Brasil,

O cenário da LGPD nos meios de pagamento

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruno Galo
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A Lei Geral de Proteção de Dados alterou as políticas dos meios de pagamento e trouxe mais segurança e conforto para o empreendedor e para o consumidor

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), vigente desde agosto de 2020, foi criada para trazer mais segurança e autonomia aos usuários em suas relações com empresas que usam seus dados, com o intuito de proteger os dados pessoais sensíveis de clientes de empresas públicas e privadas de todos os portes ao aplicar uma multa de até R﹩ 50 milhões em casos de infração. Neste contexto, a preocupação com a finalização das adequações à LGPD é imprescindível no planejamento de um novo negócio ou até mesmo na adequação do e-commerce já existente.

Embora as empresas da meios de pagamento já lidem com a tecnologia e com os desafios que o meio digital apresenta, promovendo medidas para sigilo dos dados, a LGPD traz mudanças às quais elas devem se adequar, já que cabe às empresas a responsabilidade de garantir um ambiente seguro, otimizado, amigável e conveniente.

"Meio de pagamento digital sempre foi uma indústria que tratou esse tema de forma muito cuidadosa por trafegar dados extremamente sensíveis como cadastro, histórico e dados financeiros de uma transação. Mesmo assim, na mesma velocidade que a indústria investe em novas validações, verificações e sistemas anti-fraudes, as fraudes e violações de segurança crescem e se diversificam. Por isso, muitos são os recursos utilizados para minimizar a exposição de dados, inclusive armazenamento dos cadastros e logins simplificados e compartilhados. É imprescindível deixar claro para o usuário o fim de cada utilização e ter a autorização que ele está ou não de acordo com a utilização e armazenamento.", explica Natália Tukoff, diretora comercial e de marketing da Yapay, unidade de pagamentos do Grupo Locaweb.

Na plataforma da Yapay, por exemplo, a política e termos de uso são voltadas tanto para o usuário-comprador como para o cliente-vendedor e são claras, detalhadas e objetivas e constantemente sob revisão para se adequar ao mercado e aos novos produtos. Além disso, de acordo com as políticas do grupo Locaweb, a Yapay informa a todos os usuários como funciona o armazenamento, tráfego e criptografia de dados que trafegam na base da empresa.

Vale destacar que o usuário e consumidor brasileiro faz questão de estar inteirado com as novidades do mercado e principalmente, que envolvam o digital, por isso é importante mostrar a ele que a empresa que ele está criando um relacionamento é segura e confiável. Assim, além de estar dentro das novas normas, possivelmente, fideliza o cliente para próximos acessos, como explica a diretora: "Apesar do tema ser super recente e atingir para tomada de medidas, inicialmente, os fornecedores de solução tecnológica e vendas, os consumidores brasileiros estão sempre atentos a mudanças e dispostos a experimentar, obviamente tomam rapidamente ciência de qualquer mudança que os atinge e claro, irão exigir que as leis que os protegem sejam aplicadas."

Sobre a Yapay

A Yapay é uma Plataforma de Pagamentos e unidade de e-commerce da Locaweb - com mais de 10 anos de atuação no segmento de pagamentos, e oferece produtos com funcionalidades que proporcionam performance, conversão e escalabilidade aos projetos de seus clientes. As principais soluções oferecidas pela Yapay são voltadas para o mercado de e-commerces, startups e autônomos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar