Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Um bom vendedor nasce com o dom da venda ou aprende a vender?

Um bom vendedor nasce com o dom da venda ou aprende a vender?

Conheça agora as características inerentes de um bom vendedor!

Uma boa venda não se efetiva apenas quando o negócio é concretizado. O atendimento ao cliente, a compreensão dos anseios e expectativas do consumidor, sanar suas dúvidas e se atentar ao seu feedback são fatores cruciais para que a experiência de quem compra com você seja satisfatória. E são esses os aspectos que determinarão se o cliente voltará a comprar com você ou não, se falará bem de seus produtos e serviços ou se irá desprestigiá-lo e optar pela concorrência.

Mas, afinal, um bom atendimento depende de quê? Na verdade, essa pergunta deve se referir a “quem”! Isso mesmo, um bom atendimento é resultado do trabalho de quem o executa, ou seja, do vendedor. Um bom vendedor deve ser prestativo, saber ouvir, se expressar de forma educada, ter o conhecimento sobre o negócio e saber repassar essas informações ao cliente.

Dom ou Prática?

Você já deve ter se perguntado se aquele jogador de futebol é talentoso ou se o seu sucesso é consequência de prática e disciplina, não é mesmo?

Segundo o consultor de negócios Eli Cintra “quando falamos de talento, descrevemos as habilidades particulares de cada indivíduo, as quais o ajudam a realizar determinadas ações. Essas habilidades podem ser aprimoradas com o tempo, à medida que estudamos e praticamos”.

Para compreender melhor o assunto, é importante também que tenhamos em mente que conhecimento e aprendizado não são sinônimos. “Enquanto o conhecimento seria a teoria em si, suas informações e dados, o aprendizado é a prática, ou seja, quando utilizamos o nosso conhecimento para fazer algo, isso significa que aprendemos como aquilo deve ser feito”, afirma Cintra.

Sendo assim, podemos compreender que há pessoas que nascem com a facilidade em desenvolver atividades específicas. Entretanto, isso não significa que essa pessoa não tenha que se aperfeiçoar, através de estudos e treinamentos, tampouco significa que outras pessoas não possam realizar a mesma atividade, tendo em vista que as habilidades também podem ser desenvolvidas através do aprendizado e prática.

Eu aprendo ou já nasço com a capacidade de vender?

A exemplo que citamos sobre o jogador de futebol, há aqueles que desde criança demonstram aptidão pela bola e pelos traquejos do esporte. Essa característica, se não desenvolvida por treinos, alimentação balanceada, estudos sobre as estratégias do futebol, acaba se tornando um dom desperdiçado, uma vez que a falta de interesse desse jogador dificilmente o tornará destaque. Há também aquele jogador que não possui tanta competência como o esportista descrito anteriormente, mas, sua paixão e determinação fazem com que se crie e desenvolva as competências necessárias para um bom jogador.

No setor de vendas não é diferente. Eli Cinta assegura que “embora tenha pessoas que já possuam características de um bom vendedor em sua personalidade, como facilidade em se comunicar, ser prestativo, esbanjar simpatia, entre outras, não significa que qualquer outra pessoa não possa trabalhar na área de vendas. O que se torna mais simples pra um, pode exigir mais esforço e dedicação de outro. Sendo que ambos, tendo o dom ou não para a venda, devem sempre buscar melhorias em seu atendimento e se atentar às mudanças do mercado”.

O segredo é aprender

O que diferencia um bom vendedor para um vendedor qualquer é o seu interesse e capacidade em aprender, independentemente de possuir facilidade nas vendas ou não! Ter as informações e usá-las ao seu favor para melhorar o seu atendimento e conquistar o cliente requer determinação, esforço e a busca constante por novidades e aperfeiçoamento de seu trabalho.

Portanto, um bom vendedor não é aquele que já nasce com as habilidades certas. Apesar dessas características o ajudarem, o que determinará o seu sucesso será a forma com que esse vendedor lidará com as informações que possui, se colocará em prática todo o seu conhecimento ou se ele irá se limitar e não buscar por melhores qualificações.

*Eli Cintra - Consultor em Marketing, Gestão em Vendas e Treinador. Consultor Senior e fundador da JUMP – Business School, atuou por 15 anos como executivo prestador de serviço do Grupo Telefônica Vivo, estuda e trabalha há mais de 30 anos com vendas Transacionais e Consultivas. Nessa jornada, construiu empresas, montou e treinou equipes de vendas e executivos dos mais diversos segmentos. É Bacharel em Administração de Empresas, possui duas pós graduações pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, em “Gestão Empresarial” e “Marketing com Ênfase em Vendas”, Trainer certificado pela Success Resource, Practitioner em PNL e Coaching, ambos certificados pelo Instituto Comprática e autor do Livro “Vender é Bom #VamoProXoque”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo