Brasil,

Eneagrama e empreendedorismo: como usar a teoria das personalidades no mundo corporativo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Andréia Martins
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O psicanalista clínico Álex Cavalcante O psicanalista clínico Álex Cavalcante

*Por Álex Cavalcante

É inegável que o uso da ciência traz seus benefícios, inclusive converte morte em vida, doença em saúde... Mas, ele também pode ser aplicado nas áreas que a gente menos imagina, como, por exemplo, no mercado de trabalho, na carreira e na profissão. Uma dessas teorias é o Eneagrama das Personalidades.

Ao longo dos séculos, desde a sua descoberta, ele tem se tornado uma das ferramentas mais importantes na detecção das personalidades e suas motivações, as suas questões mais íntimas, envolvendo o pensar, o sentir e o fazer. Há prescritos de quimigramas sobre o Eneagrama que já têm quatro mil e quinhentos anos de descoberta. No decorrer dos anos, essa teoria saiu de um ambiente mais místico e os especialistas em comportamento foram ligando os pontos, entrando no universo científico e das empresas - que, por sua vez, têm usado essas ciências na gestão de pessoas, aplicando na prática esse que é um dos maiores conhecimentos que uma empresa pode ter.

O Eneagrama na prática: o que é e para que serve

O Eneagrama, para quem já viu a simbologia, sabe que é feito de uma s e i s de sobreposta a um triângulo em cima de um quadrado. Ali você tem nove pontas das quais cada um desses nove números existe representatividade sobre as competências e as incompetências desses perfis de personalidade, que se manifestam na medida em que eles vão crescendo e se desenvolvendo. Trata-se de uma teoria de desenvolvimento, como, por exemplo, da psicanálise, de Sigmund Freud.

Nesse sentido, o Eneagrama traz um contexto importante no desenvolvimento das energias dessas pessoas, para dentro ou pra fora - ou seja, mais introspectivas ou extrovertidas, de acordo com cada personalidade. Por meio de um teste psicológico, é possível definir em qual tipo o perfil de cada pessoa se encaixa, e estudar mais a fundo suas competências e fragilidades.

Eneagrama das Personalidades no mundo corporativo

Mas, como o Eneagrama, com toda essa dinâmica de racionais, instintivos e emocionais, pode ajudar no complexo corporativo, de uma empresa, de uma marca que procura, de fato, diferencial competitivo com os seus colaboradores, líderes e gestores? A grande diferença está na percepção das forças e fraquezas envolvidas nos cargos através dessas pessoas.Quando falamos de Eneagrama, é dos tipos de Eneagrama que estamos nos referindo, ou dos eneatipos, como é típico de se falar; e isso pode ser usado nas contratações e nas definições dos cargos, de acordo com cada personalidade de colaborador e de suas características singulares.

Os tipos de personalidade segundo o Eneagrama

Confira, a seguir, um pouco sobre cada tipo de personalidade segundo o Eneagrama:

O tipo 1: quando eu me refiro ao tipo 1, por exemplo, nós estamos falando de uma personalidade em que o certo e o errado são considerados de uma forma muito efetiva. O tipo 1 tem uma visão de mundo em que tudo é preto ou branco. No mundo corporativo, ele tem uma percepção de que o empreendedorismo é visto de um jeito certo ou errado - os meio-termos não são bem aceitos pelo tipo 1.

O tipo 2: nesse tipo, o foco está em ajudar aqueles que precisam, os que necessitam de um conhecimento ou necessitam de uma ajuda, esse é o famoso tipo auxiliador. O tipo 1 é o Reformista, e o tipo 2 é o Ajudante.

O tipo 3: tem uma característica de ser o que valoriza a imagem. O quesito imagem, a aparência das coisas é muito importante para ele. Logo, é considerado no Eneagrama como o perfil chamado de o Realizador. Realizar, fazer acontecer, isso é uma característica nobre do tipo 3. E, dependendo dos níveis de saúde emocional, cada tipo vai demonstrando as suas forças e as suas fraquezas.

O tipo 4: agora vamos falar um pouco do tipo 4, que tem uma tendência de ser o Individualista, é considerado com esse nome não porque é egoísta, mas porque tem uma característica de personalidade muito forte. É alguém que copia pouco, que produz mais, cria bastante e não gosta de ser igual a maioria. Os tipos 4 têm uma personalidade forte e são autênticos, em algumas nomenclaturas do Eneagrama, ele é considerado como o Autêntico.

O tipo 5: já o tipo 5 tem uma característica menos artística e é considerado o que procura ser sempre mestre nas suas questões. Esse perfil tem uma tendência de observar e questionar de tal forma que consegue ganhar grandes proveitos através do seu objeto de estudo. São características diferentes da maioria das pessoas, enquanto alguns são mais sociáveis, o tipo 5 prefere se reservar no seu canto e ali ele consegue marcar esse encontro com ele mesmo e fazer uma análise de si e do mundo.

