Brasil,

Não basta ser digital. Seja também paperless

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carol Herling
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Fabiano Falvo, head de produto da Neo e criador do iGree - Divulgação/Neo Fabiano Falvo, head de produto da Neo e criador do iGree - Divulgação/Neo

Por Fabiano Falvo, head de produto da Neo

Todos temos consciência do quanto o desperdício irregular de papel é prejudicial para o meio ambiente. Agora, te convido para uma reflexão sobre o aspecto processual e financeiro dessa questão. Será que vale mesmo a pena continuar utilizando toda essa montanha de papel no seu ambiente de trabalho?

Uma pesquisa do Gartner estima que aproximadamente 3% do lucro de uma empresa são destinados em papel, impressão, armazenamento e manutenção de documentos. O mesmo estudo aponta que um colaborador gasta cerca de 10 mil folhas por ano, e que 50% dos desperdícios das empresas são em papel.

Usando este estudo como referência, podemos interpretar que o papel não é caro em um curto prazo, mas pode se tornar uma grande despesa ao longo do ano, porque o seu uso envolve outros gastos com fabricação, armazenamento, transporte, cópia, impressão e descarte do material. Sem contar a atuação humana, pois todos esses processos burocráticos exigem que pessoas confiram e acompanhem todo o fluxo de papel dentro das organizações.

Para diminuir as despesas com papel e se prevenir contra a perda e vazamento de informações contidas nos documentos, comece a praticar o paperless (“sem papel”, em tradução livre) no seu ambiente de trabalho. Este conceito nasceu de uma necessidade ambiental, mas que beneficia diversas outras questões.

Na rotina de um escritório, este conceito é aplicado para diminuir o uso de papel, o que envolve imprimir menos, evitar que os funcionários tenham que realizar atividades repetitivas de checagem de documentos, passem a usar o tempo disponível com atividades mais desafiadoras e realizem assinaturas digitais nos contratos e documentos permitidos.

Ao adotar um sistema paperless, as organizações têm mais facilidade para recuperar informações na nuvem e contam com mais segurança e rastreabilidade para saber quem acessou um arquivo. Para quem busca uma solução de onboarding e formalização de acordos, a Neo conta com o iGree em seu portfólio. Além de aproximar empresas da transformação digital, o iGree é baseado em machine learning, que valida a imagem e voz do usuário. Esse é um exemplo efetivo de como uma tecnologia paperless elimina o risco de fraudes, já que a solução conta com as tecnologias Liveness Detection e Know Your Customer (KYC), que são usadas para cruzar os dados e ter certeza de que realmente é a pessoa. Todos os contratos digitais são protegidos em uma rede de blockchain, garantindo segurança e confiabilidade na troca e armazenamento de informações em diferentes blocos e evitando falhas humanas.

Lembre-se: além de ressecar as mãos, poluir os escritórios e ocupar espaços preciosos com pilhas, o papel não descartado corretamente pode prejudicar a saúde do meio ambiente, já que leva de 3 a 6 meses para se decompor. E, embora alguns documentos tenham, por lei, a obrigatoriedade de serem impressos, uma boa parcela pode ser digital. Então, se a sua ideia é agir com sustentabilidade e contribuir para a preservação do meio ambiente, está na hora de mudar a sua mentalidade e ser paperless, otimizando e diminuindo custos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar