Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

A relação do Compliance com a segurança dos dados

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Garcia
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Na missão de construir uma cultura corporativa que priorize a integridade dos dados, é importante compreender o impacto da conformidade sobre a realidade empresarial

Atualmente, debater a importância de se preservar a segurança dos dados é um exercício indispensável para empresas de todos os tamanhos e segmentos. Não por acaso, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi elaborada e teve sua vigência aplicada nos últimos meses, ainda caminhando a passos vagarosos para que o texto completo seja contemplado. Se por um lado, adotar a inovação como uma nova filosofia operacional é uma missão compartilhada pelos que desejam abraçar a transformação digital, a figura dos dados não fica de fora dessa equação, sendo igualmente fundamental para a eficiência das operações e a própria saúde do negócio.

Afinal, como a introdução de políticas de Compliance em uma organização acompanha essa mentalidade inovadora? Para responder essa pergunta, devemos nos apoiar em uma visão ampla sobre o armazenamento, coleta e utilização dos dados, buscando alternativas que aprimorem procedimentos cruciais nesse sentido. Com a finalidade de não se restringir ao campo teórico, algumas medidas favorecem à fortificação de uma governança corporativa em harmonia com a conformidade das informações disponíveis.

O impacto comportamental do Compliance

Não há como questionar a importância de operações seguras e respaldadas digitalmente para a segurança dos dados. O que muitos deixam passar é a influência do Compliance sobre hábitos e aspectos comportamentais dos colaboradores, principais envolvidos na rotina empresarial e responsáveis por lidar com as informações depositadas internamente. Para o gestor, fica a exposta a necessidade de trabalhar costumes de transparência em todas as relações, preparando um terreno propício à recepção da LGPD e à inovação processual.

O efeito também deve ser institucional. Isto é, deve fazer parte do cerne da empresa e contagiar todos os departamentos e setores, independentemente de hierarquias ou posicionamentos. Somente desta forma, é possível projetar que a companhia dê continuidade ao Compliance para todas as atividades, deixando o lado teórico e partindo para termos práticos.

Mudança acompanha evolução do consumidor

Assim como a parte operacional das empresas, o perfil do consumidor está em constante evolução, cada vez mais atualizado quanto às novidades do mercado. O usuário tem interesse e precisa estar a parte do que está sendo feito com suas informações, de modo claro e objetivo. Isso implica em uma reformulação completa no departamento de relacionamento com o cliente, o que não significa algo negativo ou limitador.

Proporcionar uma jornada de fidelização madura no que diz respeito à privacidade, consentimento e transparência, vai além de demonstrar que sua organização está alinhada com a legislação fiscal, trata-se de um diferencial competitivo que pode ser determinante para o sucesso ou não de um negócio. O conceito de Compliance, indubitavelmente, deve ser implementado no âmbito interno e externo.

O papel da tecnologia sob a figura do BPO

Redirecionando a proposta da reflexão para o aspecto técnico e processual, vertente primária para que a integridade dos dados seja garantida no cotidiano operacional, é preponderante que o gestor apoie seu fluxo de informações em ferramentas tecnológicas seguras e assertivas. Pensando em opções viáveis e adequadas às necessidades apresentadas por cada empresa, o Business Process Outsourcing (BPO) representa uma possibilidade bem-vinda de deixar essa tarefa complexa para equipes especializadas e respaldadas pela tecnologia.

Destaco que soluções completas de terceirização formalizam grandes oportunidades de aproveitar intensamente o que a inovação tem a oferecer, sob os cuidados de especialistas capacitados. Os benefícios são numerosos e, entre eles, a utilização consciente e assertiva dos dados abre portas estratégicas indispensáveis nos dias de hoje. No fim, o Compliance acaba se mostrando uma consequência positiva de uma junção de iniciativas, todas reunidas com o propósito máximo de consolidar a proteção das informações concedidas.

*Régis Lima é Diretor Executivo e de Operações na Lumen IT. Possui mais de 20 anos de experiência em Gestão de Equipes e atuação em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais do mercado de TI.

Sobre a Lumen IT/BPO

Presente no mercado há 21 anos, a Lumen IT é uma empresa de Tecnologia da Informação (TI) especializada em soluções fiscais e compliace, que se consolidou no mercado em sua primeira década de atuação. No segmento, tem liderança de atuação na área fiscal e tributária. A Lumen IT é uma empresa com foco em soluções fiscais e consultoria consultiva, seja na implementação de softwares, outsourcing de serviços, “full” Compliance”, dentre outros.

Sua atuação abrange a apuração dos impostos diretos e indiretos em todo território nacional, bem como geração de obrigações acessórias, além de forte expertise em ICMS, IPI e ISS, bem como a geração da CAT/83, CAT/17.

Mais de 3 mil projetos foram realizados e entregues. Atualmente, sua carteira de clientes conta com nomes de diversos segmentos de mercado, como: Industria, Comercio, Varejo, Serviços, Manufatura, dentre outros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo