Brasil,

O que o mundo militar ensina aos gestores de vendas de todo o mundo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcos Biaggio
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Marcos Biaggio Marcos Biaggio

Será que os soldados que te ajudaram a ganhar muitas batalhas ainda são úteis para as próximas?

O general norte-americano Arnold Schuarzecopf, que liderou as forças dos Estados Unidos na guerra do Golfo nos anos 90, rodou o mundo quando deixou a carreira militar, ensinando muita coisa aos homens de negócios.

Para esse ex-militar, o soldado que nos ajudou a conquistar muitas batalhas, daqui para frente pode não nos servir mais. Então, ele precisa ser alocado para novas funções. Ou mesmo dispensado. Afinal, algumas batalhas serão decisivas e os comandantes precisarão de soldados mais bem preparados e capazes de operar novas armas.

Mas o que isso tem a ver com o mundo empresarial e sobretudo com vendas em mercados competitivos? Tem muito a ver, sim. Os sistemas de compra dos clientes, o sistema de concorrência, os ambientes político e econômico, dentre outros, estão determinando mudanças nas formas de fazer negócios. Profissionais de vendas, dentre gestores e vendedores, não estão conseguindo acompanhar as transformações do mercado. Os resultados já não são mais os mesmos que em outros tempos.

O desafio das lideranças empresariais é entender como identificar esses “soldados” e então saber o que fazer com eles. Afinal, são os resultados empresariais que estão em jogo. Não os cumprir pode determinar o acúmulo de frustrações e a possível falência na era da hipercompetição.

Em vendas, identificar os vendedores incapazes a nos ajudar em novas batalhas não é tarefa complicada. Basta analisar o que eles vêm entregando em termos de cumprimento de metas, mês a mês. Também cabe avaliar como têm sido o sucesso deles na conquista de novos clientes, assim como a frequência média de compra dos clientes ativos (que compraram pelo menos uma vez nos últimos 12 meses) e o valor médio por venda (se está em declínio, estagnado ou em ascensão).

O complicado é a tomada da decisão pura e simples de reduzir comissões de vendas, ou ainda substituir o vendedor incapaz de cumprir metas e manter ou superar os indicadores essenciais mencionados. Tudo o que é devidamente pactuado entre vendas e a gestão da empresa não sai caro na hora de avaliar resultados e tomar decisões. Mas algumas providências podem contribuir com a retomada dos bons resultados, antes mesmo da opção por substituição de vendedores e de suas lideranças.

Diante das mudanças no mercado e nas formas de se relacionar com clientes e negociar, cabe um programa de capacitação e treinamento para atualizar competências e desenvolver novas habilidades. Nesse sentido, o apoio de um profissional externo ou consultor é o melhor caminho e também o mais barato – face aos custos de rescisões e à perda de faturamento por ineficiência em vendas.

Uma análise mercadológica para reposicionar o produto ou serviço, identificar o perfil do cliente ideal e novos nichos ajuda na retomada dos resultados em vendas. Muitas vezes, até a identificação de novos canais de distribuição, como os on-line ou a figura de representantes regionais, ajudam a recompor as perdas acumuladas.

Como último recurso na busca pelo cumprimento das metas que atendam as necessidades da empresa, cabe a contratação de novos profissionais (liderança e vendedores) - o que muitas vezes está associada ao desligamento daqueles colaboradores que não corresponderam às novas necessidades, nem tampouco reagiram ao programa de capacitação e treinamento.

A verdade é que as empresas não podem demorar a reagir quando as vendas transcorrem de forma insuficiente e conduzem ao acúmulo de prejuízos. Velocidade no diagnóstico, na análise numérica e na tomada de providências pode definir o andamento bem-sucedido ou o fracasso da empresa quando tudo o que se deveria fazer era o atingimento das metas de vendas.

===================================================

Solicite informações sobre o programa de formação de equipe de vendedores de alto desempenho para mais clientes, mais vendas e maiores lucros.
Ligue 11 97594-0660 ou acesse www.mbmastercoach.com


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar