Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

O que é copywriting, copywriter e suas diferenças

Mesmo com a relevância recente do copywriting como ferramenta no marketing digital, ainda há diversas dúvidas sobre o assunto. A principal delas são as diferenças de copywriting e copywriter.

É preciso lembrar que o copywriter é um vendedor. Ele tem como principal tarefa vender projetos, ideias, conteúdos, produtos e serviços

Visto que a concorrência é cada vez maior, investir em novas estratégias de marketing se mostra cada vez mais necessário. Além disso, as vendas online representam uma parcela ainda mais significativa para as lojas, o que faz com que o copywriting se apresente como uma das principais ferramentas de marketing digital.

A técnica de redação não atua simplesmente na propaganda de um produto ou marca, mas principalmente na atração do público-alvo sobre o tema. Entretanto, mesmo com toda a importância do copywriting para o crescimento das empresas, ainda há muitas dúvidas sobre o assunto. A principal dúvida que surge é sobre copywriting, copywriter e suas diferenças. Assim, será explicado todos os detalhes sobre este tema, além de trazer as principais características do copywriting, do copywriter e compará-los.

Copywriting: o que é?

O copywriting é um conjunto de técnicas de redação que tem como finalidade conciliar texto informativo, que oferece dados e informações sobre o tema com técnicas de convencimento e persuasão do público-alvo.

Para colocar o copy em prática, é preciso se valer de técnicas da psicologia, inclusive. Um exemplo disso são os gatilhos mentais, conjunto de palavras que, usadas da forma correta, levam o leitor a se identificar com o conteúdo e tomar decisões a partir dele. Além disso, a identificação e engajamento do copywriting depende bastante de entender as necessidades do público-alvo, criando a partir disso a narrativa que apresentará o produto principal do texto.

O que é e o que faz um copywriter?

Ao contrário do que muitos podem pensar, o copywriting e o copywriter não são conceitos antagônicos no marketing. Pelo contrário, o copywriter é o profissional de comunicação que coloca em prática as técnicas de copywriting no seu texto.

Através de seus textos, o copywriter faz a "conversão de leads", que é a transformação dos leitores e público-alvo em consumidores.
https://materiais.legions.biz/geracao-de-leads-google-adwords

Os redatores de copy podem atuar em diversos níveis do funil de vendas. Quem está na boca do funil deve adotar uma abordagem mais informativa, tendo em vista que muitos leitores ainda não estão ambientados ao assunto. Entretanto, o copywriter que produz conteúdo para a parte de baixo do funil precisa adotar uma linguagem mais direta, falando por exemplo sobre os benefícios do produto em questão.

Importante ressaltar também que o copywriter não deve se limitar apenas ao texto nas suas técnicas de conteúdo. Links internos e externos, widgets e formulários são algumas das ferramentas que podem ser usadas.

Ademais, o profissional que atua com copywriting pode executar seus conteúdos em diversas plataformas, como por exemplo:

Anúncios;
Roteiro para Telemarketing;
E-mail marketing;
Redes sociais;
Sites;
Blogs.

Principais técnicas de Copywriting

Pois bem, conforme abordado anteriormente, há diversas técnicas de copywriting que precisam ser utilizadas para gerar engajamento junto ao público-alvo.

Antes de mais nada, é importante lembrar que o copywriter é um vendedor e tem como principal tarefa vender projetos, ideias, conteúdos, produtos e serviços. Portanto, para conseguir bons resultados com o copy é necessário ativar os gatilhos mentais que levam o leitor a executar as ações desejadas.

É possível acompanhar nos próximos tópicos quais são as principais técnicas de copywriting para gerar conversão de leads:

Gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são os principais aliados de um copywriter. Eles são responsáveis por acionar determinadas sensações na leitura, como prazer, razão, afinidade, aprovação social, dentre outros.

Por exemplo, para gerar o gatilho da razão no leitor, é preciso entender quais são as suas necessidades e apresentar soluções racionais, com base em dados e informações atualizadas. A partir deste estímulo mental o público-alvo tende a ter mais afinidade com o conteúdo e se torna mais propenso a executar ações a partir do copywriting.

Storytelling

Para aplicar todas as técnicas de copywriting e também os gatilhos mentais, é fundamental apresentar uma história sobre o assunto.

Conhecida como storytelling, a narração de história dentro da copy deve seguir uma linha de raciocínio bem definida. Aqui pode usar a emoção para aproximar-se do público-alvo, descrevendo o problema e mostrando a sua importância.

Depois de obter afinidade e proximidade com o leitor, o storytelling deve caminhar no sentido de mostrar as opções para resolver o problema e somente no fim oferecer o produto que está interessado em vender.

Autoridade no assunto

Apesar dos gatilhos mentais e outras técnicas de copywriting apelarem aos sentidos emocionais do público-alvo, há algumas questões práticas que são fundamentais. Portanto, de pouco vale uma boa estratégia de escrita, com palavras corretas e informações precisas, se o autor ou a empresa não transmite autoridade no assunto.

Sendo assim, uma boa forma de mostrar autoridade é trazer os resultados da empresa naquele segmento, o histórico de clientes ou reconhecimento através de prêmios, por exemplo.

Outra forma de trazer autoridade para o copy é apresentar especialistas no assunto. Para oferecer soluções de contabilidade é interessante colocar trechos de fala ou até mesmo escrita em primeira pessoa de um contador referência no assunto.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo