Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Profissionais da saúde ressaltam a importância de buscar atendimento médico aos primeiros sinais de angioedemas

Edemas que levam ao inchaço de algumas regiões do corpo podem causar graves problemas respiratórios.

Identificar o tipo de angioedema que acomete o paciente é o primeiro passo para chegar ao tratamento mais adequado

Angioedema significa o inchaço provocado por vasos e essa manifestação pode ser alérgica ou não. O angioedema alérgico normalmente vem acompanhado de urticária. Porém ambos podem ocasionar inchaços de regiões importantes para o sistema respiratório, o que leva pacientes a necessitarem de um acompanhamento médico imediato para que o caso não evolua para um quadro clínico mais complexo. O angioedema pode ocorrer em áreas como boca, pálpebras, face e em casos mais graves a glote. A glote é a principal preocupação dos médicos, já que em situações mais graves pode levar a uma perda da capacidade respiratória e resultar até mesmo numa asfixia e óbito. Portanto, é vital que o paciente não subestime a manifestação dos sintomas que devem ser investigados com agilidade pela equipe médica através de exames laboratoriais específicos.

É importante ressaltar que o paciente não deve se automedicar através do uso de medicamentos antialérgicos, pois na maioria dos casos essa não é a medicação recomendada. Identificar o tipo de angioedema que acomete o paciente é o primeiro passo para chegar ao tratamento mais adequado. O chamado angioedema hereditário, por exemplo, é uma imunodeficiência primária rara e de difícil tratamento. Para casos assim o que costuma funcionar é a transfusão de plasma ou uso de medicação específica que deve ser anteriormente orientada pelo médico e pode não ser tão facilmente encontrada, o que reforça a necessidade do acompanhamento prévio e constante do médico responsável. Já outras manifestações da doença podem ser mais facilmente tratadas. Um angioedema pode ter outras causas como manifestação após uma picada de inseto ou consumo de determinado alimento. No caso de ter uma relação com algum alimento é mais fácil agir na precaução da manifestação através de algumas medidas de prevenção, como o controle da dieta alimentar.

O acompanhamento médico desse paciente é fundamental também por outras razões, é o que destaca o médico Marcello Bossois, coordenador clínico do Projeto Brasil Sem Alergia. Ele orienta que algumas orientações médicas prévias são importantes, como no caso de o paciente receber alguns tipos de vacinas. Por precaução, o paciente que possui determinados tipos de angioedema precisa comunicar ao seu médico antes de usar doses contra gripes e febre amarela, por exemplo. Pois, alguns imunizantes devem ser evitados em determinados quadros clínicos e somente o médico vai poder orientar caso a caso de acordo com o histórico de saúde de cada pessoa.

O Projeto existe há quinze anos e já atendeu mais de quatrocentos mil pacientes. Muitas pessoas buscam orientações sobre angioedema e outros assuntos relacionados à saúde. Marcello sempre destaca sobre a importância da rapidez na busca pelo acompanhamento médico nesses casos. Em todo o país, pacientes buscam ajuda da equipe médica do Brasil Sem Alergia através das mídias sociais e para contribuir no apoio à população, algumas listas de reprodução de vídeos foram criadas no canal do Projeto no YouTube. Angioedema é um tema recorrente entre as dúvidas recebidas e aqueles que entram em contato são alertados e incentivados a buscarem um diagnóstico mais preciso, evitando novas crises e repetições que ofereçam risco à saúde.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo