Como os chatbots podem facilitar os atendimentos nas empresas
Otimização de tempo e recurso estão entre as vantagens; especialista em T.I explica o processo de implantação dos bots
A atuação dos robôs no atendimento ao cliente ainda é considerada um tabu para muitas pessoas, devido às más impressões, como o relacionamento frio e impessoal, além da falta de assertividade nos assuntos. Porém, esses obstáculos podem ser derrubados levando em consideração os benefícios que os chatbots trazem para o dia a dia na relação entre consumidor e empresa, de acordo com a Ubots, startup gaúcha especializada em desenvolver soluções de relacionamento digital.
Abaixo, o CEO da startup, Rafael Souza, destaca quatro pontos positivos na utilização dos robôs virtuais:
Disponibilidade 24/ 7 nos atendimentos;
Agilidade nos processos por realizar interações simultâneas;
Reduz o tempo das filas de espera;
Controle sobre os dados dos atendimentos para possíveis melhorias nos processos.
“Melhorar os bots de acordo com as necessidades dos clientes, saber os canais em que mais atua e inteirar-se da economia de recursos, também estão inclusos no leque de vantagens”, completa Souza.
Processo de implantação do chatbot
A introdução dos robôs acontece a partir da identificação do problema da empresa, no qual será resolvido com a tecnologia. Após a primeira etapa, o chatbot será desenhado de acordo com a finalidade desejada. Vale ressaltar que entender quais serão os públicos-alvo que irão interagir com os bots, além dos canais mais utilizados por eles.
“Entre as principais dúvidas das empresas referente a utilização do chatbot, estão: a qualidade dos robôs virtuais, retenção e assertividade, esforço necessário para criar e manter um chatbot, curadoria e o estilo de chatbot - se é pergunta e resposta, botão ou conversação fluida, por exemplo”, explica o CEO da startup.
O chatbot Ben, desenvolvido pela Ubots, que atua desde 2016 nos atendimentos no Facebook Messenger da rede de farmácias Panvel, é um case de sucesso no relacionamento com os clientes da marca, suas principais atividades são: auxílio no processo de compra de produtos, histórico de pedidos e, também, pela busca de produtos. Até o momento, o robô virtual já impactou mais de meio milhão de pessoas.
De acordo com um levantamento da Mobile Time, em 2020, 64% dos chatbots foram utilizados no atendimento ao cliente, 8% para vendas, 7% na cobrança e apoio ao back-office, 5% no marketing, os 9% restantes foram aplicados em outros serviços, respectivamente.
Sobre Ubots
Fundada em 2016, a Ubots surgiu da vontade de utilizar a tecnologia para facilitar a comunicação de grandes empresas com seus clientes. Para otimizar esse resultado, a Ubots utiliza plataforma própria desenhada para cenários de atendimentos, tanto para uso de agentes humanos, chatbots ou atendimento híbrido, quanto utiliza inteligência artificial. De origem gaúcha, a startup possui clientes no Brasil, Peru, Chile e já participou de programas de aceleração, como: Scale Up Endeavor, BNDES Garagem, StartOut Brasil, WesterWelle Foundation, Cubo do Itaú, entre outros. Mais informações no www.ubots.com.br
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário