Brasil,

Executivas trabalham em prol da igualdade de gênero no mercado de trabalho

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mayra Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Aceleração do desenvolvimento de talentos femininos, protagonismo nas áreas de Tecnologia e Finanças, além de liderança são alguns dos focos dessas mulheres

Apesar dos avanços, as mulheres ainda enfrentam muitos desafios no mercado de trabalho. Segundo informações divulgadas, em 2019, pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, os homens tiveram um rendimento médio mensal 28,7% maior do que as trabalhadoras. Enquanto eles receberam R﹩ 2.555, elas ganharam por volta de R﹩ 1.985. Já em relação à participação feminina, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apurou um percentual de 45,8% no terceiro trimestre de 2020, sendo o nível mais baixo de presença feminina nos postos de trabalho em 30 anos.

De acordo com Suzana Pires, atriz e autora, as dificuldades enfrentadas por mulheres no mercado de trabalho em termos de empreendedorismo não são diferentes. "Pesquisas mostram que as mulheres são mais qualificadas, lucram mais, são maioria em novas empresas no país e, ainda assim, as que mais vão à falência nos três primeiros anos de negócio. Percebo que todas vivem três situações: sobrecarga, opressão misógina e solidão. É preciso um choque de autoestima para cruzar tudo isso e se tornar dona de si", conta a empresária, que criou o Instituto Dona De Si com o principal objetivo de acelerar o desenvolvimento de talentos femininos.

Por sua vez, Luana Ribeiro, CEO da DevApi , startup de integração de sistemas, atua com o propósito de fazer a diferença em um mercado dominado por homens: o da Tecnologia. Segundo informações divulgadas pela pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), as mulheres representam somente 20% da força de trabalho no setor. "Sempre tive afinidade com TI, então, fiz Ciência da Computação. Na faculdade, éramos 70 alunos, sendo quatro mulheres. Apenas duas se formaram. Ou seja, existem, sim, mulheres no setor, mas não tem como negar a predominância da figura masculina. Está na hora de mudarmos essa narrativa", comenta a empreendedora.

Unindo tecnologia e finanças, Fernanda Ribeiro tem transformado a realidade de muitos afroempreendedores com a Conta Black , fintech de finanças que tem por objetivo democratizar os serviços financeiros e o acesso ao crédito. A primeira conta digital criada por negros no Brasil foi criada por ela e mais dois sócios. "Ao avaliarmos o cenário empreendedor do país, a maioria é formada por pessoas negras e mulheres. Sinto que ainda é preciso melhorar no que tange à diversidade, mas fico extremamente feliz em sentir que contribuo, de alguma forma, para a transformação desta realidade", pontua Fernanda. Além da Conta Black, a executiva é presidente do Afrobusiness e cofundadora do Afrohub, que acelera empreendimentos negros, por meio da transformação digital, com capacitação em workshops e palestras.

Já Lisiane Lemos movimenta os conselhos de administração, apostando na mentoria de mulheres negras para assumir tais postos, por meio do Conselheira 101. A executiva, que é advogada por formação e especialista em Transformação Digital, é ativa na luta antirracista e de igualdade de gênero. "Nesse contexto de mulher preta e jovem inserida no mundo corporativo, me encaixo em quase todas as minorias, ainda mais no mercado de tecnologia, que é muito masculino. E as estatísticas jogam contra nós: somos a maioria que sofre violência doméstica e com desemprego. Mas, quando falamos de liderança no ambiente corporativo, somos minoria. O primeiro ponto é a representatividade, e tenho um papel que é ajudar com alternativas", sinaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar