QUIVER SOLUÇÕES : Conheça 12 fatores que impedem sua corretora de crescer (e como resolvê-los)

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  QUIVER SOLUÇÕES

Crédito da imagem: freepik.com (Divulgação) Crédito da imagem: freepik.com (Divulgação)

Sua corretora não apresenta os resultados esperados? Afinal, onde você está errando e como identificar os processos que estão impedindo o seu crescimento e precisam ser corrigidos imediatamente?

Sabendo dos desafios no processo de gestão de uma corretora, listamos aqui os principais fatores que podem estar impedindo a sua corretora de crescer e atingir os resultados que você busca.

A seguir, você confere cada um deles e as maneiras mais eficazes de resolvê-los para, enfim, garantir o sucesso e crescimento dos negócios em sua corretora.

Confira:

Baixa margem de resultados
Um dos principais motivos, ou o principal, que faz com que sua corretora não cresça é um baixa margem de resultados.

Os fatores que levam a isso podem ser muitos, mas com certeza, o principal deles, são alguns equívocos cometidos na tomada de decisões estratégicas para a condução do seu negócio.

Crédito da imagem: freepik.com (Divulgação)

A utilização de Ferramentas de Gestão e BI podem fornecer informações e dados relevantes para a tomada de decisões mais assertivas e precisas, facilitando também, o contato com clientes e prospects.

Concorrência agressiva
O mercado é voraz. Para destacar-se no meio entre inúmeras corretoras, você deve investir também em estratégias de divulgação e captação de leads.

Uma forma de investir na sua divulgação e captação de leads é reduzir alguns custos operacionais realizando a automação de algumas funções básicas do dia a dia de sua corretora.

As corretoras de sucesso no mercado, investem para lucrar. Atualmente, existem diversas formas e softwares de automação que reduzem o esforço de trabalho de equipes inteiras e o gasto desnecessário com operações básicas, proporcionando assim, mais economia para você alocar verbas na divulgação e também mais tempo livre para sua equipe fortalecer a captação de novos leads e negócios.

Burocracia nos processos
Estando no meio da cadeia produtiva do mercado segurador e tendo que lidar, ao mesmo tempo, com seguradoras e clientes, as corretoras precisam ter processos bem definidos para o bom andamento dos negócios.

Acontece que, muitas vezes, a burocracia imposta nesses processos acaba impactando em toda a cadeia, fazendo com que sua corretora não atenda os clientes da melhor maneira e também não receba comissões adequadas das seguradoras por conta do baixo número de clientes.

Felizmente, hoje em dia, existem ferramentas simples e integradas com inúmeras seguradoras que realizam importações eletrônicas de dados automaticamente, concentrando tudo em um único lugar e destravando processos engessados e desgastantes.

Sobrecarga de trabalho
Uma equipe sobrecarregada pode produzir muito em quantidade, mas e em qualidade? A sobrecarga de trabalho é um dos principais fatores que impedem sua corretora de crescer ao conquistar novos clientes, visto que sua equipe está 100% focada nas demandas já em andamento e não possuem tempo necessário para realizar uma abordagem comercial mais precisa.

Crédito da imagem: freepik.com (Divulgação)

Ferramentas que facilitam o trabalho e reduzem drasticamente o tempo gasto com digitação e conferência das informações são essenciais para reduzir a carga de trabalho com funções básicas, mas que tomam um tempo precioso, e dar o tempo necessário que a sua equipe precisa para focar na conquista de novos clientes.

Complexidade das seguradoras
Cada seguradora possui um sistema único e diferente. Você, no papel de corretor, lida diariamente com diversos clientes que possuem apólices nas mais diversas companhias, despendendo um tempo precioso apenas acessando o sistema de cada uma individualmente para a coleta e conferência de informações.

Para resolver esse problema de uma vez por todas, a integração de dados do sistema de sua corretora com os sistemas de diversas Seguradoras é fundamental para facilitar a venda e a gestão dos produtos ao concentrar tudo em um único lugar.

Não analisar dados
Como já vimos no primeiro item da lista, uma ferramenta de Business Intelligence (BI) é capaz de fornecer as informações necessárias para uma melhor tomada de decisões estratégicas. Mas você realmente sabe o que fazer com essas informações e qual a melhor maneira de extraí-las de modo mais efetivo? Afinal, não analisar os dados é a mesma coisa que não tê-los!

Crédito da imagem: freepik.com (Divulgação)

Uma boa ferramenta de gestão com BI integrado faz isso por você! Com relatórios de análises enviados automaticamente via email e possibilidade de cruzamento de diversas informações para efetuar comparativos, você tem, em apenas alguns cliques, dados e informações mais sólidos para traçar a melhor estratégia.

Falta de controle de extratos de comissão
Outro fator que pode estar impactando negativamente em seus lucros no final do mês, não fazendo as contas fecharem, são os extratos de comissões a serem pagos pelas seguradoras. Será que você realmente está recebendo o valor correto e compatível com todas as vendas que realizou?

Portanto, ter o controle total dos extratos de comissão é fundamental. Para isso, é muito importante investir em uma ferramenta com módulos dedicados à essa função, que facilitam a conferência dos dados e gera confiabilidade nas informações, reduzindo drasticamente as probabilidades de erro humano na conferência dos extratos.

Diversidade de canais para a venda de seguros
Atualmente, quantos canais diferentes você utiliza para vender seguros? Apesar de sim, essa ser uma ótima estratégia, a falta de controle e gestão desses canais pode mais atrapalhar do que ajudar suas vendas,

Ao utilizar diversos canais, você deve gerenciá-los e concentrar seus esforços em cada um deles de maneira igualitária. Caso você perca a mão em algum em detrimento de outro, pode acabar arruinando a experiência de um cliente.

Para evitar que isso aconteça, é muito importante ter um canal de integração com todos os tipos de canais de vendas, que facilita a venda dos produtos e gestão de cada um destes canais.

Complexidade na gestão financeira
Mesmo com bons resultados de vendas, uma má gestão financeira em sua corretora pode colocar tudo a perder.

Para evitar que isso aconteça, o investimento em ferramentas de gestão que possuem módulos financeiros é o melhor caminho para acompanhar a evolução dos negócios controlando os pagamentos, canais e coletando informações para a tomada de decisões.

Crédito da imagem: freepik.com (Divulgação)

Com isso, você investe ou realoca recursos de maneira inteligente e evita gastos desnecessários onde não há nenhum retorno financeiro efetivo.

Longas negociações com os clientes
Negociações que se arrastam podem comprometer -e muito- seus lucros no final do mês e seu planejamento financeiro para o próximo. Afinal, nada pior do que estar contando com boas comissões e elas não chegarem na data prevista por conta de uma negociação que ainda não foi concluída, mas que já deveria estar.

Para evitar que isso aconteça, é fundamental que você tenha recursos para gerenciar a produtividade da equipe de vendas e acompanhe o andamento dos negócios de forma clara, rápida e confiável para traçar a melhor estratégia para, finalmente, obter o esperado sucesso em determinada negociação.

Baixo número de assinaturas de contratos
Você até capta uma boa quantidade de leads por mês, mas mesmo assim, não consegue convertê-los em clientes? Assim como o seu, o tempo de seu cliente também é precioso, portanto, é essencial que você invista em maneiras para facilitar seu processo de compra de um seguro.

Crédito da imagem: freepik.com (Divulgação)

Com ferramentas de assinatura eletrônica, seu cliente recebe a proposta por e-mail e assina com apenas 1 clique para fechar o negócio, dispensando a necessidade de encontros presenciais e adequações em sua agenda.

Alto índice de inadimplência
De longe, um dos problemas mais frustrantes ao lidar com a gestão de corretoras de seguros. Afinal, nada pior do que fechar uma venda e, no momento de receber sua comissão, descobrir que o cliente não pagou uma das parcelas e você ficar a ver navios não é mesmo?

Crédito da imagem: freepik.com (Divulgação)

Com poucas apólices, é até possível realizar esse controle de forma manual, porém, o cenário muda quando falamos de milhares e milhares de documentos!

Com base na importação automática de relatórios de parcelas pendentes, um bom sistema de gestão realiza o envio de alertas automáticos para base segurada sobre a pendência, que muitas vezes, pode ocorrer por simples esquecimento.

Além de informar diretamente o segurado, a corretora também tem acesso à lista de clientes com parcelas inadimplentes, tendo o tempo necessário para traçar estratégias de abordagem para resolver previamente a falta de pagamento e receber sua comissão sempre em dia.

Pronto!

Estes são os principais fatores que impedem a sua corretora de crescer e, com certeza, você deve estar se perguntando:

“Mas existe um jeito de resolver todos esses problemas de uma vez?”

A resposta é curta e direta: SIM. E você saberá como agora!

A soluções em gestão Quiver são pensadas para todos os portes de corretoras e permitem acompanhar propostas, renovações e a análise básica de informações para uma melhor tomada de decisões.

Tenha em um único lugar:

Gestão otimizada

Otimize sua gestão e aumente suas vendas com integração webservice com diversos sistemas, controle remoto de operações e automação de processos de maneira ágil e precisa.

Controle total de arquivos

Mais praticidade e organização na gestão e consulta de documentos através de armazenamento digital de apólices em ambiente seguro e com fácil acesso para otimizar o seu tempo.

Otimização de tempo

Automatize as tarefas manuais e permita que sua equipe trabalhe com mais tempo disponível para as funções que realmente importam: captar leads e conquistar clientes.

E muito mais!

Clique aqui e descubra a melhor opção para você ou sua corretora agora mesmo!

Quiver Soluções a grande parceira dos Corretores e Corretoras de Seguros
Segurança e eficiência que geram confiança e resultados!
Muito mais do que números: somos um reflexo do sucesso de nossos clientes