Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Gamificação como recurso no treinamento de funcionários

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Soluções gamificadas têm se mostrado eficazes na capacitação de colaboradores

Em um mercado cada vez mais complexo e competitivo, as empresas precisam se reinventar para terem destaque, e, para isso, é necessário pensar em todos os processos. Assim como na vida, em que os primeiros estágios são os mais importantes, e acabam por influenciar significativamente o futuro, o treinamento dos funcionários de uma empresa é fundamental para o bom desempenho dela ao longo do tempo. Ou seja, investindo na capacitação da equipe, as chances de sucesso serão maiores, resultando em menos erros operacionais, mais vendas, melhorias no atendimento, redução de custos e riscos, entre outros benefícios.

Nesta etapa, um dos maiores desafios da empresa é engajar os funcionários. Mas, para isso, há algumas estratégias que podem auxiliar. Dentre elas, uma que tem se mostrado bastante eficaz é a da Gamificação, que consiste no uso de técnicas que utilizam mecânicas de games em ambientes que não são jogos, como uma casa, empresa, departamentos, sala de aula ou treinamento, aplicativos, entre outros. Em geral, a Gamificação é aplicada para engajar pessoas a alcançarem determinados objetivos ou solucionar problemas, sejam pessoais ou corporativos.

Um dos exemplos em que é possível aplicar a Gamificação é no treinamento de colaboradores. Pensando nisso, a Niduu , startup que possui uma solução de treinamento gamificado através de um App, lista algumas dicas:

- Treinamentos tradicionais exigem um alto nível de esforço manual, como, por exemplo, reserva de local, materiais audiovisuais (datashow, computador, caixas de som etc.), impressão de materiais didáticos, certificados, divulgação e deslocamento de todos os convidados, assim como sua liberação do posto de trabalho junto às lideranças das áreas. Já os treinamentos gamificados que utilizam a tecnologia podem oferecer vantagens como a de ter os treinamentos completos - ou parte deles - hospedados na plataforma, otimizando o tempo e minimizando esforços presenciais.

- A tecnologia permite que os profissionais consigam acessar as aulas e atividades pelo próprio celular, em qualquer horário e lugar que estiverem.

- Além de tornar eficiente a jornada de aprendizagem dos colaboradores, a gamificação reforça o ensino e se torna uma opção em casos em que as empresas preferem criar treinamentos à parte. Após um treinamento, 80% do conteúdo é perdido da memória em 30 dias e 42% após 20 minutos. No entanto, é possível aumentar a retenção do conteúdo, por meio de ações específicas que reforçam a fixação do conteúdo nos aprendizes, como uma abordagem mais engajante, promovendo uma competição saudável pelo aprendizado, com revisões e práticas constantes.

- Uma das vantagens da gamificação é o microlearning, metodologia que utiliza pequenas doses de conteúdo e favorece a aprendizagem porque foca nas lacunas de conhecimento dos seus aprendizes e fornece conteúdo direcionado para o seu desenvolvimento e aperfeiçoamento.

Segundo uma pesquisa publicada na American Psychology Society, o microlearning garante 17% mais eficácia no processo de aprendizado, maior compreensão do que está sendo ensinado, uma vez que os estudantes consomem, aos poucos, pequenas pílulas de conhecimento, e um conteúdo focado, que evita que o aluno desgaste sua memória com informações desnecessárias, aumentando a retenção do que realmente interessa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar