Brasil,

Como aquecer as vendas na Black Friday sem ficar no prejuízo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Como aquecer as vendas na Black Friday sem ficar no prejuízo

A iniciativa vai além das vendas, sendo uma oportunidade de equilibrar a estrutura dos negócios

Adotada há alguns anos pelos brasileiros, a Black Friday tem se mostrado uma das principais datas de aquecimento de vendas para os lojistas, que usam oportunidades e descontos especiais durante poucos dias a fim de transmitir uma mensagem de escassez e antecipação. Inclusive, as expectativas de vendas continuam em alta mesmo em um ano de pandemia, principalmente, para o e-commerce. Segundo dados divulgados pela Ebit Nielsen, a expectativa é de um crescimento de 27% em comparação ao ano passado.

Se por um lado a data se tornou uma das mais esperadas pelo consumidor brasileiro, do outro mostra-se uma oportunidade para os lojistas equilibrarem a estrutura dos negócios. Afinal, a Black Friday vai além do que simplesmente vender. Na verdade, desde que bem planejada, a iniciativa ajuda a equilibrar o estoque e, consequentemente, as finanças. “É preciso ter em mente que um dos maiores erros cometidos no período é colocar descontos em todos os produtos, levando em consideração que venda e faturamento é diferente de lucro. Ou seja, posso vender um item e ficar sem uma margem de lucro sobre ele. Logo, é preciso planejamento para não ter prejuízos nessas épocas promocionais onde é importante refletir sobre questões como o objetivo da ação, seleção de produtos e descontos condizentes com a situação do seu estoque”, afirma Andressa Rando Favorito, especialista em gestão de negócios de Moda.

Outro ponto a se ter em mente nessa data, é manter os produtos ‘carro-chefe’ da loja em dia no estoque e com os preços cheios, enquanto que os descontos irão para aqueles itens que não foram vendidos nos meses anteriores ou sensíveis para esse período.“Por exemplo, produtos de temporadas anteriores com menos aderência e força para vender a preço cheio agora ou pontas de estoque que merecem uma oportunidade de "limpeza", enquanto que produtos campeões com bom giro de vendas a preço cheio no momento ou básicos e perenes não precisam de descontos nessa ação”, explica a especialista.

Segundo Andressa, a dica é analisar produto por produto, a fim de identificar os que se encaixam nessas duas situações. Quanto ao desconto em si, os valores variam de acordo com o status da peça. Os itens que estão parados há muito tempo merecem mais desconto do que os produtos bons, mas que podem ser só a última unidade em um tamanho mais difícil de vender, por exemplo, incentivando assim o consumidor a adquirir produtos que precisam ser limpos do inventário para focar no que é importante a preço cheio após essa ação.

Sobre Andressa Rando Favorito

Formada em Design e Desenvolvimento de Produtos para a Indústria da Moda na London College of Fashion, na Inglaterra e mestre em Tecnologia e Sustentabilidade pela UTFPR, Andressa Rando Favorito é especialista em gestão de negócios de Moda. Atualmente, segue com o propósito #TáNaModaFazerOBrasilCrescer, estando à frente de consultorias, palestras, workshops e treinamentos relacionados ao mercado. Ao todo, mais de 500 pessoas físicas e jurídicas tiveram o suporte da especialista. Entre as empresas, estão Sebrae, Magazine Luiza, Cia Hering e Loungerie.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar