Responsabilidade Social Corporativa ganha mais atenção em 2020 e passa a influenciar o comportamento do consumidor

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tatiana Carvalho

● Desde apoio a ONGs, doações, consumidores buscam mais do que nunca por marcas com impacto social;

● Pandemia intensificou comportamento de compra responsável;
● Estudo aponta que 79% dos consumidores dizem estar mudando as suas preferências de compra com base nos critérios de responsabilidade social, inclusão e impacto ambiental das marcas

A busca por Responsabilidade Social Corporativa ganhou ainda mais atenção no último ano. A pandemia despertou nas empresas a consciência de seu papel na sociedade, além da importância e urgência de se entregar valor, além de ganhos aos acionistas. A pesquisa realizada pela consultoria TM20 branding e pela Brazil Panels vem confirmar isso, mostrando que as marcas mais lembradas pelos consumidores foram as que mais causaram impacto à sociedade durante a pandemia.

"Políticas de Responsabilidade Social sempre foram uma prioridade dentro da organização. Entendemos que apenas ajudando a sociedade, devolvendo e entregando valor, é que conseguimos alimentar de forma saudável o ecossistema", afirma Roberto Freire, CEO Américas da myWorld-- operadora da Cashback World no Brasil, que desde 2011 apoia duas fundações sem fins lucrativos: a Greenfinity Foundation, com projetos em prol da sustentabilidade e do meio ambiente, e a Child & Family Foundation, que tem foco educacional e humanitário.

Ambas as instituições mantiveram importantes projetos com o objetivo de levar suprimentos e ajudar a garantir os direitos básicos, como saúde e educação. Um desses projetos é o que visa acabar com a sede, por meio da construção de poços artesianos para famílias de regiões mais secas, como na Bahia, garantindo o acesso à água limpa para várias famílias brasileiras. O projeto da ONG Greenfinity Foundation começou em 2013 e já construiu mais de 270 poços, atendendo 3.500 pessoas, e continua em andamento. A ONG beneficia mais de 16 mil pessoas, em todo o mundo, com 90 projetos em 21 países.

Além deste projeto, a Greenfinity Foundation também promove outros como o de reflorestamento, que atua no plantio de árvores nativas em larga escala para apoiar o reflorestamento do Corredor de Biodiversidade do Araguaia no Brasil, em parceria com outras instituições como a Black Jaguar.

Já a Child & Family Foundation manteve aqui no Brasil o seu Projeto Têxtil de capacitação de mulheres na comunidade de Parajuru, no estado do Ceará. O projeto consiste num centro profissional de aprendizagem com cursos educacionais, oficinas têxteis e os equipamentos necessários para que mulheres de baixa renda e chefes de família possam se profissionalizar e garantir renda, visando proporcionar a elas independência financeira. Os lucros provenientes dos produtos vendidos apoiam o trabalho autônomo das mulheres e ajudam na renda das famílias. O projeto inclui ainda aulas de como gerir vendas, precificação de produtos, marketing e, ao longo do ano, é oferecido um curso de inglês gratuito. Além de ser um projeto de capacitação profissional, o Projeto Têxtil tem foco na sustentabilidade, pois as alunas fazem o reuso de materiais descartados como velas de barcos, pipas, entre outros.

A Child & Family Foundation beneficia hoje cerca de 38 mil pessoas, com 95 projetos, em 41 países. Sob o mote 'educação para todos', a ONG trabalha também construindo escolas em regiões carentes pelo mundo.

Ambas as fundações têm a opção de pessoas físicas e empresas participarem doando insumos ou quantias. A Cashback World apoia financeiramente ambas, revertendo parte do valor de cada compra realizada em sua Comunidade de Compras para manter os projetos das fundações.

Consumo Responsável ganha mais força

Um estudo do Capgemini Research Institute apontou a tendência: 79% dos consumidores dizem estar mudando as suas preferências de compra com base nos critérios de responsabilidade social, inclusão e impacto ambiental das marcas. Isso mostra que os consumidores também prezam pela conduta e responsabilidade social das organizações e estiveram bastante atentos ao que as marcas estavam fazendo durante a pandemia e como estavam se mobilizando, tanto em prol da sociedade com doações de insumos, por exemplo, como de suporte aos seus próprios fornecedores e colaboradores.

Segundo dados do Monitor das doações para a Covid-19, mais de R$6 bilhões já foram doados para o combate à pandemia e 85% desse montante foi doado por empresas. "Já não é de hoje que o impacto social de uma marca faz parte da decisão de compra do consumidor e, com certeza, 2020 deixou essa questão ainda mais em evidência. O consumidor, hoje em dia, só compra em empresas e marcas que ele confia e se identifica com os ideais e valores", ressalta Freire.

Sobre a Cashback World

Comunidade internacional de Compras multicanal e multissetorial, a Cashback World oferece benefícios atraentes de compras (Cashback e Shopping Points) para clientes que desejam economizar dinheiro comprando em todo o mundo, tanto online como em lojas físicas. Além disso, a Cashback World oferece às Empresas Parceiras um programa de fidelidade de clientes inovador e descomplicado, permitindo que eles se tornem parte deste mundo. Atualmente, a Cashback World está ativa em 51 países, onde mais de mais de 15 milhões de consumidores desfrutam de benefícios de compras em aproximadamente 150.000 Empresas Parceiras globalmente.

Sobre a Child & Family Foundation

A Child & Family Foundation é uma associação de caridade sediada em Graz, na Áustria, que apoia crianças, adolescentes e famílias carentes em todo o mundo. Desde 2008, atravessa fronteiras culturais e étnicas para fornecer apoio a crianças, adolescentes e famílias carentes, sob o princípio norteador da "Educação. Oportunidades. Futuro". A ONG apoia várias medidas educacionais, como construir ou melhorar escolas em regiões carentes social e economicamente do mundo e ajudar a proporcionar ou melhorar o acesso à educação. Além disso, o objetivo principal é melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e suas famílias com deficiência financeira, física ou mental. Mais informações em www.childandfamily.foundation.

Sobre a Greenfinity Foundation

A Fundação Greenfinity é uma associação de caridade sediada em Graz, na Áustria. Sob o lema "Juntos pelo nosso mundo. Um futuro juntos", a Fundação Greenfinity vem implementando projetos de sustentabilidade ambiental e climático em todo o mundo, desde sua fundação em 2011. Além disso, a Fundação apoia medidas para proteção climática, preservação de habitats naturais e redução de gases de efeito estufa na atmosfera. A Greenfinity trabalha em estreita colaboração com parceiros locais e grupos ambientais nacionais e internacionais, garantindo que todas as doações sejam utilizadas de maneira eficiente e sustentável, construindo uma base importante para a proteção a longo prazo do meio ambiente.