Brasil,

Loja offline x loja online: qual a importância da digitalização para empresas?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruno Galo
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A mudança do consumo exige adequações para o sucesso de negócio na qual o omnichannel ganha destaque

Muitos empreendedores optam por lojas físicas na hora de investir em um negócio, mas a pandemia do coronavírus trouxe à tona a importância de também ter presença digital. O e-commerce registrou forte ascensão neste ano, com penetração de 46% no mercado, de acordo com Fecomércio SP, mostrando um futuro promissor a ser explorado.

"O online não elimina o offline, eles se complementam. É importante estar onde o consumidor busca, atendendo todo o público com uma base mútua de apoio no processo de compra. O futuro do varejo é omnichannel", explica Willians Marques, diretor-geral e fundador da Tray, plataforma de e-commerce e unidade de negócios do Grupo Locaweb.

O omnichannel consiste em estar presente em diversos canais para oferecer melhores experiências aos clientes e, a partir de então, desenvolver uma relação de confiança entre as partes. Por isso, é importante que o empreendedor construa a mensagem de sua loja em conteúdo audiovisual, textual, e educativo para ambientes físicos e virtuais, tendo ferramentas interativas para suporte, como aplicativos, além de um canal específico para sanar dúvidas.

De acordo com uma pesquisa feita em 2019 pelo SPC - Serviço de Proteção ao Crédito, 97% dos consumidores fazem pesquisa na internet antes de comprar na loja física, e desta base, 84% desistem de concluir a compra em determinado estabelecimento por opiniões negativas sobre a loja virtual. Ou seja, o melhor preço não é o único agente responsável pela decisão, mas também a confiança e o atendimento.

De acordo com dados da Social Miner, também unidade de negócios do grupo Locaweb, em parceria com Opinion Box, 14% dos entrevistados afirmam que pretendem comprar apenas online em 2021, 38% devem comprar só em lojas físicas e 49% querem mesclar as compras entre online e offline (número bem superior ao de comprar híbridas em 2019, que ficou em 29%). Ainda de acordo com a pesquisa, 59% dos que consumiram em e-commerces durante a pandemia, o fizeram em lojas nas quais já haviam comprado no ambiente físico, por isso a importância de estabelecer uma relação de confiança, já que a familiaridade com a marca pode definir uma compra.

"A pandemia vem mudando hábitos de consumo, mas ainda há um longo caminho a se percorrer. A pesquisa aponta ainda que 27% dos potenciais clientes afirmaram ainda não se sentir absolutamente seguros comprando online por questões como frete. Ao investir em uma plataforma de e-commerce é preciso prestar atenção nas integrações que ela oferece, isso pode ajudar a economizar tempo e dinheiro, refletindo em transparência e segurança para o consumidor final", explica Marques.

Por último, os novos consumidores estão em muitas plataformas e anseiam por informações, por isso, é fundamental que o estabelecimento ofereça conteúdo em redes sociais, sites, aplicativos e lojas físicas, se adequando à demanda do mercado e oferecendo uma boa experiência de compra.

Sobre a Tray

Com 17 anos de história, a Tray - unidade de e-commerce da Locaweb - é uma das empresas de tecnologia brasileira mais competitivas do mercado. Sua plataforma robusta oferece produtos e soluções exclusivas, integrações com os maiores marketplaces do país, além de uma interface amigável e 100% customizável. Ideal para todos os estágios do empreendedor online, fornece um ecossistema completo que atende desde o pequeno varejista até as grandes operações, através da sua divisão corporativa Tray Corp.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar