Dia do Transportador: cinco maneiras de manter a segurança e sustentabilidade nos negócios de transporte de carga rodoviário

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nayara Danta

Rose Matos_Gerente do Porto Seguro Transportes Rose Matos_Gerente do Porto Seguro Transportes

No Brasil, mais de 60% das cargas são transportadas por rodovias, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT). Mesmo em momentos de instabilidade econômica, algumas mercadorias não deixam de ser consumidas e o transporte para estas cargas não param. Em homenagem ao Dia Nacional do Transportador Rodoviário de Cargas, hoje, 17 de setembro, Rose Matos, gerente do Porto Seguro Transportes, dá algumas dicas para a segurança e sustentabilidade dos negócios logísticos rodoviários.

Segundo Rose, o setor logístico envolve diversas frentes que precisam de atenção para que a carga chegue ao seu destino final com segurança. “Além do seguro para o transportador e dono da carga, ter os processos definidos, como orientações aos motoristas, manutenção do veículo, atenção a mercadoria e o gerenciamento de risco são indispensáveis”, conta Rose.

Abaixo, ela cita os principais pontos de atenção para cada frente do processo logístico:

Motorista

O motorista é essencial no transporte rodoviário, já que é ele quem conduz a carga ao destino final. Orientá-lo sobre os processos é importante para manter a segurança no transporte, e isso pode ser feito através de treinamentos, cursos de primeiros socorros e de prevenção de acidentes.

Veículo

A transportadora e o motorista também precisam se atentar a manutenção preventiva do caminhão. Além de prolongar a vida útil do veículo, a manutenção garante a segurança do motorista, diminuindo os riscos de acidentes, além de evitar atrasos no deslocamento e gastos não previstos para a empresa.

Mercadorias

O processo de acondicionamento da carga é indispensável no transporte de mercadoria, o que envolve avaliar, diagnosticar, planejar e programar a entrega dentro do prazo estabelecido pela empresa dona da carga. Além disso, o armazenamento e embalagem são fatores importantes para manter a carga intacta até o destino final.

Gerenciamento de riscos

O mercado de transportes demanda soluções de gerenciamento de risco cada vez mais modernas, tecnológicas e eficazes para driblar alguns dos desafios que ameaçam a integridade das cargas. É importante investir em tecnologias de monitoramento e rastreamento de veículos e cargas, que contribuirão para a segurança e produtividade da empresa, o que resulta também na maior satisfação do cliente final.

Seguro de carga

Além das empresas transportadoras, onde o seguro para cargas é obrigatório, de acordo com a Lei nº 73/1966, os embarcadores (donos de mercadorias) também podem contratar diretamente o seguro para garantir segurança à carga da empresa, caso alguma coisa aconteça com o produto. O seguro garante o ressarcimento do valor segurado em caso de sinistro, o que garante a sustentabilidade do negócio.

Para saber mais ou adquirir os serviços do Porto Seguro Transportes, fale com um Corretor ou acesse o Portal www.portoseguro.com.br/transportes.

Sobre a Porto Seguro

A Porto Seguro é uma empresa brasileira com mais de 70 anos de mercado e está entre as maiores seguradoras do País, ocupando a primeira posição nos ramos de Seguro Auto e Residência. Atualmente, são quase 8,5 milhões de clientes únicos, 13,2 mil funcionários, 12,5 mil prestadores e 36 mil corretores parceiros. A companhia tem ainda 103 sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil. O Grupo Porto Seguro é formado por 27 empresas – entre elas Azul Seguros, Itaú Seguros de Auto e Residência, Porto Seguro Saúde e Porto Seguro Uruguai – que atuam nos mais diversos ramos como seguros, produtos financeiros, serviços de emergência e conveniência, proteção e monitoramento, plano de saúde para Pets, entre outros. Em 2019, o lucro líquido da companhia foi de R$ 1,387 bilhão.