Video Marketing: o que é e como fazer em sua estratégia de conteúdo?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Matos

Imagem: reprodução pixabay.com Imagem: reprodução pixabay.com

Não há mais como negar, hoje os vídeos são essenciais em uma estratégia de produção de conteúdo.

Por muito tempo foi falado de blogs e de publicações em redes sociais, mas são os vídeos que ganharam os corações de milhares de usuários da internet nos últimos anos.

E isso reforça a importância de se estabelecer uma estratégia de vídeo marketing em sua empresa.

Com a estratégia correta de vídeo marketing (e com um bom youtube video editor) você consegue entregar qualquer tipo de conteúdo para seus seguidores e futuros fãs de sua marca.

Veja a seguir como começar a produzir vídeos, de maneira fácil e com muita qualidade.

O que é Vídeo Marketing?

São estratégias para promover vendas e retenção de clientes que envolvam o uso de vídeos.

Em outras palavras, é o marketing que traciona sua estratégia de relacionamento usando vídeos, sua marca cria tutoriais, programas semanais, shows e até mini cursos.

Muitas coisas se encaixam perfeitamente no mundo dos vídeos, então não existem limites para sua imaginação.

É o tipo de estratégia perfeita para educar um público sobre seu mercado e sua solução.

Como começar a sua estratégia de Vídeo Marketing?

Começar a produzir vídeos é algo bem simples na realidade.

Você e sua equipe (se tiver uma) terão de estabelecer o público alvo. Você terá que saber exatamente para quem vai produzir e tentar vender sua solução.

Para isso, é importante recolher algumas opiniões. Não recomendamos que tome uma decisão dessas sozinho(a).

Somente depois desse passo é que você estará pronto para colocar a mão na massa, e começar a filmar de fato.

1) Tipo de material

Afinal, como será sua estratégia de Vídeo Marketing?

Serão vídeos semanais ou recorrentes (por exemplo um dia sim e outro não)?

O tipo de vídeo e de filmagem deverá ser estabelecido, e um responsável será atribuído para as tarefas. Do contrário, os vídeos e publicações não terão consistência, e o planejamento estará fadado ao fracasso.

As filmagens poderão ser feitas com várias pessoas ou somente um indivíduo, que será a figura pública da empresa.

A dica é que exista um “personagem principal”, pois esse poderá fazer vídeos usando o smartphone, para publicações mais casuais, e será este o condutor de vídeos mais complexos, com equipamentos melhores, com a aparição de entrevistados ou outras figuras menos frequentes do canal.

2) Obtenha um editor de vídeos ou um Youtuber video editor

Esse passo é fundamental. Você ou alguém da equipe vai precisar de um editor de vídeos.

Não corra o risco de usar soluções incompletas ou "quebra-galho".

Em programas como o InVideo, você consegue editar online em poucos minutos, sem a necessidade de fazer download de programas de edição.

Sua plataforma é user friendly, e você vai aprender a mexer com o youtube vídeo editor da plataforma logo no primeiro uso.

Com uma ferramenta desse tipo, será fácil montar uma identidade visual e vinhetas padronizadas – o que cresce a probabilidade de seu canal ou página serem bem aceitas pelo público.

E caso não queira aparecer nos vídeos ou não queira se filmar, essa solução conta com filmes e cenas prontas, onde você consegue usar um banco de fotos e filmagens muito extenso para sua estratégia de vídeo marketing.

3) Aceite a jornada de aprendizagem

O sucesso no mundo dos vídeos não vem de maneira fácil.

O segredo para uma melhora rápida é colher feedbacks sobre seu conteúdo e também fazer experiências com o conteúdo.

Não será difícil saber que tipo de material que você produz que mais chama atenção das pessoas.

Uma vez que você notar quais possuem mais interação e atividade, procure agregar mais conteúdo para o formato ou tema, com mais qualidade e frequência.

É como dizem nas startups: erre rápido, e aprenda o quanto antes.

Por que começar agora?

O consumo de vídeo é em 80% dos casos, direcionado a conteúdo específico: palavras chave e temas chave que não são encontrados na televisão.

Por isso o Youtube e seus canais diversos possuem tantos acessos e seguidores. E você ou sua empresa pode usar disso para promover sua marca.

Afinal, existe demanda por muito assunto que a televisão não está dando conta.

E por mais que ele exista como material escrito em blogs e sites, o público em geral possui preferência por vídeos, que podem ser facilmente consumidos.

As pessoas estão lendo menos, mas assistindo a mais vídeos. Anote isso!

Conclusão

Se você busca aumentar o número de visitantes em seu site ou o número de vendas de sua equipe, uma ótima maneira de ganhar reconhecimento é por meio do vídeo marketing.

Com esse tipo de estratégia, pessoas que não te conheciam começarão a notar sua marca e terão uma percepção diferente de você em meio ao seu nicho.

Com uma estratégia de produção de vídeos, você vai se diferenciar de seus concorrentes, e ganhará acessos orgânicos em sua página ou site.