O tipo 6: outro tipo muito interessante, bastante comum e presente e principalmente nos gêneros femininos é o tipo 6. Homens e mulheres do tipo 6 são considerados os Leais. São pessoas cuja vida é feita de uma análise sob risco, separando as pessoas naquelas em que podem ou não confiar. São pessoas confiáveis e desconfiadas, mas, quando em baixa saúde emocional, produzem desrealidades. O tipo 6 tem uma conotação muito interessante acerca da fidelidade, é o tipo mais fiel que se pode se encontrar no Eneagrama. Eu sempre digo que se você quiser um sócio, o tipo 6 é uma excelente parceria para complementar a sua personalidade, desde que você não seja o 6 também. Pois esse tipo gosta de se apoiar em pessoas mais corajosas, mais ousadas, desde que os seus próprios pés estejam fincados no chão com segurança.

O tipo 7: é o dito entusiasta. Uma figura muito rara, ao mesmo tempo, muito comum, já que nós estamos no Brasil, que é um celeiro de tipos 7 e 6. Isso porque, no nosso país, nós produzimos criatividade, entusiasmo, festa, alegria, e o tipo 7 gosta disso. Ele relaciona-se com vínculos intensos, e a visão de mundo do tipo 7 é o prazer. Quando nós temos essa aplicação dentro do universo corporativo, pode-se ganhar muito com esse tipo, ao mesmo tempo que você pode perder se ele estiver no cargo errado. É um bom visionário, mas é alguém difícil de concluir tarefas quando está em excesso de criatividades ou excesso de construção de conteúdos. O tipo 7 é muito presente em determinadas empresas que trabalham com aspecto social, relacionamento e criatividade, mas pode se perder facilmente em multitarefas. Por isso, precisa ser gerenciado ou autogerenciado.

O tipo 8: outra característica é o tipo 8, conhecido como um confrontador, é um tipo líder, é forte dentro da coluna do tema sensibilidade, mas demonstra na força a sua capacidade de liderar e de controlar. São durões e têm uma forma muito direta de se relacionar, mas são pessoas que em alta saúde emocional são amáveis, complacentes, protetoras e conseguem produzir uma sensação de bem-estar. A visão de mundo do tipo 8 é que o mundo é feito de fortes e fracos.

O tipo 9: o tipo 9 do Eneagrama, fechando aí os nossos tipos. O tipo 9 tem uma característica de ser o tipo Pacificador. Ele é aquele que está sempre apaziguando as pessoas, está sempre trazendo as pessoas para um momento de paz, de estar sempre presente, pois evita todo e qualquer tipo de conflito. O tipo 9 é confiável, é uma pessoa que você pode falar e ele vai te ouvir. Esse perfil é a pura paz, pra ele o mundo é feito de guerra e paz.

Delegando tarefas e processos seletivos com o Eneagrama

Considerar o Eneagrama nos níveis de saúde emocional é fundamental para entendermos quem vai fazer o que no universo corporativo. Sabendo de antemão os estilos de personalidade, é possível definir de forma mais assertiva no processo seletivo quem é que vai ter uma tendência mais empreendedora. Assim, com esse conhecimento científico os líderes conseguem saber muito bem quem irão colocar para fazer os atendimentos ou quem vai fazer um serviço mais administrativo.

Afinal, há pessoas com tendências mais para venda e relacionamentos. Outras, são melhores para administrar, organizar. Se você considerar isso, o Eneagrama pode ser uma excelente ferramenta para você utilizar na sua empresa, nos seus negócios. E você que é profissional, vai entender também que há 9 tipos de saúde emocional, desses 9 níveis de personalidade. São tipos de personalidade que contribuem através dos seus níveis de saúde emocional.

Uma empresa que tem esses conhecimentos certamente ganha competitividade e sai na frente nas questões dos seus interesses - assim como os profissionais que praticam o autoconhecimento e entendem mais a fundo os estilos dos seus líderes e/ou clientes.

Álex Cavalcante é Neuropsico Biomédico e Psicanalista Clínico. Além de atuar como pesquisador em neurociência e medicina integrativa, é CEO e Diretor Executivo de Planejamento e Criação do Grupo PRODUZA. Possui formação em Psicanálise Clínica pelo IBPC de Campinas (Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica), é Mestre em Psicologia Clínica da Saúde na Universidad Europea del Atlántico - Espanha; formado em Psicologia Clínica pela Universidade Estácio, com pós-graduação em Neurociência e Comportamento pela PUC-RS; e um MBA em Administração de Negócios na Comunicação & Propaganda Publicitária na Faculdade de Curitiba. É membro associado ao SBNp - Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, e especializado no Eneagrama da Personalidade, comportamento e espiritualidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar