Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

3 vantagens da Auditoria Interna Ágil: uma nova mentalidade de governança

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dani Portela
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

3 vantagens da Auditoria Interna Ágil: uma nova mentalidade de governança

Por Thiago Gomes

Com a transformação digital em curso, na qual estruturas rígidas de hierarquia nos processos de negócio vêm sendo substituídas por colaboração, processos interativos e comunicação constante em toda a empresa, vemos novas metodologias que estão sendo aplicadas a várias funções corporativas, incluindo governança. Essa tendência garante que toda a organização seja estruturada de maneira a suportar essa nova mentalidade.

A profissão de auditoria interna está sendo solicitada a responder a um conjunto cada vez maior de questões que residem em tecnologia, conformidade, cultura, riscos e outros tópicos emergentes. A capacidade de as funções de auditoria interna permanecerem relevantes e atenderem às necessidades de seus clientes depende do uso de novas ferramentas e técnicas, incluindo a metodologia Ágil, um modelo que torna os processos mais simples, dinâmicos e interativos, da concepção da ideia até o produto final. E isso chegou na auditoria.

A auditoria Ágil fornece uma alternativa para o processo tradicional e sequencial em "cascata". Não estamos mudando o que fazemos, mas como fazemos. A abordagem Ágil para auditoria é mais flexível, responsiva às mudanças, baseada na comunicação transparente e no envolvimento com as partes interessadas do negócio.

Em termos gerais, a "Auditoria Ágil" pode ser definida como um trabalho colaborativo com os stakeholders (partes interessadas), em uma série de curtos projetos e auditorias contínuas, nas quais o feedback é fornecido continuamente e é usado para agregar valor a essa tarefa. A auditoria interna ágil permite a aceleração dos ciclos de trabalho, além de conduzir insights oportunos, reduzir o desperdício de esforço e gerar menos documentação.

Em uma auditoria interna Ágil, auditores internos e partes interessadas podem determinar antecipadamente o valor a ser entregue pelo projeto. Visto que a função de auditoria interna considera seus desafios específicos e contempla uma solução personalizada, o Ágil ajuda a priorizar auditorias com base nos riscos emergentes. Isso difere da abordagem tradicional, na qual o papel da auditoria é fornecer uma perspectiva histórica corretiva. Entre as principais diferenças e vantagem ao se utilizar a metodologia, podemos destacar as seguintes:

1 - Plano de auditoria: na abordagem tradicional, os auditores elaboram um plano de auditoria prescritivo e a auditoria envolve uma cadeia hierárquica de revisões. Por outro lado, um plano Ágil é flexível para permitir um escopo mais amplo, focado no valor da auditoria e adaptado às mudanças nos cenários de negócios para que o plano nunca seja obsoleto, o que reduz a necessidade de adiar ou cancelar auditorias, além de buscar envolvimento ativo dos donos dos processos.

2 - Trabalho de campo: as equipes de auditoria tradicionais trabalham em áreas de foco pré-atribuídas, seguindo um escopo já predeterminado. Normalmente seguem um cronograma rígido e relatam os pontos identificados aos líderes do projeto, que os validam nas reuniões de status. Em uma auditoria Ágil, o trabalho de campo é integrado ao trabalho realizado em "sprints" curtos, com tarefas atribuídas, status e obstáculos identificados em "scrums" diários.

3 - Reporte: em uma auditoria tradicional, o relatório de auditoria passa por vários níveis e iterações de revisão interna, com auditados revisando o relatório próximo ao final do processo e os auditores emitindo uma opinião e conclusões gerais com base nas atividades que ocorreram durante o período de auditoria. Em uma auditoria Ágil, as partes interessadas estão envolvidas no processo do relatório de auditoria desde o início, analisando e reagindo diariamente às descobertas do "sprint". Os pontos de vista são consolidados em um processo colaborativo entre auditores e partes interessadas, em um relatório de auditoria focado em ser propositivo.

A comunicação é fundamental, portanto, os auditores que praticam métodos ágeis devem sempre informar o que estão fazendo, o motivo de suas ações, e assim engajar toda organização. O importante é ser flexível e lembrar que para adotar uma abordagem Ágil na auditoria interna é necessário também uma mudança de mentalidade.

* Thiago Gomes é gerente de Auditoria Interna e Assessoria Financeira na ICTS Protiviti, empresa especializada em soluções para gestão de riscos, compliance, auditoria interna, investigação, proteção e privacidade de dados.

Sobre a ICTS Protiviti

A ICTS Protiviti é uma empresa brasileira que combina a segurança, eficiência e independência da plataforma tecnológica de serviços especializados da ICTS (canal de denúncias, diligência de terceiros, background e monitoramento de funcionários, e treinamentos on-line), com o alcance global e o conhecimento e inovação em gestão de riscos, compliance, auditoria, investigação e proteção de dados da Protiviti.

A união de deep expertise, com capacidade de transformação e excelência operacional, proporciona aos seus clientes um portfólio abrangente de soluções que endereçam os principais riscos, problemas e desafios de negócio, protegendo e maximizando o valor das organizações, e ajudando seus líderes a encararem o futuro com confiança e alcançarem resultados extraordinários num mundo dinâmico.

Reconhecida como Empresa Pró-Ética desde 2015, no Brasil conta com cerca de 400 profissionais em 5 escritórios localizados em São Paulo, Barueri, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que atendem a mais de 600 empresas de diferentes portes e segmentos. No mundo, são mais de 4.500 profissionais atuando por meio de uma rede de subsidiárias e firmas-membro independentes. Empresa reconhecida como Great Place To Work e com faturamento anual superior a USD 1 bilhão, opera 85 escritórios em 27 países, que atendem a 60% das empresas da FORTUNE 1000®️.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo