Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Líderes também cometem erros

Líderes também cometem erros

*Rodrigo Bizarro

Talvez um dos maiores temores de um líder é transparecer que tomou a decisão errada. Ou não tomar uma decisão, que aos olhos dos seus liderados, seja incongruente. O “eu não sabia” pode ser o maior problema de um líder. Às vezes, por falta de definição ou posicionamento, as coisas não andam e não se resolvem.

Resolvi escrever essa “provocação”, pois algo neste sentido aconteceu comigo há cerca de dois anos. Antes, uma informação adicional: sempre sugiro para as pessoas do meu time que pensem diferente e que pensem simples. Pois bem: com esse “spoiler” seguimos a problemática.

Estávamos em reunião de gestores para alinhamento e o gerente de Arquitetura e Pré-vendas tinha um problema para resolver. A questão era desenvolver algo que fazemos muito bem, mas de uma forma totalmente diferente para (primeiro) caber no bolso do cliente e (segundo) utilizar uma tecnologia já há muito em desuso. Ele sabia exatamente como resolver, de forma simples, estava seguro de como e quais riscos haviam no projeto e como mitigá-los.

Quando ele apresentou a situação, imediatamente respondi: “Não seguiremos!”

Aos olhos dele, era um bom cliente, uma boa oportunidade, e a estratégia de entrega estava adequada. Foi então que ele soltou uma frase que carrego até hoje: “Rodrigo, você pede para inovarmos, pensarmos diferente, atendermos as expectativas dos clientes e quando surge uma situação dessas você me veta?”

Para mim, ouvir essa colocação, foi como receber choque. Tomei um susto! E pensei: Não posso me tornar parte do problema e sim, parte da solução. Imediatamente respondi: “Você tem razão. Seguimos com a sua estratégia e o que precisar estamos juntos!”

Foi um ótimo projeto. Tivemos diversos desafios, e ao final, o cliente e o “cliente do nosso cliente” ficaram muito satisfeitos, nos rendendo uma boa rentabilidade.

Devemos ser sempre alertas, pois a vida e alguns costumes podem pregar algumas peças.

Gosto da frase atribuída ao físico alemão Albert Einstein e sempre penso nela: “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”.

Nos tempos atuais, o individualismo o senso de “salvador da pátria” e o ego, tem que ser deixados de lado. O coletivo e colaborativo é muito mais eficiente.

*Rodrigo Bizarro é diretor de Tecnologia e Inovação da ART IT, empresa especializada em soluções e serviços de TI.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo