Quer crescer organicamente no Instagram? Confira essas 4 dicas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Oliveira

As redes sociais estão ganhando cada vez mais espaço como uma excelente maneira de divulgar um trabalho, serviço ou marca. O Instagram é uma das principais plataformas para vender online atualmente e vem conquistando cada vez mais usuários. De acordo com dados divulgados em 2019, pelo site Statista, o Brasil é o segundo país que mais usa o aplicativo no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

No entanto, crescer de maneira orgânica no Instagram não é uma tarefa fácil, leva tempo e necessita de muita dedicação. Mas, para quem deseja ter mais do que números e conquistar cada vez mais engajamento, é essencial. Além disso, é o que garante seguidores mais qualificados e interessados.

Para quem quer começar a usar o Instagram como meio de trabalho, ou já está neste mercado, mas sente que estagnou nos números e engajamento, a Non Stop, maior agência de talentos digitais da América Latina, listou as quatro principais dicas para crescer de maneira orgânica e alavancar o seu perfil - e, o melhor de tudo, sem gastar um centavo.

Responda os directs com vídeos

A primeira dica é, sempre que possível, responder os seus directs com vídeos. Essa é uma maneira de ganhar intimidade com a câmera e testar a melhor maneira de se comunicar com a sua audiência. Além disso, quando você grava dentro da plataforma, você valoriza a sua audiência, que vai se sentir mais próxima e abraçada e, assim, começarão a compartilhar o seu conteúdo. Não se esqueça: compartilhamento traz crescimento.

Seja próximo aos seguidores

As redes sociais são um ambiente propício para interação. Por isso, sempre responda os seus seguidores chamando pelo nome, assim, eles se sentirão parte da sua comunidade. As ferramentas de interação dos Stories, por exemplo, são uma excelente maneira de comunicação, seja para passar dicas, responder perguntas ou testar conhecimentos. Interagir diariamente com o seu público é a melhor forma de capturar dados importantes sobre o perfil dos seus seguidores e, cada vez mais, produzir conteúdos que os agradem, seja com entretenimento ou soluções para ajudá-los a solucionar problemas.

Entregue conteúdo relevante

Quando falamos em entregar conteúdo que gere valor, obviamente, isso depende muito do estilo do seu perfil e público. Por exemplo, caso seja um perfil de humor, foque em produzir conteúdos leves e que levem entretenimento para a casa das pessoas. Já no perfil de um médico é essencial produzir conteúdos com ensinamentos sobre saúde e qualidade de vida. O importante é valorizar a audiência e levar valor para a casa das pessoas.

Responda comentários

Essa é, sem dúvidas, uma das dicas mais importantes para quem quer crescer em número de seguidores e engajamento: responda todos, ou boa parte, dos comentários no seu perfil. Principalmente no início da postagem, já que isso mostra para o algoritmo do Instagram que o seu post é relevante e o faz aparecer para a maior quantidade possível de pessoas, por mais tempo.