Brasil,

Pensamento criativo: criando soluções para desafios complexos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paula Rocha
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Pensamento criativo: criando soluções para desafios complexos

*Por Hildeman Filho

Quando você pensa em inovação e criatividade, o que vem à mente? Para ser criativo, é necessário ter capacidade para reinventar a roda? Inovar é estar apto a desenvolver aquilo que ninguém nunca sonhou ou sequer pensou em fazer? Na verdade, pode ser mais simples do que parece.

Afinal, criatividade e inovação são sinônimos? A resposta é não! A principal diferença entre criatividade e inovação é o foco de cada uma delas. A criatividade existe como uma habilidade que libera um potencial que a nossa mente tem, enquanto a inovação acontece quando a ideia é colocada em prática.

Há alguns fatores que, se treinados diariamente, são impulsionadores para estimular um pensamento criativo: a curiosidade, a ousadia, a flexibilidade e a persistência!

Curiosidade é ter interesse pelas coisas. Pessoas curiosas são abertas a novas experiências, a conhecer novos lugares, pessoas, objetos, e vivenciar novas situações. Elas enxergam o mundo com os olhos curiosos de uma criança e possuem uma natureza perspicaz, observadora e curiosa sobre a vida, o mundo e a natureza humana. Elas veem oportunidades em todas as partes, qualquer coisa pode servir de inspiração, por isso estão sempre atentas aos mínimos detalhes e a partir deles geram novas ideias.

Já a ousadia refere-se a pessoas que buscam oportunidades distintas e desafiam os padrões porque eles não o satisfazem! Muitas das pessoas criativas são motivadas por riscos porque a criatividade é o ato de criar algo a partir do nada, o que significa ter coragem de expor suas apostas de imaginação, ou seja, ousar.

Pessoas criativas não se contentam com uma única opção e apreciam ter perspectivas diferentes para as soluções de um problema. Esta flexibilidade é o que permite a elas encontrar respostas inovadoras, enxergando os problemas por vários ângulos diferentes. Quando surgem novos fatos ou circunstâncias, adaptam-se rapidamente à nova situação, não hesitando em abandonar uma linha de raciocínio e substitui-la por outra mais plausível.

Contudo, ser criativo não significa estar imune às falhas e erros. Pessoas criativas entendem isso e, mesmo que falhem, tentam de novo e recomeçam, é o diferencial da persistência. Elas não possuem medo do recomeço, pelo contrário, enxergam isso como uma oportunidade de fazer de um jeito melhor.

A criatividade pode ser treinada e desenvolvida, com foco sempre em entregar mais e melhor: um criativo nunca está satisfeito! O grande combustível dessa aptidão são as situações problemáticas, aquelas que requerem soluções que aparentemente não têm saída, ou situações difíceis de resolver. É aqui que se revela o diferencial da criatividade e o que a torna tão especial.

Indivíduos criativos possuem grande habilidade de perceber problemas e desafios que escapam à maioria das pessoas. Eles têm uma sensibilidade de entender aspectos menos óbvios ou os pontos mais promissores de uma situação, aquelas oportunidades ocultas que poucos notam.

Mas se você não sabe nem por onde começar para despertar o seu lado criativo, as dicas abaixo vão contribuir para que você seja mais inovador:

1 - Use a técnica do brainstorming: deixe as ideias surgirem. Permita que elas fluam, por mais absurdas que pareçam. Quanto maior o número de ideias, maior a probabilidade de encontrar aquela que será eleita "a melhor". Anote-as em "Post-it’s" e posicione-as em uma parede de forma que seja fácil reacomodá-las conforme muda-se a ordem ou prioridade!

2 - Se inspire nos melhores: identifique como outros profissionais e pessoas atuam e busque segui-los. Como aquela pessoa consegue gerar soluções tão interessantes? O que ela precisou estudar para fazer isso? Ela usa alguma técnica para ser tão criativa? Alguns dizem que ela medita, outros que ela joga xadrez e outros ainda que ela não faz nada: qual a relação dessas atividades com a criatividade?

3 - Seja criança novamente: lembre-se de quando era criança e o grau de criatividade que tinha para criar uma linda história com príncipes e princesas - ou guerreiros e monstros, castelos e batalhas - tendo somente dois pequenos bonecos.

4 - Estimule o cérebro: viva novas experiências, como restaurantes e viagens; faça palavras cruzadas; procure ler e escrever palavras ao contrário; adote novos padrões para ações rotineiras, como tomar banho em horários diversos, fazer um caminho diferente ou dormir do outro lado da cama; e traga cor para suas tarefas rotineiras utilizando canetas marca texto de cores diversas, pois pesquisas mostram que pessoas que trabalham com cores, tendem a ser mais criativas. A prática de atividade física também é essencial, já que pessoas que usualmente se movimentam e mantém o corpo ativo também são mais criativas.

5 - Adote uma ou mais técnicas para incrementar a criatividade e a inovação: existem uma série de técnicas úteis para ajudar alguém a ser mais criativo e a trazer ideias inovadoras. Utilize estas ou outras que conheça e prefira: a) Seis Chapéus do Pensamento, criada por Edward de Bono; b) Método World Café, criado por Juanita Brown; c) Disney's Storyboard, criado pelos Estúdios Disney no início da década de 1930; e d) Mapa Mental, criado por Tony Buzan.

*Hildeman Filho é diretor de operações da Concentrix Brasil, multinacional de soluções de customer experience.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar