torres é Head of Marketing & Partnerships no Melhor Envio - startup de gestão de fretes que ajuda empreendedores a otimizarem tempo, ganharem competitividade com fretes mais baratos, integrações e rastreios automatizados. Com três anos de casa, Stela começou sua jornada dentro da startup como Customer Success Specialist, passando para o cargo de Analista de Negócios e Parcerias, Gerente de Parcerias e tornando-se diretora da área de marketing e responsável por toda estrutura do setor.

Mariana Hinkel - Co-founder Agência NoAr

Mariana Hinkel é jornalista e empreendedora. Há 10 anos, fundou a Agência NoAr com sua sócia Marina Mosol com o objetivo de acelerar marcas e transformar empresas em negócios de sucesso. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-graduada em Marketing pela UNICAMP, atua há 20 anos com comunicação corporativa em conexões estratégicas, assessoria de imprensa para impulsionar produtos e serviços, treinamento de porta-vozes, estratégia de vendas em marketing digital, inbound marketing, novas parcerias e branding. Hoje, à frente da Agência NoAr, atua na comunicação dos segmentos que mais crescem no Brasil: tecnologia, saúde, startups, mercado financeiro e beleza.

Marina Mosol - Co-founder Agência NoAr

Relações Públicas pela UFPR – Universidade Federal do Paraná, cursou MBA de Gestão Empresarial na FGV – Fundação Getúlio Vargas. Possui 20 anos de experiência em comunicação corporativa, e, há 10, fundou a Agência NoAr ao lado de sua sócia, Mariana Hinkel. Com o objetivo de acelerar marcas e transformar empresas em negócios de sucesso, a agência atua há 8 anos oferecendo estratégias personalizadas de assessoria de imprensa e inbound marketing a clientes dos segmentos de tecnologia, saúde, startups, mercado financeiro e beleza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar