Brasil,

Como fomentar uma cultura de inclusão digital nas empresas?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Garcia
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Fabio-Carvalho-Divulgacao Fabio-Carvalho-Divulgacao

Além de inserir a presença da tecnologia no ambiente de trabalho, o gestor deve pensar em políticas favoráveis à inclusão digital e a participação dos colaboradores

A transformação digital é uma realidade cada vez mais comum entre o empresariado. Grande parte desse prestígio é justificado na prática, na medida em que a utilização inteligente de ferramentas inovadoras potencializa o desempenho dos profissionais e abre portas para novas perspectivas estratégicas. No entanto, para se atingir esse nível de maturidade tecnológica, é de suma importância que os líderes corporativos enxerguem o tema sob um escopo amplo e inclusivo, considerando a valorização de todos os componentes essenciais para o andamento de qualquer negócio. Certamente, isso significa compreender o papel das pessoas em meio ao fenômeno digital.

Como fazer com que os benefícios ligados à máquina sejam refletidos no cotidiano operacional das equipes? Afinal, de nada adiantará contar com plataformas de automação se as mesmas forem incapazes de provocar os efeitos desejados. É preciso ir além do lugar comum e pensar nas consequências de uma cultura organizacional impactada pela automatização. Para os próximos meses, em que o quadro de recuperação econômica deve pautar o planejamento das empresas, essa discussão ganha um forte caráter de obrigatoriedade.

Oportunidade para valorizar os profissionais

Em outros tempos, seria comum se deparar com noções equivocadas sobre o real propósito da tecnologia e sua relação com os profissionais. Atualmente, está claro que a inovação não chegou para substituir as pessoas e retirá-las de seus cargos, pelo contrário, trata-se de uma alternativa operacional cujo caráter conciliador visa simplificar o dia a dia das empresas, assumindo a responsabilidade de atividades repetitivas e exaustivas.

Com a automatização dessas tarefas de pouco valor estratégico, será possível redirecionar os colaboradores para funções muito mais subjetivas e complexas, que exigem uma abordagem única à mente humana. Antes de qualquer mudança radical no sistema de trabalho, o gestor precisa se apoiar na ideia de que os maiores beneficiados devem ser as equipes de trabalho.

A importância do acesso democrático aos dados

Os dados representam outra movimentação primordial para que a inclusão digital seja conduzida com sucesso dentro das organizações. Com o crescimento e a própria expansão de determinado negócio em seu mercado de atuação, é natural que ocorra um aumento considerável nas demandas voltadas para o fluxo informacional. Chegando para unificar diversas fontes internas e solidificar uma estrutura que garanta a integridade das informações, a tecnologia contribui para a geração de insights proveitosos e de alto valor estratégico, sendo preponderante que esses materiais estejam ao alcance de todos os profissionais, sem distinções.

Uma cultura orientada à inteligência analítica não pode abrir mão do impacto dos dados para a realidade das pessoas, seja no dia a dia, quanto a métodos de trabalho e escolhas cotidianas, ou a longo prazo, na construção de planejamentos estratégicos com objetivos mais amplos. O respaldo tecnológico é essencial e acompanha a urgência por resultados satisfatórios, sem espaço para falhas críticas e decisões pouco embasadas.

Existe transformação digital sem inclusão?

Investir na disseminação da tecnologia e seus frutos produtivos, e torná-los acessíveis internamente, é a porta de entrada para um novo patamar operacional. Decisões conscientes e seguras, somadas ao incentivo do desenvolvimento e capacitação dos profissionais em suas devidas aptidões, não só favorecem à eficiência das atividades e, por consequência, o crescimento do negócio, como tornam possível a sustentação de um ambiente corporativo no qual a coexistência entre ser humano e máquina é tratada com otimismo e enriquecimento diário.

Por fim, enfatizo que o processo de transformação digital, com todas as suas vantagens comprovadas e um prestígio crescente no mercado, só é completo se estiver palpável na rotina empresarial. Em outras palavras, é por meio da interatividade e o aprendizado contínuo que as empresas podem reformular seus procedimentos e conquistar uma posição de destaque no mercado.

*Fabio Carvalho é Desenvolvedor Sênior na Receiv – Sistema de Cobrança Inteligente, especialista em Ciência da Computação com know-how avançado em programação.

Sobre a Receiv

A Receiv é um Sistema de Cobrança Inteligente, que potencializa os departamentos contas a receber e facilita as atividades do time financeiro em toda a jornada da cobrança. Fundada em 2014, ajuda empresas a aprimorar o relacionamento e a experiência do cliente que se encontra em situação de inadimplência. A solução All-in-One Cloud é de fácil usabilidade e atende tanto empresas B2B quanto B2C. Ipiranga, Brinks, Unimed e ePharma são alguns clientes. Veja mais: https://www.receiv.it/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar