Brasil,

Contratos ganham mais atenção nas empresas durante pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcelo Volpato
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Contratos ganham mais atenção nas empresas durante pandemia

Distanciamento social acendeu um alerta para as falhas em documentos que costumam ser elaborados de forma manual, aprovados e negociados por e-mail e geridos via excel

Há alguns anos, a implementação do modelo de trabalho intitulado de home office ganhou força no mercado. O que ninguém esperava é que tal modelo fosse praticamente imposto como uma medida de segurança por conta da pandemia causada pela Covid-19.

Empresas de todo o mundo se viram obrigadas a uma adaptação forçada que gerou novos desafios, abrindo assim mais espaço para a atuação de startups como o netLex, que faz a gestão de documentos de maneira prática e eficiente por meio de uma plataforma inteligente.

Historicamente, os contratos possuem um papel secundário dentro das empresas, pois muitas vezes são elaborados à mão, geridos pelo excel e com aprovações e negociações geralmente feitas por e-mail.

No caso da ArcelorMittal, cliente atendido pela netLex, a ferramenta auxiliou com assertividade no processo de elaboração dos contratos. A parceria foi capaz de inserir a empresa em um novo patamar, já que no passado, o sistema era uma barreira que dificultava a comunicação, por exemplo, entre o advogado e o colaborador, causando uma perda significativa na produtividade com consultas feitas em duplicidade e sem históricos eficientes.

Em números, houve um crescimento mensal de 18% (comparativo mês a mês) dos contratos elaborados pelo setor de suprimentos, 46% de redução do ciclo para emissão de procurações e um aumento de 266% dos usuários ativos no módulo de consulta ao jurídico.

Estudos da Associação Global de Gerenciamento de Contratos (IACCM) indicam que até 9,2% da receita anual das empresas é perdida por falta de gestão de contratos.

Já segundo o grupo financeiro multinacional Goldman Sachs, até 30% dos custos operacionais poderiam ser reduzidos através de uma melhor gestão contratual, que em tempos de crise se torna um fator essencial.

O netLex viu a procura pelas funcionalidades da plataforma aumentarem significativamente nos últimos meses, principalmente com a decretação, em inúmeras cidades, do lockdown.

Para o CEO da netLex, Flávio Ribeiro, a realidade hoje exige uma mudança de postura. "Poucas pessoas têm plena consciência que são os contratos governam as empresas. A forma com que elas se vinculam, seja com clientes, fornecedores, empregados ou parceiros, é através de contratos. O contrato é uma das principais ferramentas estratégicas em uma organização - está tudo lá dentro".

Ainda de acordo com Flávio, os benefícios de uma boa gestão de contratos para uma empresa são inúmeros. "É possível criar uma estrutura de incentivos e penalidades para melhorar a performance dos fornecedores, ou coletar ainda dados para identificar riscos e gerenciá-los de forma eficiente através dos contratos", complementa.

Vale ressaltar que atualmente, a netLex está participando do Scale Up Endeavor, programa que seleciona as empresas de maior crescimento e potencial para receber mentorias. "Temos também diversos cases de sucesso com clientes que adotaram nossa plataforma de gestão de contratos e entraram nas listas de diretores jurídicos finalistas e mais admirados do anuário da Análise Advocacia", finaliza Flávio Ribeiro.

Sobre netLex

Fundado em 2014 por Flávio Ribeiro e Wagner Possas, o netLex, com sede nas capitais Belo Horizonte e São Paulo, é uma plataforma especializada na automatização e gestão de documentos. O nome netLex é uma junção do termo "net" que representa Internet ou tecnologia e "lex" que significa lei ou direito em latim. Seu principal objetivo é a otimização de tarefas durante todo o ciclo de vida dos documentos, como: contratos, procurações, atos societários, peças processuais, normas, regulamentos, entre outros. A ferramenta busca utilizar de workflows inteligentes para garantir precisão e qualidade nesses documentos, garantindo assim as informações de maneira automática e estruturada. Desde o início, a empresa vem expandindo sua atuação com cases de sucesso em grandes empresas e já participou de alguns programas de aceleração, como por exemplo, Seed, Idexo (Totvs), Boostlab (BTG Pactual) e LinkOne (Unimed BH), onde recebeu um prêmio de destaque. Através de investimentos da Canary e Fundação Estudar Alumni Partners, a plataforma mantém uma constante atualização do software, sempre apresentando novas funcionalidades que garantem sua liderança na gestão de contratos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar