Brasil,

Pequena empresa: Dicas de como lutar lado a lado com grandes marcas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dênis Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

(alphaspirit/Deposit Photos) (alphaspirit/Deposit Photos)

A primeira dica para uma pequena empresa lutar lado a lado com grandes marcas é preencher uma lacuna do mercado. Ou seja, é necessário identificar algo que esteja faltando no seu segmento de atuação.

Mesmo em meio a uma concorrência formada por grandes marcas, é possível que uma pequena empresa se fixe no mercado e conquiste o seu público alvo. Para tanto, é preciso apostar em uma série de estratégias. Para saber quais são elas, confira a seguir as principais dicas para que sua pequena empresa possa lutar lado a lado com grandes marcas.

Preencha uma lacuna do mercado
Aposte na personalização para o cliente
Fidelize os clientes com o pós-vendas
Faça uso de diferentes canais
Esteja atento às tendências
Invista em diferenciação e reputação

Preencha uma lacuna do mercado

Mesmo com o mercado saturado, é possível que existam falhas a serem resolvidas. E se uma empresa, mesmo pequena, investir nisso, as suas chances de crescer são reais. Para tanto, exige-se um amplo estudo do segmento de mercado. O empreendedor deve avaliar em que ponto as empresas falham ao atender o seu público, o que deixa a desejar e o que pode melhorar. Uma forma de obter essa resposta é com uma pesquisa de opinião realizada junto aos clientes da marca.

Aposte na personalização para o cliente

Outra maneira de uma pequena empresa se destacar em meio às grandes corporações é apostar na personalização para o cliente. Hoje, o consumidor valoriza imensamente as marcas que oferecem produtos e serviços personalizados, na medida certa para suas necessidades. Mais uma vez, uma pesquisa de opinião pode ajudar em muito na hora de identificar quais são essas necessidades. A partir desse conhecimento, basta desenvolver soluções que se encaixem perfeitamente ao que o consumidor quer.

Fidelize os clientes com o pós-vendas

Fidelizar o cliente é também a estratégia certa para lutar lado a lado com as grandes marcas. No entanto, não basta fazer promoções e descontos para alcançar a fidelização, é preciso ainda investir no pós-vendas, assim, a venda não finaliza quando o cliente adquire um produto ou serviço. A empresa deve saber como foi a experiência de compra, o que pode melhorar e, claro, resolver com eficiência qualquer problema que possa ocorrer.

Com essa atenção, no pós-vendas, o consumidor tem a certeza que fez a compra no local certo. Isso aumenta em muito as suas chances de retornar à mesma empresa e de até mesmo fazer propaganda boca a boca positiva para amigos e familiares.

Faça uso de diferentes canais

Fazer uso de diferentes canais é mais uma forma de atrair e conquistar um maior número de clientes. Afinal, de acordo com o perfil do público de uma marca, é possível que haja quem prefira ligar para a empresa, outros preferem usar o chat online. Há quem sinta-se mais à vontade mandando um e-mail e existem as pessoas que acham mais prático utilizar as redes sociais para entrar em contato com a marca. Portanto, vale a pena contar com uma equipe que atenda por vários canais.

Esteja atento às tendências

A pequena empresa, que está atenta às tendências do seu segmento de mercado, consegue não só lutar lado a lado com grandes marcas como até mesmo passar na frente delas. Isso acontece porque o consumidor gosta de inovação, inclusive, quando ela traz vantagens, como praticidade e economia. Esse fator possibilita que as pessoas mudem de marca, por mais fiéis que sejam a ela.

Invista em diferenciação e reputação

A diferenciação em seu mercado é conquistada com uma marca forte, com posicionamento claro e com uma comunicação bem executada que transpareça este posicionamento. Já a reputação é construída através da forma como a marca se relaciona com clientes, fornecedores, parceiros, colaboradores e outros. Ambos os aspectos são responsáveis pela imagem que as pessoas tem da empresa.

De acordo com Dênis Costa, diretor da Sollide Logo há mais de 13 anos, uma marca com posicionamento claro é o primeiro quesito para qualquer empresa se destacar no seu mercado de atuação. “Para tanto, é preciso contar com profissionais capacitados, com foco em pequenas e médias empresas, que consigam criar uma marca que expresse os valores da empresa”, conclui.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar