Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Para as startups, cada minuto importa

*Por Olavo Cabral Netto, CEO da Listo

O que garante o sucesso de uma Startup? Não são raras as vezes que nossos clientes empreendedores e até investidores me abordam com essa pergunta, acredito que motivados pela revolução digital que está acontecendo por meio de novas soluções tecnológicas e a aceleração dos processos.

Prefiro pensar que não existe garantia - fórmula pronta para o sucesso. São as decisões, dia após dia, e a forma como a gente se ajusta aos obstáculos encontrados pelo caminho que mantém a empresa no trilho do sucesso. Isso porque é esperado que uma startup esteja sempre pensando no longo prazo, mas com a quantidade de inovações tecnológicas, avanços regulatórios e as próprias adaptações de comportamento dos clientes, me parece que o grande desafio da maioria delas é sobreviver em curto prazo.

Nesse sentido, a pandemia nos trouxe uma série de aprendizados. Em conversas com outros fundadores de startups, tenho notado uma percepção crescente de que gestão estratégica tradicional, como a literatura costuma abordar, simplesmente não se aplica em alguns casos; em vez de modelos estratégicos prontos, a tomada de decisão tem sido norteada principalmente pelo respeito aos valores corporativos, com pitadas de criatividade, para encontrar soluções simples que estimulem o engajamento e a empatia. Isso sim gera valor!

Um aprendizado que fica pra mim nesse momento é que #CadaMinutoImporta: de um lado, ter controles financeiros e operacionais em tempo real ajuda a medir os impactos imediatos da crise no negócio; do outro, passar a visão institucional transparente e atualizada com uma comunicação rápida e clara para todos os colaboradores e clientes gera maior engajamento.

Liderar uma "startup que deu certo", expressão que ouvi por diversas vezes ao longo da minha jornada, é um exercício de autodisciplina constante: descobrir seu propósito, encontrar a real necessidade dos clientes e desenvolver um produto vencedor é o que define quem é empreendedor de verdade; mas isso é só o começo. É preciso definir objetivos claros, implementar uma cultura de execução - pessoalmente, não gosto do termo comum "cultura do erro", porque entendo que o erro é parte do caminho, não o objetivo da cultura - e, claro, construir um ecossistema integrado de pessoas e tecnologia, que permita a evolução consistente da empresa.

Contudo, em um momento de crise como esse em que vivemos, todo esse discurso é colocado à prova. O impacto não foi o mesmo para todos os negócios; muitas companhias, inclusive, tiveram a oportunidade de crescer mais rapidamente durante esse período. A necessidade de pensar, mudar e agir de forma rápida foi a mesma para grande parte dos negócios brasileiros. Independentemente do porte da companhia, momentos de adversidade levam todo mundo a concluir que cada minuto importa. É preciso aprender a errar rápido, absorver os aprendizados e mudar o percurso de maneira acelerada para manter a empresa viva e saudável. Não é sobre ter um plano bem definido, é sobre ter uma visão clara e a capacidade de se adaptar para trabalhar e pensar em novas soluções dentro de um cenário caótico.

É sempre muito inspirador pensar nas transformações que nossa startup está promovendo em longo prazo, mas quantas colocam em prática a ideia de que cada minuto importa? Como podemos gerar valor no futuro se não houver futuro para a startup? Por isso, reforço a percepção de que focar no longo prazo é, sim, importante, mas para fundadores e empreendedores de plantão esquecer da execução em curto prazo pode custar a sobrevivência da própria startup.

Sobre o porta-voz

Olavo Cabral Netto é fundador e CEO da Listo, fintech que tem o propósito de promover a autonomia financeira de pequenos e médios empreendedores. engenheiro, mestre e doutor em engenharia de produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP). Olavo tem experiência de 15 anos no mercado financeiro, especificamente em desenvolvimento e gestão estratégica de produtos. Possui especialização no tema inteligência competitiva e business intelligence, atuando como palestrante e professor em renomadas instituições de ensino.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo